0

O que são indicadores de desempenho logístico e como utilizá-los?

 

Muitas empresas possuem sérios problemas com relação à entrega de mercadorias e uma forma de evitar isso é acompanhar alguns indicadores de desempenho logístico.

Dentre muitos que são utilizados cotidianamente pelas empresas, 5 deles dizem respeito à qualidade do transporte.

Vale lembrar que uma das maiores reclamações dos clientes envolve problemas com transporte e entregas de mercadorias.

Essas situações prejudicam o desempenho da empresa, causando desgastes e prejuízos, além, é claro, de comprometer sua imagem junto ao mercado.

Avaliar e acompanhar o processo de transporte e entrega é uma maneira de conhecer detalhes com relação aos problemas e, a partir da identificação dos mesmos, tomar medidas para solucionar a situação.

Nesse artigo vamos mostrar o que são os indicadores de desempenho logístico e como utilizá-los para contornar possíveis problemas com o transporte e as entregas. Continue lendo e confira!

O que são indicadores de desempenho logístico?

Os indicadores de desempenho logístico são informações utilizadas na gestão para rastrear, visualizar e identificar os aspectos que precisam ser melhorados e os que performam bem com relação à área.

Sem a utilização desses indicadores fica difícil perceber quais problemas estão ocorrendo e que poderiam ser evitados.

Os indicadores contribuem ainda para demonstrar se os procedimentos estão atendendo às expectativas definidas pela empresa.

O acompanhamento do desempenho logístico colabora na satisfação do cliente devido à melhora dos serviços prestados e, consequentemente, contribui para uma melhor imagem da marca e do negócio junto ao mercado.

Quais indicadores acompanhar?

Dentre os muitos indicadores existentes, apresentamos 5 deles que são fundamentais para o acompanhamento dos processos de entrega e transporte:

Nível de serviço

O nível de serviço é um indicador que mede se o tempo de entrega acordado entre sua empresa e as transportadoras é cumprido.

Muitos clientes precisam que as mercadorias sejam entregues em determinado tempo para que possam operacionalizar seus processos e, se sua empresa não cumpre com o acordado, eles buscarão um novo fornecedor.

Tempo médio de entrega

Esse indicador possibilita o entendimento do tempo médio despendido desde a colocação do pedido por parte do cliente até a efetiva entrega dos produtos.

Ele é utilizado para diminuir o tempo de entrega e aponta possíveis gargalos que podem ocorrer nesse processo.

Nos casos de não cumprimento com os objetivos é importante localizar onde está o problema.

Perfect order rate

Esse indicador diz respeito à taxa dos pedidos perfeitos, que traduz perfect order rate.

Ele trata de monitorar os incidentes que ocorrem desde o transporte até a entrega do pedido.

O monitoramento se dá na medição de qual percentual dos pedidos atendidos foram entregues sem nenhum problema.

Os problemas mais comuns são:

  • Atrasos na entrega;
  • Pedidos errados;
  • Produtos danificados;
  • Entre outros.

Percentual de cargas rastreáveis

Tomando-se o total de transportes realizados, qual o percentual desses que puderam ser rastreados por sua empresa e pelos clientes?

A impossibilidade de rastreamento dificulta o acompanhamento e a mensuração da satisfação do cliente com relação ao tempo e aos possíveis problemas ocorridos durante o processo de entrega.

Além disso, também impede que o cliente possa acompanhar o seu pedido, o que pode gerar maior número de atendimento para sua empresa.

Como se observa, os indicadores são fundamentais para a avaliação dos processos, para a eliminação ou minimização dos problemas e, acima de tudo, para o aprimoramento da gestão logística.

Agora que você já conhece sobre a importância dos indicadores de desempenho logístico, que tal se inscrever no nosso blog para receber mais artigos sobre o assunto?

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *