2

Qual o melhor sistema operacional para coletores de dados?

Para falarmos a respeito de sistema operacional para coletores de dados, primeiro precisamos recorrer ao conceito de sistema operacional.

Basicamente, estamos falando de um programa computacional que gerencia todas as aplicações em um computador ou dispositivo móvel, por exemplo. É, digamos, o “cérebro” das máquinas.

O Glossário de TI da Gartner, mais respeitada empresa de pesquisas em TI do mundo, descreve um sistema operacional como “um software que, depois de ser carregado no computador por um programa de inicialização inicial, gerencia os recursos de um computador, controlando o fluxo de informações de e para um processador principal; executam tarefas complexas, como gerenciamento de memória, controle de exibições e outros dispositivos periféricos de entrada/saída, gerenciamento de rede e de arquivos e outras funções de alocação de recursos entre o software e os componentes do sistema”.

Por isso, é importante avaliar bem o sistema operacional antes de adquirir equipamentos tecnológicos. Não podia ser diferente com os coletores de dados.

Continue lendo para conhecer as especificidades dos sistemas operacionais mais populares — assim, vai ficar mais fácil decidir qual deles é mais recomendável para os coletores de dados que você adquirir!

Sistema operacional para dispositivos móveis: quais são as opções?

iOS, Android e Windows Phone são os sistemas operacionais mais populares do mundo. Desenvolvidos e mantidos por empresas diferentes (Apple, Google e Microsoft, respectivamente), eles são muito distintos entre si.

Entenda:

Android

O Android é de propriedade do Google e é um sistema operacional mais “aberto” com muitas opções de personalização. Ele é executado no kernel do Linux e é o único sistema operacional dos três principais concorrentes que libera seu código-fonte sob licenças de código aberto.

Por essas características, é o mais amplamente utilizado, com versões para telefones, tablets, relógios, coletores de dados e até mesmo carros e TVs.

iOS

O iOS da Apple adota uma abordagem diferente, com uma estrutura proprietária de código fechado.

Ele se concentra na experiência do usuário, com uma interface fácil de usar, baseada em uma tela inicial central.

Contudo, o iOS só está disponível em dispositivos da Apple e é um sistema operacional que está longe de ser tão aberto quanto o Android. Além disso, possibilita bem menos opções de personalização.

Windows Phone

O Windows Phone é o mais antigo dos três, com suas origens no Windows CE e no Windows Mobile. Ele foi projetado para ser um sistema operacional conectado notebook, laptop e desktop executando o mesmo sistema operacional.

Ele possui um menu Iniciar central, semelhante ao Windows 8, como sua tela inicial. Apesar de ser o mais antigo, tem menos aplicativos desenvolvidos e a menor participação de mercado.

Sistema operacional para coletores de dados: por que o Android é a melhor escolha?

O suporte para o sistema operacional (SO) 6.5 do Windows® Embedded Handheld 6.5 (WEH 6.5) será interrompido até 2020. Ainda não há muita clareza de como será a substituição. O que se sabe é que as próximas versões, WEH 8.1 e Windows 10, não serão compatíveis com os dispositivos portáteis nos quais rodam atualmente.

Já as limitações do iOS para o desenvolvimento de apps são responsáveis por dificultar a inserção do sistema operacional da Apple em equipamentos com alto giro e com aplicabilidades variadas (conforme as necessidades de cada empresa), como é o caso dos coletores de dados.

Por essas e outras razões, é correto afirmar que o sistema operacional para coletores de dados mais recomendado hoje é o Android.

Mas quais são os predicados que fazem do Android o melhor sistema operacional para coletores de dados? Aqui estão os mais significativos:

  • facilidade de uso: a interface do usuário é praticamente a mesma encontrada nos smartphones, o que permite que os profissionais aprendam rapidamente a operacionalizá-lo;

  • simplicidade para a criação de apps: utilizando APIs públicas, os desenvolvedores podem customizar e até criar aplicações novas nos coletores, isso amplia as possibilidades de utilização;

  • integração com sistemas de gestão: é consideravelmente simples integrar o coletor de dados que roda com Android ao ERP e ao WMS de uma empresa de distribuição e transporte, por exemplo;

  • custo mais acessível: comparando com outros modelos, um coletor de dados Android é muito mais barato (aquisição, atualização e manutenção).

O que você achou dessas opções de sistema operacional para coletores de dados? Conheça agora a linha de coletores de dados Android fornecidos pela Compex! Se tiver alguma dúvida, faça contato conosco!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *