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Segredos para alcançar os melhores resultados no setor atacadista

Recentemente, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) divulgou sua expectativa de que o setor atacadista deverá fechar 2017 no azul. Estima-se que a alta real será de ao menos 1%, o que representa um avanço visto que a economia nacional ainda segue em crise — em 2016, o faturamento foi de cerca de 250,5 bilhões de reais.

Os desafios são grandes para os empresários deste importante segmento, sobretudo no que diz respeito às melhorias na gestão e nos processos comerciais. Mas, historicamente este sempre foi um setor que superou as dificuldades e seguiu avançando.

Pensando nisso, resolvemos trazer neste artigo uma série de dicas para que o setor atacadista melhore seus resultados. Continue lendo para entender!

1. Investimentos em inteligência de marketing podem potencializar a força de vendas

Com a internet protagonizando a comunicação com o mercado, está cada vez mais barato e fácil investir em ações de marketing atualmente. É preciso, contudo sair um pouco do tradicional e apostar em plataformas e mídias que falem diretamente com os clientes conectados.

Como o setor atacadista atua geralmente em negócios B2B, de empresas para empresas, fazer trade marketing e conseguir a atenção de compradores e vendedores via web pode ser uma ótima escolha.

Especialistas de comunicação e marketing online recomendam o uso das redes sociais, anúncios no Google, análise de dados e ações direcionadas aos nichos de atuação dos atacadistas. Com ferramentas como Google Analytics, mídias variadas (site, blog, fóruns de discussão etc.) e dispositivos móveis, é possível direcionar as ações ao público certo na hora certa, o que faz com que os investimentos sejam mais previsíveis e certeiros.

2. Sistemas agilizam o processo comercial e dão mais poder analítico aos atacadistas

Um outro segredo dos distribuidores e atacadistas que estão vencendo a crise é o uso de tecnologias que ajudem unir soluções de gestão empresarial (ERPs) à força de vendas, como o Pedido de Venda, desenvolvido pela Máxima Sistemas, hoje presente em 35% das empresas do setor.

Com este tipo de solução tecnológica, é possível emitir pedidos e gerenciar as ações de vendas com mais facilidade e segurança e, sobretudo, tornar a administração e a estratégia comercial mais integradas e inteligentes. O software dispõe de agenda de acompanhamento de visitas, histórico de compras dos clientes, mecanismos de comunicação instantânea entre vendedores e supervisores, entre outras funcionalidades. Também oferece aos gestores comerciais uma visão mais analítica, mobilidade (pode ser usado em qualquer dispositivo conectado à web) e projeções de resultados.

3. Impressoras portáteis, entre outros equipamentos, facilitam o dia a dia operacional

Se a tecnologia facilita o dia a dia operacional dos distribuidores e atacadistas por meio de sistemas, aplicações e ferramentas diversas, uma série de equipamentos também vem sendo incorporada para facilitar melhorias nos resultados.

É o caso das impressoras portáteis que, como o próprio nome sugere, podem ser levadas para qualquer local e facilitam a impressão de códigos de barras, etiquetas, pedidos de venda, recibos, boletos, etc. Elas podem ser conectadas à web, via wi-fi e também por Bluetooth.

Além disso, os coletores de dados e leitores de códigos de barras também facilitam a logística no setor atacadista, auxiliando na redução de custos, na mitigação de erros e facilitando inventários e controles de estoques.

Conclusão

A competitividade no setor atacadista fica acentuada nos momentos de baixo crescimento da economia. Isso não significa que é impossível seguir avançando. Pelo contrário, ao incorporar a tecnologia e mais inteligência em ações de marketing e vendas é possível driblar as dificuldades e potencializar resultados.

A utilização de softwares integrados e equipamentos de última geração, como vimos ao longo do texto, tem sido a escolha dos empresários atacadistas que entenderam o quanto é preciso investir em diferenciação na gestão e na operação de seus negócios.

E você, o que tem feito para alcançar os melhores resultados no setor atacadista? Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário!

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