0

O que é logística sustentável e como implementá-la na sua empresa?

 

A sustentabilidade do planeta é fundamental para a sobrevivência humana.

O século XX caracterizou-se por grandes mudanças, a nível de tecnologia, que foram fundamentais para a melhora da qualidade de vida da população.

As estatísticas demonstram que a expectativa de vida aumentou e os recursos tecnológicos trouxeram conforto e bem-estar a grande parte da população.

No entanto, junto aos benefícios, pouco se fez com relação ao meio ambiente e hoje sérios problemas fazem parte do cotidiano da população, exatamente pela falta de cuidado com a natureza.

O clima se modificou e o meio ambiente pede socorro, uma vez que junto com o progresso econômico vieram sérios prejuízos ambientais.

Dentro da logística é possível minimizar esses impactos, é o que propõe a logística sustentável.

Nesse post vamos apresentar esse conceito: o que ele é e como pode ser implementado na sua empresa. Continue lendo e confira!

O que é logística sustentável?

Para conhecermos a logística sustentável, temos que compreender primeiro o conceito de sustentabilidade.

Sustentabilidade é a capacidade de atender as necessidades do presente, sem afetar as gerações futuras, garantindo que essas possam também contar com os recursos naturais.

É necessário atender as expectativas e os desejos da sociedade atual, mas é preciso compreender que os recursos naturais estão sendo destruídos e que se continuarmos apenas a pensar no hoje, amanhã teremos sérios problemas ambientais.

Hoje já são perceptíveis catástrofes e situações causadas pela natureza em função da negligência humana.

Destruímos os recursos e o meio ambiente responde, buscando alternativas para sobreviver.

A logística sustentável acompanha a ideia da sustentabilidade, pensando em como atender a demanda de transporte, estocagem e distribuição sem destruir a natureza e preservando a qualidade de vida dos seres.

Como implementar logística sustentável na sua empresa?

Não existe exatamente um modelo, uma fórmula ou receita para que se possa implementar a logística sustentável na sua empresa.

Mas, o bom senso e a adoção de políticas sustentáveis colaboram para que seu negócio se insira nos processos de proteção ao meio ambiente.

A colaboração e participação sustentável acaba, inclusive, refletindo na diminuição de custos e no resultado do seu negócio.

Apresentamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença sem abrir mão dos trabalhos, oportunidades e resultados econômicos que sua empresa busca:

Veículos mais econômicos e menos poluentes

Se a sua empresa possui veículos próprios, as próximas aquisições devem privilegiar aqueles que são mais econômicos e menos poluentes.

Caso terceirize o transporte, prestigie transportadoras que estejam envolvidas em projetos sustentáveis.

Otimização das rotas

Diminua o tráfego de veículos otimizando as rotas, realizando um número de remessas maior em uma única viagem.

Aumente o desempenho das operações logísticas e diminua os processos operacionais.

Manutenção dos veículos

Realize a manutenção dos veículos regularmente, evitando o consumo excessivo de combustível e diminuindo o índice de emissão de poluentes na atmosfera.

Busca de modais alternativos

Busque alternativas em termos de transporte para a entrega de suas mercadorias.

Pequenos volumes podem ser transportados por motoboys, por exemplo.

Avalie o transporte aéreo, marítimo e ferroviário como opções para algumas regiões.

Reaproveitamento das embalagens e material de apoio

Busque reutilizar as embalagens e material de apoio no depósito, cargas e descargas e no transporte das mercadorias.

Elimine a utilização dos produtos descartáveis e reutilize o existente.

Treinamento dos motoristas

Treine sua equipe de motoristas e demais colaboradores, apresentando as vantagens e a importância da logística sustentável e mostre as maneiras que podem colaborar na economia e preservação do meio ambiente.

Programa de conscientização sustentável na empresa

Crie um programa de conscientização junto a todos os colaboradores, incentivando a eliminação do desperdício como impressões, destino dos resíduos sólidos e separação do lixo reciclável.

Incentive o uso de documentos digitais e elimine a utilização de papel.

A área de logística pode, e deve colaborar nos processos que envolvem a sustentabilidade, uma vez que os problemas gerados na natureza acabam refletindo na população e na sua vida.

Cada ação, visando diminuir a poluição, o desperdício e promovendo o reaproveitamento dos recursos existentes, por menor que seja, ajuda na preservação do nosso ecossistema.

A responsabilidade é de todos e sua empresa pode colaborar efetivamente para uma qualidade de vida melhor aos seus colaboradores, à sociedade e às próximas gerações.

Se você gostou desse artigo, inscreva-se no nosso blog e receba mais artigos exclusivos sobre logística!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *