0

Redução de custo em varejo: como a Amazon conseguiu isso

A redução de custo em varejo é uma preocupação de empreendimentos de todos os portes e dos mais variados tipos. Prova disso são os esforços da gigante americana Amazon para fazer da automação logística um meio de economizar.

 

Sobre esse case vamos conversar neste artigo. Continue lendo para ver o que a Amazon está fazendo e também inspirar-se para realizar transformações em seu negócio!

Automação logística para redução de custo em varejo

A logística em larga escala é complexa. Quando se trata de controle de custos, o desafio fica ainda maior. Não significa que essa complexidade tenha que ser complicada. A tecnologia, cada vez mais barata e simples de implementar, pode ajudar.

Veja o exemplo da Amazon. Em 2017, diversos meios de comunicação noticiaram que a companhia montou uma força tarefa para investigar maneiras de usar a tecnologia de autoprodução em sua logística. Como é de conhecimento de todos, a Amazon está em constante expansão e um de seus maiores trunfos é a rapidez no atendimento ao cliente e nas entregas.

O desafio da companhia é encontrar maneiras de integrar soluções de automação à sua estratégia logística. Para isso, vem investindo em processos automatizados em sua operação global. Do uso de equipamentos (empilhadeiras, caminhões etc.) autônomos à softwares e aplicativos inteligentes.

No vídeo a seguir, confira um pouco da grandiosidade da operação da Amazon em um de seus centros de distribuição nos Estados Unidos:

Em 2017, a companhia investiu na robotização de seus estoques. Usando robôs KIVA, a empresa conseguiu reduzir seus custos em 20%. Esse equipamento automatiza todo o processo de movimentação de empilhadeiras nos armazéns, o que diminui a necessidade de mão de obra, além de tornar tudo mais rápido, produtivo e livre de falhas.

Confira, no vídeo abaixo como a robotização potencializou a automação logística da Amazon:

É preciso investir milhões para obter redução de custo em varejo?

Vendo o caso da Amazon, talvez você esteja se perguntando o que pode fazer para tornar sua operação logística mais efetiva e chegar à tão sonhada redução de custo em varejo.

A boa notícia é que não é preciso fazer os investimentos milionários da companhia para começar a agir nesse sentido. Em pequena escala, já é possível inserir equipamentos e sistemas inovadores na sua empresa.

Nós separamos alguns artigos com dicas que podem te inspirar. Confira:

Como você viu, a automação de logística está em alta. E não é preciso ser uma empresa gigante para começar a implementá-la. Diversas soluções acessíveis e de fácil utilização já estão disponíveis no mercado. O que os gestores do setor varejista precisam é observar a transformação digital em curso e pensar em meios de empreende-la de acordo com a realidade de seus negócios.

O que você achou do exemplo da Amazon? E o que você tem feito para obter a redução de custo em varejo? Deixe seu comentário!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *