0

Inteligência artificial aplicada em logística: quais os benefícios?

 

A inteligência artificial aplicada em logística está revolucionando o mercado, sendo cada vez mais procurada pelas grandes empresas.

Essa estratégia oferece possibilidades de otimizar os processos de inúmeras maneiras, principalmente quando aliada com outras tecnologias, como o machine learning e big data.

Apesar da sua popularização, muitas pessoas ainda não sabem como a inteligência artificial pode ser aplicada nessa área e quais são os seus principais benefícios.

Continue lendo nosso post e saiba como a inteligência artificial influencia nos processos logísticos e quais são os seus principais benefícios!

Como a inteligência artificial influencia nos processos logísticos?

O surgimento de novas tecnologias – e sua popularização – trouxe várias mudanças para as empresas, otimizando seus processos e buscando maior competitividade no mercado.

Uma das tecnologias utilizadas é a Inteligência Artificial, também conhecida como I.A..

A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que tem como objetivo simular e reproduzir o pensamento humano de forma automática, podendo ser utilizada para resolver problemas, filtrar dados e, até mesmo, interpretá-los.

A inserção da inteligência artificial nos processos internos pode ocorrer tanto na parte de produção, quanto nas operações logísticas.

Atualmente, a I.A. já é utilizada em máquinas ou em softwares para gerenciar processos de armazenagem, otimização do transporte e monitoramento em tempo real dos motoristas.

Além disso, quando aliada com outras tecnologias, como o big data, é possível filtrar e criar soluções a partir da coleta de dados.

Dessa forma, a inteligência artificial aplicada em logística ainda está sendo explorada, mas já mostra um grande potencial para revolucionar o mercado, diminuindo consideravelmente a mão de obra humana e as chances de erros.

As tendências da inteligência artificial aplicada em logística são o investimento em carros autônomos para entregas e o uso dela para análise de dados e otimização dos processos.

Quais os benefícios da inteligência artificial aplicada em logística?

Como falado acima, o potencial da inteligência artificial aplicada em logística ainda está se desenvolvendo, não sendo possível listar todos os benefícios que ela oferece para o mercado devido a sua constante atualização.

De toda forma, podemos citar os principais que, independentemente da sua área de atuação, serão os benefícios com maior relevância para a empresa.

Diminuição de erros

A inteligência artificial aplicada em logística pode ser utilizada para análise de dados e tomadora de decisões.

Como o software consegue analisar uma maior quantidade de dados em menor tempo, ele poderá identificar padrões, reconhecer os erros e conseguir fazer uma previsão do futuro, conseguindo tomar decisões corretas para o desenvolvimento do negócio.

Além disso, as chances de ocorrerem erros nos cálculos e em tarefas simples são praticamente nulas.

Dessa forma, um dos grandes benefícios da inteligência artificial é a diminuição de erros.

Aumento da produtividade

Como consequência direta da diminuição dos erros, temos o aumento da produtividade.

A partir do momento que os processos não precisam ser revisados e refeitos, o tempo pode ser utilizado para outras tarefas.

Além disso, a inteligência artificial consegue identificar quais são os erros que atrapalham o desempenho para a empresa conseguir corrigi-los.

É possível ainda fazer o acesso aos dados de forma remota, aumentando consideravelmente a produtividade do gestor.

Redução de gastos

A redução de gastos também é um dos benefícios da inteligência artificial aplicada em logística.

Isso ocorre como consequência direta da otimização dos processos, através do cálculo inteligente de rotas e alocação das mercadorias, aproveitando melhor o espaço e economizando dinheiro.

Como você pode observar, a tendência é que a inteligência artificial traga ainda mais benefícios para a logística, sendo essencial que sua empresa busque se atualizar, a risco de ser deixada para trás.

Agora que você já sabe mais sobre inteligência artificial aplicada em logística, que tal continuar a leitura com o post 4 tecnologias que vão revolucionar o varejo até 2020?

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *