0

Qual a importância do software para o Coletor de Dados?

 

Podemos dividir a área de TI em duas soluções gerais: o hardware e o software.

O hardware é o equipamento em si, aquele que podemos tocar, como, por exemplo, o computador, notebook, celular, tablet, coletor de dados, etc.

O software é o sistema que faz com que o hardware realize os processos que atenda as necessidades da empresa, como o seu sistema operacional do computador e do celular.

Portanto, um não vive sem o outro.

Nesse artigo vamos apresentar a importância do software para o coletor de dados. Continue lendo e confira!

O coletor de dados

O coletor de dados é um equipamento (hardware) que faz leituras de código de barras e RFID, facilitando as operações de reconhecimento de produtos, cargas, pessoas e documentos.

Presente em diversos segmentos de negócios, esse equipamento é encontrado nas indústrias, comércio e logística, tanto nas empresas públicas como privadas.

Isso porque com o seu uso, diminuem-se exponencialmente os erros e o trabalho dos profissionais é facilitado, uma vez que tudo é realizado com a ajuda de um equipamento de apoio.

O sistema que opera o coletor de dados

Para que o coletor funcione, é necessário um software que permita a leitura e faça a integração com o sistema de gestão da empresa.

Dentre as diversas tarefas que realiza, podemos destacar algumas que colaboram diretamente com o sucesso da empresa:

  • Facilita o gerenciamento dos armazéns e depósitos;
  • Controla a produtividade das linhas de produção;
  • Realiza auditoria de preços e informações do estoque;
  • Identifica produtos fora do padrão de qualidade;
  • Colabora no desenvolvimento de inventários;
  • Elimina operações manuais, como contagem de estoques;
  • Identifica materiais do ativo fixo.

Como se observa, toda a área de logística e também a produtiva são atendidas, e colaboram efetivamente com a gestão do negócio, a partir de um bom software para o coletor de dados.

Como escolher a melhor opção de software?

É fundamental que a escolha seja feita com muito cuidado, pois, o software do coletor de dados precisa estar integrado ao sistema de gestão, para, assim, poder realizar todas as operações citadas anteriormente.

Mas, também é possível o desenvolvimento de um software específico, onde outras funcionalidades possam estar implementadas e ajustadas de acordo com as necessidades de sua empresa.

É preciso uma avaliação criteriosa junto a software house na qual foi contratado o sistema de gestão, para verificar se os sistemas são compatíveis.

Explicando melhor: as software houses testam e credenciam os coletores como equipamentos que funcionam em suas plataformas, o que garante a integração dos dados e consequente processamento das leituras.

A Compex Tecnologia comercializa coletores de dados e equipamentos que são homologados nas principais software houses do Brasil. Visite nosso site e confira nossas soluções.

 

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *