0

Logística paperless: o que é e como aderir?

 

O uso da tecnologia e a consciência sobre a preservação do meio-ambiente tem oportunizado mudanças radicais com relação ao comportamento humano e empresarial, a logística paperless é uma delas.

Esse conceito diz respeito à digitalização dos documentos, evitando-se a impressão e arquivamento de toneladas de papéis.

A conectividade e inteligência de dados permite que os papéis, em grande, parte sejam descartados e substituídos por arquivos digitalizados que, além de proporcionarem mais segurança, trazem grandes vantagens à operação.

Nesse artigo vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a logística paperless, quais as suas vantagens e como aderir a esse novo modelo de organização. Continue lendo e confira!

O que é o movimento paperless?

A palavra paperless, traduzida para o português, significa sem papel.

Impulsionado pela preservação do meio ambiente, onde florestas são derrubadas para a produção desse insumo, o movimento paperless, muito mais do que preservar a natureza, colabora efetivamente na melhoria dos processos administrativos e organizacionais.

A tecnologia disponível nos dias atuais permite que documentos sejam enviados em tempo real para qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de impressão e da sua movimentação física.

Portanto, ele é a substituição do papel pelos meios digitais, agregando uma série de vantagens e diminuindo a burocracia.

Como aderir à logística paperless?

Para adotar a logística paperless em sua empresa é preciso contar com a utilização da tecnologia disponível.

A eliminação do papel só é possível com a adoção de ferramentas que coletam, conferem e movimentam as informações por todas as áreas da empresa de forma digital.

A utilização de sistemas de gestão (acompanhados de equipamentos como tablets, coletores de dados, computadores vestíveis e leitores de códigos de barra) possibilita que todos os processos sejam controlados de forma digital.

Além disso, documentos utilizados na área de logística, como aviso de expedição, romaneios, ordens de compra, podem ser acessados via equipamentos móveis, onde os dados são atualizados em tempo real.

Através dessa logística e das operações digitalizadas, os rastreamentos de todos os processos são feitos de forma automática, informando o cliente a respeito do status de seu pedido e colaborando internamente para o controle dos processos.

Benefícios da logística paperless

Como você percebeu, os benefícios da adoção da logística paperless são muitos, mas vale destacar alguns:

Segurança de dados

O armazenamento de documentos eletrônicos é seguro, faz com que eles não se desgastam ou se percam.

Diferente dos papéis, que são facilmente destruídos, os documentos eletrônicos são armazenados em data center onde podem, a qualquer momento e a partir de qualquer localidade, serem acessados.

Os níveis de segurança dos documentos eletrônicos são inversamente proporcionais a fragilidade dos papéis, uma vez que empresas especializadas trabalham com backups e redundância dos seus equipamentos.

Economia

A economia mais visível na adoção da logística paperless envolve a impressão, pois, além do custo com o papel, também são reduzidos os valores gastos com insumos para a impressora, como tonners e cartuchos de tintas.

Além disso, também há economia de espaço e manutenção para arquivamento de documento.

Com a logística paperless, os “arquivos mortos” são assuntos do passado, pois todas as informações e documentos ficam armazenados eletronicamente em servidores.

Sustentabilidade

Outra vantagem, cada vez mais valorizada pela sociedade, é em relação à sustentabilidade.

O modelo paperless auxilia na preservação do meio ambiente, pois o fato de não utilizar papéis, ou apenas os que são obrigatoriamente necessários, colabora com a diminuição do corte florestal para sua produção.

Desafios da logística paperless

Apesar da logística paperless estar alcançando milhares de empresas em todo o Brasil, grandes desafios ainda fazem parte dessa caminhada.

O governo ainda não está preparado para abolir o uso do papel, onde documentos como notas fiscais e conhecimentos de transporte, por exemplo, precisam ser impressos para a apresentação nos postos fiscais.

É certo que as autoridades já pensam nessa possibilidade, no entanto, esbarram em investimentos que precisam ser feitos tanto a nível federal como estadual, uma vez que todas as unidades da federação precisarão estar enquadradas nesse novo modelo.

Não existem previsões para que isso aconteça, mas é certo que todo o fluxo de informação, em alguns anos, utilizará a digitalização de documentos como alternativa ao papel.

Enquanto isso, faça sua parte e colabore com a sustentabilidade e economia global!

Agora que você já sabe mais a respeito de logística paperless, leia também sobre o que é logística sustentável e como implementá-la na sua empresa?

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *