0

O que é e quais vantagens do big data na logística?

 

A tecnologia da informação se aprimora a cada dia e evoluiu de tal forma que é possível prever comportamentos e situações com grandes possibilidades de acerto. O big data é uma forma de obter esses benefícios.

Essas previsões permitem que decisões sejam tomadas com confiança, ou seja, aquilo que antes era chamado de experiência e feeling passa a ser monitorado por equipamentos que medem e preveem situações através de dados estatísticos.

Hoje já é uma realidade saber o que será vendido, as preferências de cada cliente, bem como os produtos que mais giram em determinada época do ano e aqueles que necessitam de alguma promoção para poder sair dos estoques.

As vendas, e todo o processo de atendimento ao cliente, estão diretamente ligados à logística, pois é o comportamento do mercado que permite que o big data possa auxiliar nas compras, armazenamento, expedição e transporte.

Nesse artigo vamos apresentar as vantagens do big data na logística, continue lendo e confira!

O que é big data?

Big data é o armazenamento e o processamento de grandes quantidades de dados que são coletados durante os processos internos e externos de uma empresa.

A partir de comportamentos das pessoas e das situações que deseja-se estudar, é possível, através da captação e registro dos acontecimentos, desenvolver estratégias que melhorem desempenhos e atendam aos clientes com maior qualidade.

Na área logística, o big data também contribui com análises e previsibilidade.

A implantação do big data na logística permite que sua empresa conheça os costumes e gostos de cada cliente, a partir de registros comportamentais.

Essa possibilidade acaba refletindo diretamente na área de logística, uma vez que, através dessas análises, podem-se melhorar os espaços e priorizar produtos em locais com maior facilidade de acesso.

Essas informações, se bem trabalhadas, trazem grandes vantagens para uma empresa que pode se preparar adequadamente para não perder nenhuma oportunidade.

Quais as vantagens do big data na logística?

Dentre as inúmeras vantagens que o big data na logística pode oferecer a uma empresa, vamos destacar as mais fáceis de serem observadas:

Otimização do processo de transporte

A partir de dados obtidos pelo GPS, a otimização do processo de transporte passa a ser uma realidade.

Um sistema inteligente pode definir e mudar roteiros de entregas a partir da localização de problemas de trânsito, obras e acidentes.

O roteiro pode ser modificado automaticamente em função da análise das informações disponíveis, otimizando e facilitando o percurso a ser realizado pelos profissionais da entrega.

Conhecer o perfil dos clientes

A partir dos dados disponíveis de vendas, movimentação e, até mesmo, busca de informações dos clientes pelas redes sociais ou via e-commerce, é possível traçar os perfis das pessoas que frequentam sua loja física ou virtual.

O histórico de transações permite observar mudanças comportamentais, os produtos preferenciais e organizar o tempo de reabastecimento e reposição, bem como a quantidade e o tipo de produto a ser comprado para ser revendido ou então ser produzido.

Reconhecimento dos erros e das áreas a serem melhoradas

Os dados captados e processados também indicam quais produtos possuem rejeições e são devolvidos, bem como identificam problemas de entregas por erro de endereços e outros problemas que podem ser corrigidos a partir de uma avaliação.

Entender as informações, a partir dos dados, possibilita mudanças de processos e avaliações das áreas que necessitam de melhoramento.

Serviços que não trazem satisfação ao clientes podem ser identificados e ações para a correção de erros devem ser trabalhadas.

Maior previsibilidade das demandas

Os dados estatísticos apresentam informações que permitem a previsão de alta procura de determinado produto em alguma época específica, ou da estagnação dele nos depósitos em certo período.

O big data para logística oferece recursos que possibilitam o monitoramento da demanda, permitindo que sua empresa se prepare para datas especiais, sabendo, inclusive, quais produtos têm sido os mais buscados e avaliados junto ao mercado.

Produtos com grande demanda podem ficar armazenados em locais de fácil acesso, agilizando e facilitando os processos logísticos.

Melhora na experiência do cliente

Na busca da fidelização dos clientes, as empresas tentam se diferenciar no atendimento.

O big data na logística pode contribuir para a entrega do produto em tempo menor do que a expectativa gerada, o que, sem dúvida, é um diferencial.

Pode também, em função das informações, conseguir diminuir os custos de logística através da otimização de rotas.

Automação dos processos

O big data colabora na automação dos processos, pois, através das informações levantadas e com o uso da tecnologia nos depósitos, a logística é facilitada.

Automatizar processos é utilizar a tecnologia a favor das cargas e descargas de produtos, separação e armazenamento das mercadorias.

A partir da informação obtida e analisada, podem-se melhorar todos os processos logísticos priorizando locais para determinados produtos, facilitando movimentação e agilizando embarques e desembarques.

A tecnologia avança e continuará a apresentar novidades e facilidades ao mercado.

Isso é inegável e não pode ser desconsiderado por nenhuma empresa que tenha interesse em manter-se ativa e funcional.

A Compex é uma empresa especializada no fornecimento de equipamentos para a área de logística e pode contribuir com soluções para a automação do seu negócio.

Acesso nosso site e conheça mais sobre nossas soluções!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *