0

IoT: o que é e como impacta o varejo?

 

A Internet das Coisas é uma das ferramentas que as lojas de varejo vem usando para enfrentar o e-commerce que ganha espaço no mercado mundial.

As lojas virtuais ocuparam um grande espaço do varejo, conquistando clientes e atendendo a um público cada vez mais exigente.

As possibilidades que a internet oferece, permite que o consumidor busque exatamente aquilo que deseja, navegando por milhares de lojas e sites e realizando as pesquisas instantaneamente.

No entanto, só a loja física permite que o comprador possa ver e tocar no produto que deseja, o que, sem dúvida, é um grande diferencial de vendas.

Também conhecida por IoT, do inglês Internet of Things, ela pode colaborar de forma significativa nesse contexto.

Nesse artigo vamos apresentar a Internet das Coisas e como ela impacta o varejo. Continue lendo e confira!

O que é IoT?

A tecnologia chegou a um ponto onde os objetos conseguem se comunicar e proporcionar mais conforto, economia e segurança ao ser humano.

Essa é a base da IoT, quando se chegou à conclusão que máquinas poderiam compartilhar dados e informações pela internet para a melhorar a experiência dos seus clientes.

Mas, se engana quem pensa que essa tecnologia está disponível apenas para máquinas e equipamentos das indústrias, pelo contrário, isso também é possível com carros, casas e bens de consumo como roupas e calçados.

Tendo por base sensores inteligentes as “coisas” podem perceber algum desconforto ou buscar alguma melhoria no ambiente e tomar decisões para solucionar o problema ou otimizar os resultados.

Como funciona a IoT para o varejo?

A IoT, através de sensores inteligentes, pode monitorar e ajustar a temperatura do ambiente, abrir e fechar portas, janelas e cortinas, além de controlar a iluminação do local.

Também pode controlar as vagas de estacionamento, direcionando os clientes aos locais disponíveis, como nos grandes shoppings.

Além dessas possibilidades, existem ainda outras formas de utilizar a IoT para melhorar as vendas dentro do varejo:

Oferta na hora certa

Cada vez mais, os consumidores estão conectados na internet e é possível identificá-los a partir do seu aparelho de celular.

Imagine o cliente chegando no estacionamento do shopping, ou ainda nas imediações de onde sua loja está instalada, e receber uma dica ou uma promoção sobre produtos que ele costuma comprar a preços atrativos.

Isso já é possível de ser feito através da IoT.

Monitorar o estoque e não deixar o produto faltar na loja

Outra possibilidade é o monitoramento do estoque na loja e a sinalização imediata para o reabastecimento.

Através de programas de controle, combinados com sensores inteligentes, é possível monitorar a demanda e a baixa do estoque nas gôndolas de forma estatística.

Ou seja, é possível prever o momento que determinado produto estará zerado na gôndola e tomar as providências necessárias para que isso não aconteça. Tudo isso sem a interferência humana.

Tráfego dos clientes na loja

Soluções de IoT podem transformar o varejo em lojas inteligentes, onde é possível monitorar as seções que os clientes têm preferência e, a partir dessa análise, encaminhar um profissional especialista para um atendimento personalizado.

Isso tanto pode ser feito por monitoramento visual, através de câmeras e sistemas de vídeo, como de forma eletrônica via cartão, que pode ser entregue ao cliente na entrada da loja.

Avançam também os estudos de localização e monitoramento de pessoas pela retina ocular, uma tecnologia que identifica o indivíduo e atualmente utilizada pela polícia.

É claro que essa tecnologia ainda demorará para chegar no varejo, mas, imagine o cliente poder fazer uma compra sem precisar passar pelo caixa, tendo sua fatura cobrada através de sua retina.

Outro fato importante, a partir da identificação do cliente e das seções que ele gosta de visitar na loja, é proporcionar um vasto material de marketing direcionado e personalizado a respeito dos produtos que lhe agradam.

Definitivamente, a IoT se expande e chega também no mercado de varejo, proporcionando aos empreendedores vantagens e tomadas de decisões inteligentes e que refletem diretamente nos resultados do seu negócio.

Se você gostou desse artigo, leia e conheça também as dicas para gerenciar o estoque no comércio!

 

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *