0

Por que usar ferramentas integradas para reduzir o custo no varejo e atacado

Usar ferramentas integradas é uma prática cada dia mais recomendada, um consenso entre os empresários que vislumbram reduzir o custo no varejo e no atacado.

E essa noção de integração tecnológica avança conforme o mundo corporativo percebe que a compatibilidade entre os processos, e também a sequência lógica de realização das atividades que o envolvem, podem tornar os negócios mais inteligentes e competitivos.

Sobre isso vamos conversar ao longo deste artigo. Continue lendo para entender o quanto as ferramentas integradas de TI podem ajudar a aumentar a produtividade, reduzir custos no varejo e no atacado e fazer sua empresa avançar!

Ferramentas integradas estão cada dia mais acessíveis, mas é preciso cuidado

Com o avanço tecnológico experimentado nos últimos anos, cada vez mais varejistas e atacadistas têm acesso a ferramentas, recursos e serviços de tecnologia. Se antigamente era necessário despender um orçamento gigante para este fim, agora é possível utilizar soluções na nuvem, adquirir hardwares significativamente mais baratos, obter serviços de maneira virtualizada.

O desafio, contudo, está em arquitetar a integração entre as variáveis tecnológicas disponíveis, uma vez que é preciso levar em consideração as particularidades de cada negócio, contar com profissionais de TI capacitados e encontrar no mercado fornecedores especializados.

Neste ponto, é importante prestar muita atenção. Separar o joio do trigo dentro do amplo mercado tecnológico atual — a IDC estima que até o final de 2017, apesar da crise, este segmento deve crescer 2,5% — está cada dia mais difícil.

Ferramentas integradas para reduzir o custo no varejo e no atacado

Nesta perspectiva, saem na frente as empresas que firmam parcerias com fornecedores reconhecidos por suas entregas de valor, mas também aquelas que veem na integração das ferramentas uma estratégia de negócio.

Por exemplo, para ser o mais eficiente possível, o ideal é que um supermercado utilize coletores de dados compatíveis com o software de caixa, que por sua vez deve ser compatível com o software de gestão financeira, que por sua vez precisa ser integrado com um CRM (software de vendas).

Perceba que mais do que obter equipamentos e softwares de alto desempenho, é fundamental pensar em como eles podem ser utilizados para promover a integração dos processos. Trata-se, portanto, de um mergulho na realidade operacional do negócio para levantar necessidades e desafios antes mesmo de partir para a aquisição dos recursos.

É por isso que vem crescendo nas organizações uma cultura de intersecção entre os times de negócios e tecnologia. A TI deixa de ser um departamento meramente de apoio e passa a sentar à mesa das decisões, propondo táticas e soluções fundamentadas no planejamento estratégico, e para ele voltadas.

O resultado desse esforço é a mitigação dos gastos, pois os profissionais passam a atuar com mais rapidez, sem cometer erros e retrabalhos, atendem melhor os clientes, evitam perdas de mercadorias, entre outras vantagens.

Como o seu negócio tem feito uso das ferramentas integradas? Saiba que você pode contar com a Compex; todos os nossos produtos são pensados para permitir integração sem complexidades técnicas, além disso temos integração com as principais Software Houses do Brasil. Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *