A inteligência artificial aplicada em logística está revolucionando o mercado, sendo cada vez mais procurada pelas grandes empresas.
Essa estratégia oferece possibilidades de otimizar os processos de inúmeras maneiras, principalmente quando aliada com outras tecnologias, como o machine learning e big data.
Apesar da sua popularização, muitas pessoas ainda não sabem como a inteligência artificial pode ser aplicada nessa área e quais são os seus principais benefícios.
Continue lendo nosso post e saiba como a inteligência artificial influencia nos processos logísticos e quais são os seus principais benefícios!
Como a inteligência artificial influencia nos processos logísticos?
O surgimento de novas tecnologias – e sua popularização – trouxe várias mudanças para as empresas, otimizando seus processos e buscando maior competitividade no mercado.
Uma das tecnologias utilizadas é a Inteligência Artificial, também conhecida como I.A..
A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que tem como objetivo simular e reproduzir o pensamento humano de forma automática, podendo ser utilizada para resolver problemas, filtrar dados e, até mesmo, interpretá-los.
A inserção da inteligência artificial nos processos internos pode ocorrer tanto na parte de produção, quanto nas operações logísticas.
Atualmente, a I.A. já é utilizada em máquinas ou em softwares para gerenciar processos de armazenagem, otimização do transporte e monitoramento em tempo real dos motoristas.
Além disso, quando aliada com outras tecnologias, como o big data, é possível filtrar e criar soluções a partir da coleta de dados.
Dessa forma, a inteligência artificial aplicada em logística ainda está sendo explorada, mas já mostra um grande potencial para revolucionar o mercado, diminuindo consideravelmente a mão de obra humana e as chances de erros.
As tendências da inteligência artificial aplicada em logística são o investimento em carros autônomos para entregas e o uso dela para análise de dados e otimização dos processos.
Quais os benefícios da inteligência artificial aplicada em logística?
Como falado acima, o potencial da inteligência artificial aplicada em logística ainda está se desenvolvendo, não sendo possível listar todos os benefícios que ela oferece para o mercado devido a sua constante atualização.
De toda forma, podemos citar os principais que, independentemente da sua área de atuação, serão os benefícios com maior relevância para a empresa.
Diminuição de erros
A inteligência artificial aplicada em logística pode ser utilizada para análise de dados e tomadora de decisões.
Como o software consegue analisar uma maior quantidade de dados em menor tempo, ele poderá identificar padrões, reconhecer os erros e conseguir fazer uma previsão do futuro, conseguindo tomar decisões corretas para o desenvolvimento do negócio.
Além disso, as chances de ocorrerem erros nos cálculos e em tarefas simples são praticamente nulas.
Dessa forma, um dos grandes benefícios da inteligência artificial é a diminuição de erros.
Aumento da produtividade
Como consequência direta da diminuição dos erros, temos o aumento da produtividade.
A partir do momento que os processos não precisam ser revisados e refeitos, o tempo pode ser utilizado para outras tarefas.
Além disso, a inteligência artificial consegue identificar quais são os erros que atrapalham o desempenho para a empresa conseguir corrigi-los.
É possível ainda fazer o acesso aos dados de forma remota, aumentando consideravelmente a produtividade do gestor.
Redução de gastos
A redução de gastos também é um dos benefícios da inteligência artificial aplicada em logística.
Isso ocorre como consequência direta da otimização dos processos, através do cálculo inteligente de rotas e alocação das mercadorias, aproveitando melhor o espaço e economizando dinheiro.
Como você pode observar, a tendência é que a inteligência artificial traga ainda mais benefícios para a logística, sendo essencial que sua empresa busque se atualizar, a risco de ser deixada para trás.
Agora que você já sabe mais sobre inteligência artificial aplicada em logística, que tal continuar a leitura com o post 4 tecnologias que vão revolucionar o varejo até 2020?