0

O que é dropshipping e quais vantagens para seu varejo?

 

O dropshipping é um modelo muito utilizado por empreendedores de lojas virtuais, os e-commerces.

Diferente da maioria das lojas físicas, os clientes do e-commerce estão cientes que, independentemente de qual mercadoria comprar, terão que aguardar pela sua chegada que, em regra geral, será enviada por uma transportadora.

Apesar disso, o número de clientes das lojas virtuais vem aumentando a cada ano e isso se deve à comodidade em realizar a compra, a possibilidade de localizar o modelo perfeito do seu agrado e ainda a oportunidade de comprar em qualquer lugar do mundo.

Mas, as facilidades também se estendem às lojas, já que elas podem operar sem necessariamente possuir estoques.

Muitas vezes estão isentas também de realizar compras e controlar a expedição e entrega das mercadorias.

Isso é possível através do modelo de negócio chamado dropshipping.

Nesse artigo vamos apresentar ele e quais as vantagens que proporciona a seu negócio virtual. Continue lendo e confira!

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócio, onde o e-commerce vende, recebe o pedido e o encaminha a um fornecedor que cuida dos estoques, providencia o despacho e faz a entrega das mercadorias em seu nome.

O lucro da operação está na diferença entre o valor da venda e o cobrado pelo fornecedor.

Quais as vantagens do dropshipping para o varejo?

São muitas as vantagens para o varejo na utilização do modelo dropshipping e, de cara, podemos afirmar que a primeira delas é a possibilidade de limitar o seu negócio a criar uma loja virtual de qualidade e promover e oferecer produtos adequados aos seus clientes.

Todo o resto da operação fica por conta do fornecedor.

Além disso, podemos destacar:

Diminuição de gastos

Diferente das lojas comuns, o foco da sua empresa será sempre nas vendas e na atração de público para sua loja.

Com isso, você diminui e elimina gastos com funcionários e processos de compras, controles de estoques, expedição e tarefas relacionadas ao faturamento de mercadorias.

Além disso, também não precisa de um ambiente para guardar seus estoques e nem se preocupar com toda a operação logística que será realizada pelo fornecedor.

Maior variedade de produtos

Como sua loja não compra os produtos que serão vendidos, você pode ofertar mais produtos, bastando avaliar a qualidade e aumentar, assim, sua variedade de acordo com a capacidade de alimentar o seu e-commerce.

Não existe risco de produtos encalhados e preocupações com o giro do estoque.

Evidentemente que é necessário acompanhar junto ao fornecedor a disponibilidade de mercadorias, mas, o problema de estoque e diversidade de ofertas é terceirizada.

Escritório flexível

O seu escritório pode ser a sua casa, sua sala ou a biblioteca.

Você não precisa de um endereço comercial, pois, todo o processo de logística acontece através do seu fornecedor.

Você trabalha em qualquer lugar do mundo, desde que exista uma conexão com a internet.

Menos trabalho

Como já mencionado, o seu foco e seu esforço deve se concentrar em atrair clientes e oferecer qualidade a eles.

Todo o restante do processo físico, fica por conta do fornecedor.

Isso significa que não será você ou sua equipe que irá separar, embalar e encaminhar suas vendas para as transportadoras.

Também está livre do controle de estoques e problemas de armazenamento.

Sem dúvida, o dropshipping merece, no mínimo, ser bem estudado e avaliado, pois, apresenta inúmeras vantagens como foi visto nesse artigo.

Se você está pensando em montar ou já possui uma loja virtual, faça um estudo aprimorado a respeito e avalie essa possibilidade.

Se você gostou desse post, que tal continuar a leitura acessando as 3 maneiras que a tecnologia irá revolucionar o varejo nos próximos anos?

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *