A tecnologia possibilita grandes mudanças nos processos empresariais, como a logística integrada.
A integração dos dados, e consequente disponibilidade das informações para todas as áreas afins, permite que os gestores possam administrar seus negócios com mais tranquilidade, prevendo e evitando problemas através de ações antecipadas.
Com a disponibilidade da informação correta é possível tomar medidas de prevenção que evitam problemas para a empresa.
Ainda pode-se:
- Avaliar as necessidades dos estoques;
- Fazer previsões de demanda;
- Gerir suprimentos;
- Antecipar decisões evitando a falta ou a sobra de produtos nos armazéns.
Ficou interessado no assunto? Nesse artigo vamos apresentar a logística integrada e quais os benefícios que ela oferece aos empreendimentos. Continue lendo e confira!
O que é logística integrada?
A logística integrada é o compartilhamento das todas as ações, disponibilizando informações a respeito de todos os processos que envolvem a aquisição de mercadorias junto aos fornecedores, até a entrega do produto final ao cliente.
Em resumo: são as informações à disposição de todos os setores da empresa, facilitando o acompanhamento dos processos e possibilitando soluções imediatas para possíveis problemas que possam ocorrer.
Quais são os principais benefícios?
A logística integrada possibilita que a área de Compras saiba a qualquer momento qual a disponibilidade dos produtos em estoque e quais são os que precisam de reposição.
Também permite que a área de reposição providencie o reabastecimento das lojas, a partir de sinalizações automáticas de sistemas que controlam os estoques.
A área de expedição sabe antecipadamente que transporte precisa contratar para os próximos pedidos a serem atendidos.
Todos os processos são antecipados e podem ser trabalhados com calma e qualidade, o que acaba resultando em benefícios, tais como:
Redução de custos
A partir de uma visão geral e macro de toda a organização logística, possíveis erros e enganos são evitados, uma vez que sistemas podem detectar falhas e evitar custos adicionais nas operações.
Todos os processos podem ser automatizados, sinalizando as não conformidades e evitando problemas, o que diminui custos e aumenta a qualidade dos serviços prestados pela área.
Aumento no lucro
O aumento na lucratividade da operação é possível a partir das ações corretas no tempo certo.
A disponibilidade das informações indica qual o giro dos produtos e aqueles que possuem maior rotatividade, bem como colabora na montagem de cargas para a expedição, o que diminui o valor dos fretes.
Operações bem realizadas, diminuição dos desperdícios, estoques de acordo com a demanda e serviços de qualidade evitam erros e despesas extras, o que acaba contribuindo para o aumento da lucratividade da operação.
Processos mais rápidos
A logística integrada também contribui na agilidade dos processos.
Essa integração se dá por conta de sistemas eletrônicos de gestão e o uso de equipamentos tecnológicos que facilitam as operações, como:
- Computadores vestíveis;
- Impressoras térmicas;
- Leitores de código de barras;
- Coletores de dados;
- Entre outros.
Além de garantir a qualidade dos serviços, a tecnologia contribui para o desenvolvimento de processos mais rápidos, ganhando em agilidade e melhorando o atendimento ao cliente.
Otimização na gestão
Outro excelente benefício com a logística integrada está na otimização da gestão, onde todos os processos são melhorados e a organização passa a fazer parte do cotidiano da empresa.
A integração permite que todas as áreas possam melhorar seus processos e colaborar com os demais setores, oferecendo serviços de qualidade e otimizando a operação.
Com isso, a empresa passa a ter maior competitividade no mercado, agregando valor ao negócio e atuando de forma organizada e lucrativa.
A partir da organização interna e dos processos logísticos, a empresa pode iniciar novos vôos e passar a interagir com seus fornecedores e clientes de forma mais assertiva, criando possibilidades de comunicação integrada.
Agora que você conhece mais sobre logística integrada, que tal ler também nosso post sobre o que é logística omnichannel