0

O que é flexibilidade logística e como implementá-la?

 

A competitividade, diminuição das margens e a tecnologia transformam a cada dia o mundo da logística.

Ficou na história os pedidos realizados com uma estação de diferença, onde havia tempo para análises e programação do que o cliente teria que usar ou comprar daqui a determinado tempo.

Os dias atuais exigem que a logística atenda a qualquer situação em tempo mínimo com pontualidade, qualidade e preços reduzidos.

A flexibilidade logística modifica completamente teorias e práticas que eram verdadeiras e funcionavam há poucos anos.

Nesse post vamos falar mais sobre ela. Continue lendo e confira!

O que é flexibilidade logística?

Flexibilidade logística é se adaptar às necessidades e desejos dos clientes na mesma velocidade que eles mudam de opinião.

O grande diferencial da logística, e de muitas empresas, tem sido a capacidade de adaptação a mudanças.

Estar pronto para responder à altura para situações inesperadas na cadeia de suprimentos, demonstra que sua empresa tem flexibilidade logística.

Como implementar flexibilidade logística na minha empresa?

As empresas precisam a todo momento buscar um nível de qualidade que surpreendam seus clientes.

A flexibilidade logística pode fazer toda a diferença e criar uma boa confiança e relacionamento com os clientes, possibilitando colocar sua empresa em um novo patamar de produtos e serviços.

Para implementá-la na empresa, é preciso dividi-la em áreas específicas, em função das características individuais e particulares de cada uma delas.

Vamos conhecê-las:

Flexibilidade de produtos

Atender a cada cliente de forma personalizada, onde escolhas como cor, acessórios e características individuais podem ser realizadas no ato da compra, é possuir flexibilidade de produtos.

Esse tipo de situação já é realidade em segmentos como relógios, brindes, carros, roupas, móveis e colchões, onde o cliente seleciona determinadas características do produto que deseja adquirir.

Sua empresa terá que conhecer e saber trabalhar muito bem os estoques estratégicos, garantindo o atendimento de todas as possibilidades sem inviabilizar o negócio.

Flexibilidade de entrega

Outro grande diferencial é conseguir prever e entregar ao cliente, no local determinado, a quantia exata do que é necessário para aquele pedido em tempo recorde.

Cada vez mais, os clientes solicitam apenas aquilo que necessitam no momento e tentam fugir de estoques para utilização futura.

Sua empresa precisará de tecnologia para obter informações e cruzamento de dados sobre a necessidade de cada cliente, onde estejam presentes dados como produtos mais solicitados, locais de entregas e quantidades.

Flexibilidade de transporte

Aqui entra o já famoso “preciso para amanhã de manhã sem falta”, onde a flexibilidade logística precisa se fazer presente.

Trata-se de incorporar essas situações à empresa, tendo sempre opções de transporte para cobrir qualquer situação que apareça.

Nesse caso, é necessário formar uma rede de relacionamentos com transportadoras que possam atender as mais diferentes demandas e prazos.

Flexibilidade de processos

A última característica das empresas que possuem flexibilidade logística é ter capacidade de receber, produzir, despachar, armazenar, mudar de local, trocar e estar pronto para solicitações das mais diferenciadas por parte dos clientes.

É necessário que a empresa possua controles eficazes que possam, no meio da agitação do cotidiano, gerenciar todos os processos e saber exatamente o que está sendo realizado.

Para isso, é necessária uma gestão integrada e extremamente organizada, onde equipamentos e tecnologia precisam fazer parte dos processos, para que tudo ocorra dentro da normalidade sem abrir mão da flexibilidade logística.

Se você já está se preparando para esse nível de atendimento, ou se está começando a estudar as possibilidades, conheça a Compex e os equipamentos voltados a área de logística

Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *