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O que é logística omnichannel e quais seus desafios?

 

Um conceito vem ganhando espaço na logística, o omnichannel.

A palavra latina omni significa tudo ou inteiro, já channel, do inglês, tem por tradução canal. Portanto, omnichannel significa todos os canais.

A integração e a disponibilidade das informações tem sido um grande diferencial junto ao mercado, que há cada dia torna-se mais exigente.

A logística omnichannel é uma estratégia adotada pelas empresas com objetivo de oferecer serviços que atendam e satisfaçam o cliente de forma rápida e integrada, surpreendendo-o positivamente.

Nesse artigo, vamos apresentar esse conceito e quais os desafios que se enfrenta para implementá-lo em sua empresa. Leia e confira.

O que é logística omnichannel?

Para podermos compreender melhor sobre logística omnichannel, vamos nos remeter à área de vendas, onde podemos apresentar um exemplo que nos facilita o entendimento dessa estratégia.

Imagine um cliente que entra numa loja física e, através do seu celular, acessa o site da empresa e solicita ao vendedor o produto que está lá.

O vendedor busca o produto e permite que o cliente o experimente e conheça os detalhes, colaborando com informações e tirando as dúvidas que surgem.

Após ter feito a análise do produto, o cliente acessa o e-commerce da loja e faz o pedido, pois, deseja que a mercadoria seja entregue em sua casa e com um preço melhor.

Esse modelo pode parecer estranho para muitos profissionais, afinal de contas, o cliente utilizou-se de uma estrutura da empresa e comprou através de outra (loja física x e-commerce), mas essa atitude é conhecida como omnichannel.

A logística omnichannel obedece o mesmo princípio, disponibilizando ao cliente informações e resolvendo problemas logísticos, independente do canal acessado.

A informação e a estrutura está pronta para atender esteja o cliente offline ou online, ou seja, buscando informações na loja física ou em algum canal digital. Tudo precisa funcionar e todos devem colaborar para o atendimento e satisfação do mercado consumidor.

Principais benefícios

Dentre inúmeros benefícios que a logística omnichannel oferece, alguns podem ser destacados e percebidos rapidamente pela gestão da empresa.

Com um controle aprimorado e funcional dos estoques, é possível reduzir o espaço físico para esse fim, uma vez que a gestão logística permite que produtos não fiquem parados e suas transferências podem ser realizadas a cada necessidade.

Além disso, diminui-se a quantidade comprada, pois se sabe onde cada produto está e a demanda é atendida sem a necessidade de vários estoques volumosos em diversos locais.

O aumento das vendas também ocorre, pois, o risco de não ter o produto em estoque cai substancialmente, uma vez que consegue-se verificar no momento da negociação, onde o item pode ser encontrado e solicitar imediatamente a sua transferência.

Consequentemente, a diminuição de custos ocorre, pois, a área de suprimentos tem uma visão geral dos seus níveis de estoque, trabalhando com os produtos já adquiridos e alimentando as lojas e vendas a partir das necessidades estabelecidas.

Principais desafios da logística omnichannel

Para se obter sucesso na logística omnichannel é necessário vencer alguns desafios, conforme apresentamos:

Integração e atualização do estoque

Independente da quantidade de locais onde existam estoques, as informações precisam ser centralizadas, confiáveis e corretas, para que os produtos possam ser transferidos rapidamente e o cliente atendido conforme o combinado no momento da venda.

A atualização em tempo real dessas informações é premissa básica para o sucesso da logística omnichannel.

Os processos precisam acontecer de forma rápida e segura, além de estarem disponíveis para todos os interessados.

Logística reversa e seu custo

A logística reversa, que trata das devoluções de mercadorias, precisa funcionar de maneira rápida e com baixo custo.

Quanto maior a disponibilidade de informações a respeito dos produtos, menor a taxa de devolução.

No entanto, quando ela ocorre a empresa precisa estar preparada para resolver a situação no menor espaço de tempo e ao menor custo.

Para isso, é preciso que todos os canais de comunicação da empresa estejam preparados para esse tipo de solicitação, onde possam fazer os encaminhamentos internos através dos processos bem definidos a esse respeito.

Gestão de entregas

O monitoramento da entrega dos produtos é outra ferramenta que precisa funcionar, possibilitando aos clientes consultas que identifiquem exatamente em que processo da operação logística o produto adquirido está.

Essas informações, além de aumentar a satisfação, diminuem as demandas de atendimento.

Vale lembrar que esses dados precisam estar disponíveis,tanto para o acesso via internet por parte do cliente, como em todos os canais, onde operadores possam de forma instantânea fazer consultas.

Integração de todos os processos

Como abordado em todo o artigo, a integração de todos os processos é fundamental para que a logística omnichannel funcione.

Sem a integração dos dados das lojas, depósitos, canais de comunicação e sem um efetivo treinamento de todos os colaboradores envolvidos, não há como implementar uma solução de logística omnichannel.

Para tudo isso, sistemas de controle são essenciais e equipamentos eletrônicos que possam rapidamente atualizar dados precisam estar disponíveis em todos os processos, garantindo o sucesso da operação.

Isso, sem dúvida, exige maturidade, organização e tecnologia disponível e faz toda a diferença junto ao cliente e suas expectativas.

A logística omnichannel já é uma realidade em muitas empresas e se você ainda não a implantou no seu negócio, é importante iniciar um processo de estudo a respeito, pois, o mercado o obrigará a isso.

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