0

Qual a importância do coletor de dados para o atacarejo?

 

Lojas que atendem atacadistas e consumidores finais movimentam milhares de itens todos os dias.

As operações são diferenciadas, pois, tanto fornecem para empresas que buscam mercadorias em grandes quantidades, como também para o consumidor que deseja um único e determinado produto.

Os preços são diferentes nos dois casos, bem como o armazenamento e os processos internos para pagamentos, emissão de nota fiscal e entrega das mercadorias.

Com tantos diferenciais, a tecnologia é fundamental para que os processos possam acontecer da maneira correta e garantir a satisfação de clientes tão distintos.

Nesse artigo vamos apresentar a importância do coletor de dados para atender a tantos aspectos e particularidade desse segmento. Continue lendo e confira!

 

Por que utilizar um coletor de dados no atacarejo?

O atacarejo foi muito bem recebido pelos brasileiros, continua crescendo e vem tomando conta do mercado.

Pequenos empresários e consumidores finais adotaram o atacarejo como opção de compra e isso obriga a empresa a possuir o controle dos processos de forma diferenciada.

É necessário monitorar caixas fechadas que são comercializadas no sistema de atacado e também as que são abertas para a reposição nas gôndolas, ao estilo de supermercados.

Outro detalhe é que a compra de caixas fechadas possuem preços diferenciados e o sistema de faturamento também tem um processo específico em cada caso.

Para atender a tantas particularidades, o atacarejo tem que estar muito bem preparado em termos organizacionais e de controles, pois, os processos são diferentes para clientes varejistas e consumidor final.

Sem a utilização de ferramentas adequadas, como o coletor de dados, as dificuldades seriam extremas, o que inviabilizaria a operação.

 

Como utilizar o coletor de dados no atacarejo?

Apoiado por um bom sistema de gestão, o coletor de dados no atacarejo é fundamental, afinal de contas, seria impossível controlar tantas mercadorias, tanto em número de itens, como em volume que circula pela empresa.

Dentre as inúmeras aplicações do coletor de dados no atacarejo, podemos destacar:

 

Conferência de notas

Na entrada de mercadorias, os coletores são indispensáveis para a conferência das notas fiscais.

O desembarque de produtos precisa ser verificado e comparado com as especificações, quantidades e valores que constam na nota fiscal.

O coletor de dados faz a leitura das caixas e, dependendo do sistema, pode imediatamente apontar erros e problemas na conciliação das informações.

 

Balanço de produtos físicos

O volume de mercadorias exige um controle automatizado com coletores de dados para que se possa fazer o balanço dos produtos físicos, também conhecido como inventário.

Esse processo precisa de agilidade e de dados confiáveis e sem o apoio da automatização isso se torna praticamente impossível.

Lembrando novamente que o atacarejo possui estoques distintos, uma vez que a abertura de uma caixa leva os produtos de uma situação de atacado para a de varejo, onde o controle passa a ser realizado pelo número de unidades e não mais pelo de caixas.

 

Redução de erros

Completamente diferente dos formulários onde as informações são escritas e depois digitadas, o coletor de dados é basicamente a prova de erros por trabalhar de forma automática com leituras eletrônicas e transferência das informações,.

Com muito mais rapidez  no processo devido a instantaneamente das informações de entradas, transferências e saídas de mercadorias são atualizadas em tempo real.

É praticamente impossível uma operação de atacarejo sem o apoio tecnológico dos coletores de dados.

Se seu atacarejo ainda não o utiliza da forma adequada ou existem dúvidas a respeito da sua aplicação, vale a pena investir nesse equipamento e aumentar a produtividade.

A Compex é uma empresa especializada na área de automação comercial, oferecendo ao mercado o que existe de melhor em termos de equipamentos.

Acesse nosso site e conheça as soluções disponíveis em coletores de dados para seu negócio.

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *