0

O que é intralogística e qual sua importância para os negócios?

 

A intralogística é fundamental para o sucesso e resultados de todas as empresas.

Quando se ouve a palavra logística, imediatamente nos vem à cabeça a ideia de navios, carretas, trens e aviões.

Associamos a palavra ao transporte, no entanto, por trás desses veículos, que fazem a movimentação de produtos por todo o mundo, existe uma organização interna que é imprescindível para que tudo funcione adequadamente.

Independentemente do tamanho e do segmento, toda empresa precisa de uma área interna de logística, seja para armazenar mercadorias, matéria-prima ou insumos.

Essa área cuida dos bastidores de toda movimentação e armazenagem de produtos.

Portanto, se ela não funcionar, os problemas se refletem em campo, criando entraves, prejuízos e desgastes junto aos clientes, fornecedores e mercado.

Nesse artigo vamos apresentar mais sobre a intralogística e a sua importância para os negócios. Continue lendo e confira!

O que é intralogística?

A intralogística também é conhecida como logística in house.

Ela envolve todos os processos internos de controle dos insumos, matérias-primas e produtos acabados de uma empresa.

A partir do recebimento de mercadorias (independentemente do uso que será dado a ela), até a sua expedição, entra em ação essa importante área.

Vale lembrar que todos os processos, como entrada, movimentação, armazenagem, separação e expedição de produtos, precisam ser controlados com precisão para o sucesso das mais diversas operações.

Qual a importância da intralogística?

A intralogística envolve toda a movimentação interna dos produtos, que precisa ser realizada com competência e responsabilidade, sob o risco de comprometer as demais operações da empresa.

Ela responde por atividades fundamentais que envolvem o controle, localização, movimentação e atendimento aos seus mais diversos clientes, sejam eles internos ou externos.

As atividades da intralogística consiste em atender:

  • Pedidos dos clientes;
  • Abastecimento das lojas;
  • Material de expediente e de apoio às atividades internas;
  • Abastecimento de matéria-prima para a linha de produção.

Com todas essas responsabilidades, a área precisa trabalhar de maneira eficiente e integrada, uma vez que a partir de uma solicitação de movimentação de mercadorias, tudo precisa funcionar de forma rápida.

Se houver algum problema, ela gera riscos de ter:

  • Reclamações dos clientes;
  • Falta de produtos nas lojas;
  • Impossibilidade de trabalho por parte das equipes;
  • Parada da linha de produção.

Quais são os benefícios?

Como você pode observar, essa área é a responsável pela estocagem e movimentação de todos os produtos armazenados em uma empresa.

A partir das informações geradas pelas entradas, movimentações e saídas de mercadorias, a área de compras consegue desenvolver seu trabalho baseado em dados claros e seguros, já o time comercial sabe quais são os produtos disponíveis para a venda.

Os gestores conhecem as necessidades e têm informações para a tomada de decisão, e a empresa consegue operar sem surpresas e de maneira organizada.

Existem ainda outros benefícios:

Redução de custos

A intralogística possibilita, através de seus controles, identificar tudo aquilo que é desnecessário e supérfluo na operação da empresa.

Vale lembrar que a redução de custos é uma das prioridades de qualquer empreendimento.

Através de informações estatísticas, conhece-se produtos que não giram, estoques que estão parados há muito tempo e mercadorias encalhadas nas prateleiras, o que permite compras mais assertivas.

Aumento da produtividade

Em função da organização e facilidade existente na localização, movimentação e disponibilização de produtos, a empresa ganha com a produtividade.

Quando tudo está organizado e a equipe treinada e capacitada a atender as mais diversas solicitações, toda a empresa ganha.

Otimização dos processos

Todos os processos internos da empresa são otimizados a partir da intralogística.

A possibilidade de consultas às informações verídicas e confiáveis permite a tomada de decisão efetiva por parte da gestão da empresa.

Estoques atualizados, previsão de demanda, giro de mercadorias e produtos devolvidos são dados importantes que servem de apoio às demais áreas, otimizando processos, gerando assertabilidade nas compras e produção e, consequentemente, proporcionando melhores resultados.

A logística interna, como visto, é fundamental para o sucesso de qualquer empresa e seus processos precisam estar acompanhados de sistemas inteligentes que colaborem na gestão da operação.

Para isso, é fundamental o uso de sistemas de gestão, coletores de dados, leitores de códigos de barras, computadores vestíveis e soluções que apoiem as operações internas de logística. Conte com a Compex para isso!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *