0

Quais os principais desafios da automação da logística farmacêutica?

 

O mercado da indústria farmacêutica, mesmo com a crise econômica que assolou o Brasil, está em expressivo crescimento.

A expectativa é que o Brasil chegue em 2021 ocupando o quinto lugar no mercado industrial farmacêutico do mundo.

Apesar disso, os desafios enfrentados pelas indústrias farmacêuticas são grandes.

São muitos os processos que os medicamentos precisam passar para chegar no seu destino final, a farmácia.

Esse conjunto de ações se chama logística farmacêutica e faz controle desde o armazenamento do produto até a distribuição.

Nesse contexto, ainda existem muitos desafios da automação da logística farmacêutica para serem vencidos e nesse post vamos falar quais são os principais deles.

 

1. Falta de integração

A integração entre indústria, distribuidora e farmácia ainda não acontece porque a maioria delas não possuem sistemas integrados de automação entre si.

Se todos os sistemas de automação logística fossem integrados, a indústria, por exemplo, saberia quando o estoque da distribuidora está atingindo o seu limite mínimo e, de forma automática, faria a consulta para uma nova remessa.

 

2. Vencer os entraves do transporte

Transportar os medicamentos de acordo com as necessidades da carga é um grande desafio a ser vencido.

Nem todas as transportadoras, independente do modal que praticam, têm sistemas adequados para realizarem, por exemplo, o rastreamento da carga, exigido pela ANVISA.

Outro problema enfrentado diz respeito ao controle da temperatura que os medicamentos precisam obedecer para serem transportados.

Os caminhões precisam estar equipados por sistemas automatizados que garantam uma temperatura adequada, bem como o controle da umidade e da iluminação.

Por essa razão, a falta de automatização do transporte ainda é um problema dentro da logística farmacêutica.

 

3. Não estar preparado para mudanças

Apesar da automação ser muito benéfica para a empresa, muitas vezes os colaboradores não estão preparados para trabalhar com o novo sistema.

Inserir uma tecnologia que trará grande impacto na vida dos colaboradores é um processo delicado e deve ser feito aos poucos.

O maior desafio está em não fazer apenas uma mudança nos equipamentos e sistemas de automação da empresa, mas também preparar os colaboradores, oferecendo treinamentos e suporte para as transformações que uma automatização traz.

Por isso, é necessário compreender que a automatização facilita o controle e minimiza erros, mas também apresenta desafios de implementação.

Ainda caminhamos a passos lentos para uma completa automatização da logística farmacêutica e isso ocorre pelo desconhecimento dos benefícios que ela trará.

Uma automação da logística reduz custos operacionais, além de otimizar todas as operações da indústria farmacêutica. Também ajuda no processo de translado dos medicamentos, atendendo as normas específicas para o transporte de carga delicada, como é considerada.

Consulte nosso site e conheça equipamentos e serviços que podem ajudar na automatização da indústria farmacêutica.

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *