0

Logística colaborativa: saiba mais sobre essa nova tendência

 

Em tempos de comunicação globalizada e integração, empregar esforços para que todos os setores trabalhem dentro de um sistema colaborativo e inteligente já não é mais uma opção para uma empresa e, sim, uma necessidade.

Mas, o conceito de trabalhar de forma colaborativa já ultrapassou os limites internos da empresa e hoje já é tendência entre fornecedores e até mesmo concorrentes.

Você pode estar pensando que seja impossível exercer qualquer ação que venha a colaborar com a sua concorrência, mas saiba que é exatamente essa a tendência e a proposta da logística colaborativa que vem para contribuir com os processos da sua empresa.

Você sabe o que é logística colaborativa e porque ela está se tornando uma tendência no mundo corporativo moderno? Leia mais no nosso post.

 

O que é logística colaborativa?

Pode-se definir logística colaborativa como a colaboração mútua e a união entre seu negócio e uma empresa parceira, seja ela sua concorrente ou fornecedora, para encontrar alternativas de melhorias em seus processos logísticos.

Essa sinergia também visa a melhoria nos serviços e a redução de custos para todos os envolvidos.

Dessa forma, foram quebrados alguns conceitos antigos de gestão, principalmente em relação a segregar o máximo possível dos concorrentes e outros players do mercado.

A logística colaborativa veio para mostrar que é possível, por meio de ações conjuntas, promover uma melhora significativa nos processos de entrega de mercadoria, por exemplo, além da redução de custos.

 

Como ela pode ser utilizada nas empresas?

A logística colaborativa se baseia em um conjunto de ações que visa desenvolver e ajustar uma empresa para que ela continue competitiva no mercado.

Para você entender como a logística colaborativa pode ser utilizada nas empresas, vamos citar o exemplo de dois grandes supermercadistas que resolveram dividir o meio de transporte.

Dirigentes das redes Pão de Açúcar e Walmart usavam as mesmas transportadoras para seus fretes e perceberam que seus caminhões praticamente saiam cheios e voltavam vazios, o que gerava um custo com transporte para ambos.

Decidiram, então, compartilhar determinados veículos para fazerem um mesmo trajeto, o que acabou economizando combustível, mão de obra e fazendo com que o produto chegasse ao cliente com valor reduzido.

Essa realidade vale também para negócios com estruturas menores.

Se você tem uma empresa e possui um galpão que serve como armazém e nele tem algum espaço sobrando, você poderá alugar para outra instituição também usar como estoque, dividindo as despesas com você.

De modo geral, a logística colaborativa não se baseia apenas na divisão do meio de transporte, mas, uma real integração entre as empresas envolvidas.

 

Quais benefícios de utilizar logística colaborativa?

A logística colaborativa traz vários benefícios para a empresa, para o parceiro e para o cliente, que passa a ter um produto com custo competitivo.

Dessa forma, um dos benefícios é a redução de custos.

Redução de custos

A partir do momento que você opta por um sistema colaborativo, você diminui o custo com mão de obra, o que vai diminuir suas despesas.

Você diminui também custos com armazenagem e com o combustível gasto.

Aumento da eficiência dos processos logísticos

As empresas envolvidas na cadeia logística desenvolvem todo o processo inteligente da operação.

Você pode acompanhar, de onde você estiver, todos os dados e informações precisas por parte dos operadores, durante o processo, o que garante o sucesso, eficiência e produtividade para o seu negócio.

Sustentabilidade

O sistema compartilhado de transporte, por exemplo, poupa diretamente a natureza, pois, faz com que menos caminhões transitem vazios, distribuindo fumaça sem necessidade pelas rodovias.

Muitas organizações já aderiram à colaboração e a formação de parcerias e no mercado competitivo é um conjunto que opera e não mais uma empresa de forma isolada.

Por isso, a logística colaborativa é peça chave para gestores de sucesso.

Quer receber artigos sobre logística? Inscreva-se em nosso site e fique por dentro das novidades!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *