2

Quais são os principais tipos de estoque e quais devo ter?

 

É comum que as empresas operem com diferentes tipos de estoque, de acordo com seus objetivos e necessidades.

Esses estoques precisam ser controlados e monitorados, o que exige equipe capacitada e ferramentas adequadas.

São muitos detalhes e situações que obrigam as empresas a estarem sempre atentas para que produtos não faltem nas gôndolas das suas lojas, ou que uma linha de produção não fique parada por falta de insumos.

Por isso, os diversos tipos de estoque precisam ser conhecidos pela empresa para que a gestão logística tenha êxito.

A partir de cada um deles, medidas e ações podem ser tomadas para correções de possíveis problemas que são identificados por esses controles.

Vale lembrar que a área de logística é fundamental para atingir esses objetivos e está diretamente ligada ao sucesso ou ao prejuízo de qualquer operação.

Nesse artigo vamos apresentar os principais tipos de estoque, para que servem e quais deles precisam ser implantados em sua empresa. Continue lendo e confira!

Principais tipos de estoque

Para muitas pessoas que estão fora do processo logístico, estoque é simplesmente um depósito com mercadorias à disposição para serem utilizadas no momento conveniente.

No entanto, não é tão simples assim.

As diversas situações de um modelo de negócio criam mudanças nas operações logísticas, de acordo com as necessidades, urgências e realidade política e econômica do momento.

Por isso, é importante estar atento aos tipos de estoque que, se implantados em conjunto e de forma inteligente, podem evitar sérios problemas logísticos.

Os principais deles são:

Estoque sazonal

O estoque sazonal é aquele que serve para atender a demanda de alguma data específica, onde as vendas ou a produção aumentam ou diminuem em determinada época do ano.

Para poder atender aos pedidos, a empresa precisa aumentar os estoques e antecipar compras, enquanto que nas épocas de baixo consumo,é importante suspender a aquisição dessas mercadorias.

Estoque de segurança

O estoque de segurança é aquele que é adquirido para atender os possíveis problemas de fornecimento, onde se previne a falta do produto ou da matéria-prima.

Acompanhar as notícias e o mercado é importante para enfrentar a falta de fornecimento que pode ocorrer a partir de problemas climáticos, perdas de safras, paralisação dos transportes e situações que possam comprometer a operação da empresa.

Estoque de canal

O estoque de canal é aquele que ainda não chegou no seu destino.

Normalmente, são os produtos que estão em viagem ou nos depósitos das transportadoras ou centros de distribuição.

Estoque regulador

O estoque regulador, geralmente, é utilizado por empresas que possuem filiais e que, em determinado local, têm uma quantidade de produtos maior para poder, em casos de necessidades, transferir as mercadorias não deixando que faltem em alguma loja.

Dropshipping

O dropshipping é a utilização do estoque de terceiros para o atendimento aos pedidos realizados.

A partir de um acordo entre a empresa vendedora e a fornecedora das mercadorias, a segunda atende aos pedidos pelo seu estoque, mas em nome da que fez a venda.

Nesse caso, a comunicação entre as empresas envolvidas é fundamental para o sucesso da operação, sob pena de vender o que não existe no estoque e frustrar o cliente.

Indicadores dos tipos de estoque

Além dos tipos de estoque que precisam ser organizados e trabalhados pelas empresas, existem ainda indicadores que auxiliam a operação.

Esses números precisam ser controlados para apontarem situações onde os estoques possam colocar a operação em risco.

Os três principais indicadores são:

Estoque mínimo

O estoque mínimo é aquele que sua empresa precisa ter nos armazéns para garantir que alguma eventualidade não venha prejudicar a operação nos casos de atrasos na entrega por parte dos fornecedores e transportadoras.

Estoque médio

Conhecer o estoque médio durante determinado período permite que sua empresa saiba a quantidade necessária de mercadorias que precisam estar disponíveis nos depósitos.

É esse indicador que apresenta o nível ideal de estoque para atender a demanda de determinado período que não seja sazonal.

Estoque máximo

Esse indicador apresenta a quantidade máxima que cada produto deve ter no estoque, ou seja, baseado em dados estatísticos, informa que acima deste valor a empresa está além do limite necessário.

Apesar de se obterem melhores condições e preços com compras em quantidades maiores, o estoque máximo serve como limitador.

Grandes volumes de mercadorias podem prejudicar o armazenamento por falta de espaço físico, além de gerar riscos de perda em função das datas de vencimento dos produtos.

Como escolher os tipos de estoque ideais para meu negócio?

Cada modelo de empresa e forma de comercialização precisa de determinados tipos de estoque.

Portanto, não existe uma padronização ou uma regra que apresenta quais deles sua empresa precisa ter.

No entanto, é muito importante que sempre exista um estoque de segurança para os momentos que fogem ao controle da empresa.

Se bem trabalhados, os diversos tipos de estoque, em conjunto, permitirão uma tranquilidade maior aos empreendedores, evitando desperdícios, diminuindo custos e aumentando a lucratividade da operação.

Para todos esses controles são necessários aplicativos, tecnologia e equipamentos que automatizem os processos logísticos.

A Compex é uma empresa especializada na automação logística e oferece as melhores tecnologias para a manutenção e controle dos seus depósitos.

Se você gostou desse artigo, que tal fazer sua inscrição para receber outros artigos exclusivos da área de logística?

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

2 Comments

  1. Quero parabenizar o departamento responsável pelo Blog, material muito bom que sempre utilizo paras minhas consultas.
    Texto claro e objetivo, realmente adoro e sempre que possível compartilho com meus alunos, colegas e cliente.
    Só a Imagem que ilustra o texto deveria ter um coletor nas mãos dos colaboradores… kkkk
    Um abraço e sucesso.

    • Olá Roberto,

      Obrigado pelos elogios. Nem sempre é possível encontrar no nosso banco de imagens uma foto que se adeque perfeitamente ao texto, mas vamos tentar melhorar.
      Sucesso para você também!

      Abraços,

      Compex Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *