0

Os 4 erros mais comuns cometidos por gestores de varejo

Os gestores de varejo têm grandes responsabilidades. De coordenar a equipe garantindo alta performance a viabilizar o ganho de mercado, passando por implementar métodos e ferramentas, um cem número de desafios fazem parte do dia a dia destes profissionais.

Qualquer erro pode interferir nos resultados, e a concorrência acirrada aliada ao baixo desempenho da economia vem permitindo cada vez menos equívocos.

Pensando nisso, resolvemos pesquisar quais são os erros mais comuns que os gestores de varejo cometem. O resultado desse nosso levantamento está aqui, neste artigo.
Confira!

1. Desconsiderar os feedbacks dos colaboradores da base hierárquica

Este é um erro cometido por gestores de varejo, mas também em outros segmentos. Muitas vezes, operadores de caixa, repositores de mercadorias, atendentes, enfim, o pessoal que está no chão de loja, não têm suas demandas ouvidas.

O problema disso é que os gestores de varejo ficam muito atentos aos números e se esquecem que os profissionais da base hierárquica conhecem o dia a dia da operação. Eles podem apontar pontos de melhorias e sugerir pequenas mudanças que fazem toda a diferença.

É comum, por exemplo, que os profissionais que têm contato direto com os clientes deixem de reportar aos líderes o que sentem de insatisfações, as reclamações que ouvem etc. Isso porque acreditam que suas opiniões e feedbacks não são importantes.

2. Considerar a tecnologia como um custo

Apesar dos avanços dos últimos anos, o Varejo é o segmento da economia brasileira mais resistente à tecnologia. Se compararmos com o mercado varejista de países desenvolvidos como Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo, veremos que ainda há muito a avançar.

Diversas pesquisas apontam que um dos fatores que levam à baixa adesão tecnológica é o fato dos gestores de varejo ainda verem a tecnologia como um custo e não como um investimento.

Logo, como a ordem é sempre reduzir custos, investir em tecnologia é uma das últimas táticas dos líderes.

Muito lentamente, a cultura tecnológica vem se instalando no país. Ver a tecnologia como um investimento e não como gasto faz toda a diferença, uma vez que a utilização dos equipamentos, softwares, recursos e serviços tecnológicos passa a ser feita de forma mais estratégica e analítica.

3. Demorar muito para se atualizar com as novas tecnologias do mercado

Se há aqueles gestores de varejo que tem a tecnologia como um gasto, também tem aqueles que demoram muito tempo para incorporar as novidades que surgem.

A questão é que a concorrência pode sair na frente, especialmente porque a tecnologia está mais acessível e fácil de implementar. Boa parte dos recursos de TI hoje em dia podem ser adquiridos de maneira virtualizada, via computação em nuvem, por exemplo. O mesmo acontece com os equipamentos, cada vez mais compactos e potentes.

O resultado da demora na aceitação da inovação tecnológica resulta em perda de dinheiro, pois os custos operacionais que poderiam ser reduzidos acabam se elevando. Afinal, o negócio precisa crescer, é preciso satisfazer os clientes. Sem tecnologia, é preciso contratar mais, ter processos mais demorados e complexos, entre outros fatores.

4. Não ter um foco na experiência do cliente

Por fim, como resultado de todos os erros que citamos até aqui, a falta de foco na experiência dos consumidores também é um dos erros cometidos por muitos gestores de varejo.

Sem entender como os consumidores se relacionam com a marca, o que esperam, de que forma podem ser melhor atendidos, fica um pouco difícil pensar em melhorias da experiência.

Acontece que a concorrência hoje em dia está a poucos cliques. Ao obter depoimentos de amigos e conhecidos sobre as excelentes experiências com uma determinada loja via redes sociais, por exemplo, os consumidores não pensam duas vezes em trocar de fornecedor.

O que você achou dos erros que podem dificultar a vida dos gestores de varejo? Algum deles ainda é cometido na sua empresa? Deixe seu comentário!

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *