0

Principais erros na gestão de almoxarifados

 

Os erros na gestão de almoxarifado podem causar grandes transtornos a uma empresa.

Imagine uma linha de produção parada em função da falta de uma ferramenta que faça os ajustes dos equipamentos, por exemplo. Ou ainda a impossibilidade de enviar um pedido ao cliente pela falta de embalagens!

O almoxarifado, mesmo não sendo o core business de uma empresa, é fundamental e precisa se antecipar aos possíveis erros, e trabalhar para atender ao seu público interno e externo com excelência e qualidade.

Nesse post vamos apresentar os principais erros na gestão de almoxarifados e como evitá-los. Continue lendo e confira!

O que é gestão de almoxarifados?

A gestão de almoxarifado é administrar uma das mais importantes e complexas áreas de uma empresa.

A falta de administração e gerenciamento de um almoxarifado pode causar danos sérios aos resultados de uma organização.

isso porque essa é a área que atende a demanda interna de uma empresa, diferente, portanto, do estoque que armazena os produtos para vendas.

Em um almoxarifado estão depositados todos os materiais que são utilizados internamente na empresa para que essa possa produzir ou preparar produtos para atender os seus clientes finais.

Com isso, caso tenha problemas com ele, pode afetar também a gestão do estoque.

EPIs  (equipamentos de proteção individual), ferramentas, embalagens, material de expediente são exemplos de produtos que ficam sob responsabilidade do almoxarifado.

Principais erros na gestão de almoxarifados

Como já mencionado, o almoxarifado é fundamental para o sucesso da operação e alguns erros são cometidos por falta de atenção e controle, os principais deles são:

Falta de comunicação com os fornecedores

Manter a comunicação com os fornecedores é importante para que eles conheçam as necessidades de sua empresa e possam ajudá-lo a resolvê-las.

Um plano baseado em informações corretas e fidedignas ajuda na montagem de um cronograma de compras e entregas.

Isso só é possível através de dados estatísticos que demonstrem os níveis de estoque e as necessidades de atendimento.

Um canal aberto de comunicação facilita esse relacionamento e se houver a possibilidade de integração dos sistemas de gestão das empresas, fica ainda mais fácil.

Equipe sem capacitação

Um dos graves problemas, e bastante recorrente nas empresas, ocorre em função da falta de capacitação dos colaboradores que são colocados em funções sem a menor preparação para desempenhar suas obrigações.

O resultado, normalmente, acaba em prejuízos, pois, o funcionário aprenderá sua função a partir dos erros cometidos, causando transtornos e problemas para a empresa.

O domínio das ferramentas de apoio, como sistemas, equipamentos e tecnologia, facilita o conhecimento e a capacitação sobre as tarefas a serem realizadas.

É claro que a hora da contratação merece atenção, mas proporcionar treinamentos contínuos à equipe é fundamental.

Falta de atenção para as normas de segurança

As normas de segurança, dentro da área de almoxarifado, são essenciais para a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

O fluxo de veículos e ferramentas para o manuseio de cargas precisam atender as normas estabelecidas, o que, em muitos casos, não acontece.

O resultado são acidentes que podem levar a empresa a sérios prejuízos, além de colocar em risco vidas e a integridade da equipe.

Aqui novamente volta a ser mencionado a necessidade de comunicação e a capacitação com relação a esse assunto.

Falta de controle de inventário

Empresas que não param para uma avaliação no controle de inventário, tendem a se perder na gestão logística, além de correr riscos com o Fisco.

É indispensável que contagens de todo o almoxarifado e também do estoque sejam realizadas a cada determinado tempo, onde correções são feitas e problemas são identificados.

Infelizmente muitas empresas só percebem que determinado item do almoxarifado acabou quando precisam dele e não o localizam.

Sistemas de gestão e a utilização de tecnologia adequada colaboram no controle de estoque e almoxarifado e tornam as operações mais confiáveis e consistentes.

Ignorar a tecnologia

A tecnologia está aí para auxiliar nos processos e controles, e facilitar as operações em todas as áreas, mas, ela tem papel ainda mais importante nos almoxarifados.

O uso de ferramentas tecnológicas de apoio nas entradas e saídas de mercadorias, bem como na contagem de estoque e ainda na separação de produtos, elimina os erros tão comuns quando os processos são realizados de forma manual.

Ignorar a tecnologia é perder o controle dos processos e, consequentemente, afetar diretamente os resultados do negócio, diminuindo a margem de lucro.

Como você pode ver, sua empresa precisa ter a gestão de almoxarifado sob domínio e a realização de inventários é a forma ideal para iniciar um processo de organização.

A Compex é uma empresa especializada na área de logística e pode colaborar com seu negócio nesse processo, oferecendo o que há de mais moderno em termos de ferramentas e tecnologias para que os controles possam ser confiáveis, rápidos e eficientes.

Acesse nosso site e conheças nossas soluções!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *