0

O que é agricultura de precisão?

 

A agricultura de precisão, conhecida também como AP, é um conjunto de ferramentas e tecnologias que permite aumentar o rendimento e os resultados de uma lavoura de forma expressiva.

A partir do conhecimento do ambiente e de um mapeamento de produtividade, é possível, através de técnicas e do uso de ferramentas tecnológicas, alcançar um aumento na lucratividade com a minimização de impactos ambientais.

Esse conceito surgiu no Brasil nos anos 90, com a incorporação da tecnologia nas máquinas agrícolas, como, por exemplo, o GNSS (Global Navigation Satellite System), onde computadores e sistemas de bordo eram agregados aos equipamentos.

Mas, muito mais do que apenas um equipamento, ela vem ganhando força e espaço no segmento de agricultura.

Nesse artigo, vamos apresentar o que é a agricultura de precisão e como ela pode ser uma ferramenta de apoio para os resultados agrícolas. Continue lendo e confira!

A agricultura de precisão

Uma das grandes dificuldades dos profissionais da área agrícola é saber exatamente onde plantar e o que fazer para aumentar a produtividade.

Em função das enormes áreas utilizadas para o plantio, sem o apoio da tecnologia fica difícil saber o que ocorre e como prevenir possíveis problemas na plantação.

Com a adoção da agricultura de precisão é possível desenvolver estratégias para a resolução de problemas pontuais e focados em alguns locais da lavoura.

Vale lembrar que um problema que ocorre em determinado local pode ter uma realidade diferente de outro espaço da mesma plantação, uma vez que existem variáveis do solo e outros aspectos que exigem soluções específicas para cada situação.

A avaliação e acompanhamento de cada local possibilita o entendimento das ações que devem ser tomadas de forma independente e voltadas ao espaço onde ocorrem.

Como a agricultura de precisão funciona na prática?

A partir da coleta de dados que mede as variáveis do solo, é possível definir a quantidade de insumos, como, por exemplo, fertilizantes, a ser utilizada em determinado local.

Sem a adoção de ferramenta da agricultura de precisão, as decisões, normalmente, tendem a ser tomadas de forma uniforme para toda a plantação, a partir de uma avaliação de determinado local.

Isso significa que todo o ambiente sofrerá o mesmo tratamento e ações a partir de determinado problema encontrado em algum espaço da lavoura.

No entanto, o que ocorre em determinada área não tem a mesma realidade de outro local e ações podem ser tomadas de forma desnecessária, onde investimentos são realizados sem que exista uma real necessidade para a estratégia estabelecida.

Isso implica em custos e investimentos que não precisariam ser realizados, além dos prejuízos causados ao meio ambiente por falta de análise e informações a respeito.

A lavoura e seus aspectos

A agricultura de precisão é um sistema de gestão que leva em consideração todos os aspectos de uma lavoura, como:

  • produtividade,
  • características físicas do solo,
  • características químicas do solo,
  • compactação do solo,
  • infestação de ervas daninhas,
  • doenças e pragas.

A partir dos dados coletados, maior é assertividade das ações a serem tomadas de acordo com os problemas e situação de cada espaço específico da lavoura.

A agricultura de precisão é a responsável por uma gestão profissional que contribui para o sucesso do empreendimento agrícola.

A utilização da tecnologia é hoje muito mais do que um luxo, caracterizando-se por uma necessidade em todos os segmentos da sociedade.

Na área da agricultura, é um instrumento para alcançar o sucesso, evitando a degradação do meio ambiente e proporcionando excelentes resultados com um real aproveitamento do potencial agrícola de cada local da sua lavoura.

A Compex é uma empresa especializada no fornecimento de equipamentos eletrônicos para a organização e gestão dos negócios. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossas soluções.

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *