0

O que é e qual a importância do lead time logístico?

 

Medir o tempo é uma das formas de controlar e gerenciar os processos.

Através dessa métrica, é possível entender se eles atendem às expectativas dos clientes e estão dentro de uma normalidade.

Fazendo uma analogia: por melhor que seja a comida de determinado restaurante, se o tempo do atendimento ultrapassar a paciência dos clientes, as possibilidades de retorno dos mesmos passam a ser pequenas.

A qualidade, nesse caso, envolve o sabor do alimento e o tempo com que ele é servido.

Na indústria e comércio a situação é parecida.

Os processos precisam funcionar, mas o tempo entre o pedido realizado e a entrega da mercadoria deve atender ao desejo do cliente, sob pena dele adquirir o produto de outra empresa ou não voltar a comprar de você.

Uma métrica que ajuda, nesse sentido, é o lead time logístico.

Nesse post vamos mostrar esse conceito e qual a sua importância. Continue lendo e confira!

O que é lead time logístico e por que ele é importante?

Lead time é uma palavra em inglês que significa tempo de espera.

Quando falamos em lead time logístico, estamos falando do tempo de espera entre o pedido realizado pelo cliente e a entrega da mercadoria ao seu destino.

Quando o pedido chega à empresa, uma série de ações precisam ser realizadas para que tudo corra na mais perfeita ordem e os produtos solicitados sejam entregues em um tempo que satisfaça o desejo de quem comprou.

Vale lembrar que a concorrência existe e vêm melhorando a cada dia os seus processos logísticos para poder atender aos clientes com qualidade, rapidez e eficiência.

Se sua empresa não se preocupar com isso, corre o risco de ser deixada para trás.

Ainda há um outro problema: em muitos casos, após o recebimento do pedido, grande parte das empresas simplesmente descuida do atendimento, causando sérios transtornos, aborrecimentos e, até mesmo, prejuízos ao comprador.

Isso faz com que muitos clientes busquem outras alternativas, pois, não são atendidos com qualidade quando o assunto é lead time logístico.

Tão importante quanto a qualidade do produto que será entregue, é como isso acontecerá e em quanto tempo o cliente terá o que comprou em suas mãos.

Como calcular esse indicador?

Para calcular o lead time logístico, precisamos conhecer o fluxo percorrido pelo pedido na empresa até a entrega do produto ao cliente.

Para isso é importante mapear a operação.

O primeiro item a ser mensurado é o tempo gasto nas atividades burocráticas para que o pedido possa se transformar numa ordem de produção, ou seja, esteja disponível para a área de expedição.

Tomando como exemplo uma indústria, também é necessário saber se todas as matérias-primas e insumos estão disponíveis e, se não for positiva a resposta, qual o tempo de chegada de todo o material faltante para sua produção.

Após todo o material estar disponível, quanto tempo leva para fabricá-lo? Quanto tempo para a avaliação da qualidade e disponibilizá-lo para o estoque de produtos finais?

Após a estocagem e liberação, qual o tempo para a separação do produto e encaminhamento para despacho? E, finalmente, em quanto tempo os produtos chegam a seu destino?

Somando-se todos esses valores teremos o lead time logístico de um pedido que passa a fazer parte das análises estatísticas de todos os setores e indica no tempo médio de entrega de pedidos da sua empresa.

Como as tecnologias podem ajudar no cálculo?

Você deve estar pensando em como controlar toda essa operação que envolve uma série de ações e registros.

Dependendo do volume de vendas, é praticamente impossível fazer o controle manual de tantas informações.

Por isso, é fundamental que sua empresa utilize a tecnologia para levantar esses dados.

Equipamento de gestão logística estão à disposição para facilitar todo o processo de controle.

A partir do momento em que os processos são informatizados, e passam a ser controlados por sistemas ligados aos equipamentos de leitura e comunicação, tudo fica muito mais fácil na operação.

O fato é que a falta desses dados podem estar levando sua empresa a perda de clientes, na qual você nem percebe.

O lead time logístico apresenta informações fundamentais para o sucesso da operação, onde sua empresa poderá encontrar gargalos que impedem um bom atendimento e fazer pequenas correções possam resolver problemas sérios.

Se você gostou do nosso artigo, que tal se inscrever em nosso blog e receber mais artigos exclusivos sobre logística?!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *