0

Poder analítico no mercado atacadista: entenda a importância

O que chamamos de poder analítico nada mais é do que a capacidade de recolher e analisar dados dos clientes em tempo real. O mercado atacadista, cada dia mais, tem percebido a importância disso, uma vez que o mercado vem ficando mais complexo e dinâmico a cada ano.

Neste artigo, vamos refletir sobre a importância do poder analítico na gestão de um negócio atacadista. A ideia é que você termine esta leitura identificando formas de tornar a administração do seu empreendimento ainda mais estratégica e eficaz.

Confira!

A importância do poder analítico no mercado atacadista

Com o desenvolvimento e a democratização da tecnologia, especialmente a partir dos anos 2010, quando a chamada “era da transformação digital” teve início em escala global, empresas de todos os portes e segmentos de atuação ampliaram seu poder analítico.

Alguns segmentos, no entanto, resistiram um pouco às inovações tecnológicas. É o caso do varejo e também do mercado atacadista e distribuidor.

Nos últimos cinco anos, no entanto, essa realidade vem mudando significativamente. Isso porque o que estava “cômodo” começou a se mostrar mais complexo com a chegada de novos tipos de negócio, com a concorrência global e também com a tecnologia mais disponível, que faz com que pequenos empreendimentos possam competir de igual para igual com grandes players.

Neste movimento, surge a necessidade de os executivos do setor atacadista ampliarem seu poder analítico. Agora, com rapidez e eficiência é preciso tomar decisões relacionadas, por exemplo, ao controle logístico. Não há muito tempo para pensar.

Seja qual for o vetor do mercado, todo empreendedor ou gestor de empreendimento atacadista deveria se preocupar com isso, pois, por meio de análises precisas, é possível fazer previsões para capacidade de armazenamento, compra e vendas de materiais, fluxo de caixa e variações diversas em épocas de recessão ou aumento de demanda (no Natal, por exemplo).

A tecnologia está ampliando o poder analítico do setor atacadista

A boa notícia é que há inúmeras combinações tecnológicas que podem facilitar o poder analítico na gestão de um negócio atacadista. Soluções de Big Data, ou seja, sistemas de alta complexidade que auxiliam na estruturação, processamento e análise de grandes volumes de dados, por exemplo, podem fazer em segundos o que demoraria dias e até meses para ser realizado.

Com a computação em nuvem (Cloud Computing), adquirir, implementar e utilizar soluções de Big Data está cada dia mais barato. Isso porque os sistemas são adquiridos como serviço, ou seja, não é preciso pagar por licenças e passar por longos períodos de implantação máquina a máquina. Basta fechar contrato com o provedor e receber os recursos de forma virtualizada, via navegador web.

Equipamentos diversos também compõem o rol de recursos tecnológicos que podem aumentar o poder analítico. É o caso dos coletores de dados, que facilitam o trabalho dos operadores e integram informações de forma automática nos sistemas de gestão, entre outros.

Obviamente, cada negócio, de acordo com as suas particularidades, deve buscar as tecnologias que melhor atendam as suas necessidades de gestão e competitividade. Não existe uma receita pronta, o que se sabe é que hoje está muito mais fácil ampliar o poder analítico do que já foi.

O poder analítico define o futuro dos empreendimentos atacadistas

Como a maioria dos segmentos de mercado tradicionais, a gestão orientada por dados, ou seja, o poder analítico, deve ser decisivo para que um negócio atacadista se mantenha competitivo.

Se um empreendimento tem poder analítico, ou está trabalhando para atingí-lo ou ampliá-lo, significa que está preparado para competir com as inovações que não param de surgir, conseguirá potencializar produtividade e seguir reduzindo custos para elevar a competitividade num futuro próximo.

Poder analítico, em suma, é mais do que inteligência de negócio; é a única garantia que o mercado atacadista tem de que não será engolido pela concorrência em escala global que deve se acirrar ainda mais nos próximos anos.

Como está o poder analítico do seu negócio atacadista? O que você achou da reflexão que trouxemos neste artigo? Deixe seu comentário!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *