0

Principais desafios da armazenagem logística

 

Toda a lucratividade de uma operação pode ser colocada a perder com a má gestão da área de logística, por conta disso, grandes desafios envolvem a área de armazenamento.

As grandes corporações investem, portanto, no aprimoramento e na aplicação de tecnologias e métodos adequados para que a logística torne-se um agregador nas vendas.

Mas, as pequenas e médias empresas também podem otimizar seus processos com boas práticas de armazenagem na logística, que é sinônimo de lucro.

Nesse artigo vamos apresentar os desafios da armazenagem logística e como vencê-los. Continue lendo e confira!

O que é armazenagem logística?

Armazenagem logística é o ato de acondicionar todos os produtos que estão prontos para as vendas, bem como todos aqueles que serão utilizados no processo produtivo de uma indústria.

Como você pode observar, a área de logística atende áreas fundamentais de uma empresa: precisa estar preparada para atender vendas, os clientes e também disponibilizar matéria-prima e insumos para o setor produtivo.

A responsabilidade é enorme e nada pode falhar. Tudo precisa funcionar com exatidão e flexibilidade, quando necessária.

Qual a importância de uma boa armazenagem logística?

A armazenagem e seus processos estão diretamente ligados à organização logística, uma vez que de nada adianta espaços enormes para o estoque se não houverem informações de qualidade para a localização dos produtos.

É necessário se preocupar com os espaços de armazenagem, condições ideais para manter a qualidade dos produtos, endereçamento interno das mercadorias, facilidade para entrada e saída, e rastreamento de cada caixa estocada no armazém.

Além disso, é ela que libera os produtos para clientes finais e atende a demanda da fábrica.

Também é a área de logística que fornece informações para Compras – para reposição de estoques – e mantém os dados atualizados junto ao sistema de gestão.

Toda essa operação envolve a armazenagem logística e quando ela não funciona da maneira correta, toda a gestão empresarial fica comprometida, podendo, inclusive, levar a corporação a sérios prejuízos.

Principais desafios da armazenagem logística

Capacitação profissional, tecnologia e metodologia de trabalho são fundamentais para o sucesso da operação, onde a falha em alguma parte coloca em risco todas as outras.

Dentre as inúmeras obrigações da área, destacamos os principais desafios do cotidiano da armazenagem logística:

Conservação dos produtos

Os produtos armazenados estão sob a responsabilidade da área de logística e precisam ser colocados em locais onde possam manter o seu estado normal, sem qualquer risco de contaminação, vencimento ou obsoletismo.

Também é necessário que os controles observem produtos perecíveis e aqueles que possuam datas de vencimento mais curtas, sob o risco de prejuízo para a corporação se não forem encaminhados antes dos que possuem uma validade maior.

Controle do estoque

A quantidade de produtos localizada no sistema de gestão precisa ser a mesma da disponibilidade física no estoque.

É muito comum empresas não possuírem um controle eficaz sobre as quantidades, vendendo o que não possuem e comprando o que está estocado.

Isso leva a prejuízos e coloca em risco a sobrevivência da operação.

Além disso, os furos no estoque podem trazer problemas com o Fisco para a sua empresa.

Melhor aproveitamento do espaço

Além de controlar cada produto, é fundamental a utilização otimizada do espaço disponível.

Controlar o fluxo e a demanda de cada produto, combinado com a melhor localização para acesso e armazenamento, é outro desafio que exige dedicação da equipe de profissionais.

A área de logística precisa organizar os espaços, a estrutura do ambiente e os endereços para que as movimentações ocorram de maneira otimizada, evitando desperdícios e possibilitando a localização de qualquer produto de forma rápida e eficaz.

Eficiência na separação dos produtos

Eliminar os erros tão comuns na separação dos produtos, evitando retrabalhos, é também um grande desafio da armazenagem logística.

Com a utilização de tecnologia apropriada é possível evitar os enganos, diminuir os custos de devolução e reentregas e ganhar em produtividade.

Redução dos custos

Se todos os desafios apontados forem resolvidos, a redução dos custos operacionais e o aumento da lucratividade da operação são os resultados que uma armazenagem logística eficaz promove.

A aplicação de métodos eficientes, o uso da tecnologia como ferramenta de apoio e a capacitação da equipe fazem toda a diferença na área logística.

Se você gostou desse artigo e precisa desenvolver mudanças na armazenagem logística de sua empresa, conheça algumas ferramentas que podem colaborar com esse processo lendo nosso artigo equipamentos indispensáveis na logística 4.0!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *