0

Vale a pena fazer a automação de supermercados?

 

Imagine você fazendo suas compras do mês em uma fila de supermercado onde o caixa tenha uma calculadora e fica somando o valor de cada mercadoria.

Parece absurdo, certo?!

A automação, além de ser exigência do consumidor, é fundamental para a gestão do negócio.

São tantos itens, tantas ofertas e tantas tarefas que é impossível controlar os processos sem ferramentas adequadas que ajudem na agilidade e qualidade das tarefas.

Nesse artigo vamos mostrar que muito mais do que valer a pena, a automação de supermercados é fundamental. Continue lendo e confira!

 

O que pode ser automatizado em um supermercado?

Podemos dividir de forma bastante simplista um supermercado em 3 grandes áreas:

  • Loja;
  • Logística e estoque;
  • Administrativa Financeira.

 

O que pode ser automatizado na loja?

A loja é o local onde estão expostas as mercadorias e por onde os clientes passam escolhendo produtos que desejam adquirir.

O cliente escolhe apenas os itens que consegue localizar e acha informações fáceis, como  preço.

Portanto, as etiquetas de identificação dos valores é fundamental.

Alguns supermercados possuem etiquetas eletrônicas que ficam na própria gôndola.

Essas etiquetas eletrônicas podem sofrer mudanças na descrição e nos preços a partir de uma central, onde de forma automática modifica-se o conteúdo.

Usadas em ofertas relâmpagos ou na mudança de local do produto é uma excelente opção de automação.

Também existem equipamentos que estão disponíveis para que o cliente possa passar o código de barras do produto em um leitor e visualizar o seu preço. São os chamados terminais de consulta.

Além desses pontos, a automação de filas nos setores com maior movimento, como padaria e açougue, também podem ser controlados via sistema de senha para o atendimento, além de balanças automatizadas.

E, finalmente os caixas, que podem contar com leitores potentes e PDVs para o processamento do fechamento da conta.

 

O que pode ser automatizado na logística e estoque?

O depósito, que fica localizado normalmente na área dos fundos da loja, é o local onde chegam as mercadorias que serão revendidas.

Ali o processo de automação pode ser expressivo.

Isso porque todas as tarefas feitas manualmente são muito custosas, como conferência de entradas, contagem de mercadorias e armazenamento.

Os processos que envolvem transferências do estoque para a loja também podem ser controlados vias leitores e coletores de dados, que atualizam o sistema automaticamente e possibilitam informações confiáveis.

 

O que pode ser automatizado na área administrativa financeira?

Ligada diretamente com a loja e com a área de logística, todas as atividades da administração e financeiro podem ser registradas de forma automática por meio de sistemas de gestão.

Essas informações colaboram ainda com outras áreas, como compras e marketing.

Através da automação é possível saber o que está sendo vendido, qual a situação dos estoques, o que precisa ser comprado para reabastecimento, além de informações sobre o giro de cada mercadoria, apresentando dados reais para as estratégias de promoções.

Também é fundamental para a área financeira que sabe em tempo real o faturamento, além, é claro, da segurança do supermercado que, através de câmeras, consegue monitorar a movimentação do público.

Todos os processos automatizados e eletrônicos permitem uma gestão completa da empresa.

 

Quais as principais vantagens na automação de supermercados?

Atendendo a todas as áreas de um supermercado, a automação colabora, além do que já citamos, no empreendimento, de forma geral apresentando as seguintes vantagens:

Redução nos erros

Como todas as tarefas são automatizadas, diminuem-se os erros de forma generalizada, uma vez que sistemas informatizados é que controlam todos os processos.

 

Controle de operação

Toda a operação passa a ser controlada pelos sistemas, com isso, indicadores podem e sinalizar possíveis situações que comprometem alguma área, como, por exemplo, a falta de mercadorias.

 

Sistemas integrados

O supermercado passa a ter uma única base de dados, onde a integração entre todas as áreas são reais.

A área de vendas, por exemplo, fica sabendo em tempo real os produtos que estão sendo recebidos na logística.

Não é mais possível se conceber um supermercado sem processos automatizados, pois, além de todas as vantagens apresentadas nesse artigo, a maior de todas é a satisfação do cliente que deseja realizar suas compras em uma loja moderna e confortável.

A Compex é uma empresa especializada no fornecimento e manutenção de soluções na área de automação de supermercados.

Entre em nosso site e veja como podemos ajudar!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *