0

O que é metodologia 5s e como aplicá-la em processos logísticos?

 

A metodologia 5s surgiu no final da Segunda Guerra Mundial no Japão, país destruído e que tentava se reerguer.

Como a escassez tomava conta da nação, o pouco que existia precisava ser bem aproveitado.

O engenheiro Kaoru Ishikawa, pensando nisso, desenvolveu uma metodologia que eliminava o desperdício e os erros, e criou o conhecido 5s, atualmente utilizado em organizações dos mais diversos segmentos espalhadas por todo o mundo.

Nesse artigo vamos apresentar essa metodologia e como ela pode útil para sua empresa nos processos logísticos. Continue lendo e confira!

O que é metodologia 5s?

A metodologia 5s tem por objetivo aprimorar a gestão de negócios e tem por base princípios simples que favorecem um ambiente de trabalho.

O objetivo principal é o atingimento da qualidade total.

O número 5 vem de cinco palavras em japonês que foram traduzidas para o português como “senso de”.

São elas:

Seiri – senso de utilização

O senso de utilização é reconhecer o que é útil e aquilo que pode ser eliminado no seu ambiente de trabalho.

É uma limpeza do local, onde tudo o que é utilizado repetidamente e frequentemente deve ser de fácil acesso e o que apenas está ocupando espaço deve ser destinado aos arquivos ou eliminado.

Seiton – senso de organização

Após identificar os materiais que são necessários às tarefas diárias, é importante organizar o ambiente.

Para isso o segundo s promove o senso de organização.

Os materiais devem ser de fácil acesso e estar à disposição de forma organizada.

A etiquetagem ou a separação por pastas contribui para que não exista desperdício de tempo na busca.

Seiso – senso de limpeza

Diretamente ligado ao bem-estar e à higiene do ambiente, o senso de limpeza tem por objetivo manter os espaços limpos e asseados.

Os cuidados com o ambiente no aspecto de higienização colaboram para a qualidade de vida, portanto, é fundamental a retirada do lixo diariamente, a limpeza dos ambientes como mesas, armários e banheiros.

Seiketsu – senso de padronização

O senso de padronização tem por objetivo a criação de normas e regras para que os 3 primeiros s sejam observados e mantidos.

Está basicamente ligado ao respeito às normas estabelecidas, como uso de EPIs, manutenção dos ambientes, verificação diária das regras de utilização, organização e limpeza.

Shitsuke – senso de autodisciplina

Para terminar, o senso de autodisciplina é o que incentiva a responsabilidade entre os membros da equipe, onde cada qual tem suas tarefas e cumpre suas obrigações sem que alguém esteja ordenando ou acompanhando o processo.

A autodisciplina permite uma integração da equipe, a confiança entre seus membros e promove a responsabilidade individual de cada colaborador.

Como aplicar a metodologia 5s em processos logísticos?

Nos processos logísticos, podemos aplicar a metodologia 5s com grandes resultados para a empresa e para os envolvidos.

No senso de utilização, é importante uma avaliação em todo o ambiente de logística, verificando todos os documentos e objetos, eliminando ou arquivando o que não é utilizado.

A avaliação deve ser estendida aos depósitos, salas e veículos.

Para o senso de organização vale uma completa avaliação de todo material que precisa estar disponível, etiquetando as ferramentas, criando arquivos de documentos e capacitando todos os profissionais a manutenção de todos os ambientes.

Também é importante fazer isso com o estoque, dar prioridade nos lugares mais próximos à coleta e descarga aos itens que têm mais saída e entrada.

Na área de logística o senso de limpeza é fundamental.

Os veículos devem ser higienizados e ter todas as ferramentas de apoio bem instaladas, os depósitos precisam estar limpos e organizados com identificadores e o ambiente deve ser asseado e prazeroso para se trabalhar.

Já o senso de padronização envolve a criação de métricas, regras, metas e a preparação dos profissionais para uma nova mentalidade na empresa.

É fundamental que os colaboradores se envolvam no processo e saibam aplicar a metodologia.

Finalmente, no senso de autodisciplina desenvolve-se nos colaboradores a responsabilidade e proatividade, através de palestras, treinamentos e capacitação da equipe.

A logística tem muito a ganhar com a implantação da metodologia 5s.

São ações simples, gratuitas, de fácil execução e que colocam sua empresa num outro patamar de gestão.

A Compex é uma empresa especializada na organização e automação de processos logísticos, oferecendo ao mercado ferramentas que são indispensáveis na otimização e qualidade total dos processos logísticos.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *