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Integração de ERP e WMS na logística: por que é importante?

Cada dia aumenta mais o uso de ERP e WMS na logística. Essas duas soluções tecnológicas, quando usadas de maneira integrada e estratégica, podem gerar uma série de vantagens de gestão que potencializam resultados.

Sobre isso vamos conversar neste post. Continue lendo para entender o que são e como aplicar ERP e WMS na logística de maneira integrada!

O que é ERP?

Um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) destina-se ao gerenciamento integrado de todos os processos e operações da empresa em uma única plataforma.

Os aplicativos de ERP são populares por sua capacidade de reunir pessoas, know-how, componentes de software e hardware e disponibilizá-los para toda a organização e por sua contribuição no alcance de objetivos específicos e gerais da empresa.

Um sistema ERP também se caracteriza por ser composto por módulos projetados para diversas áreas funcionais específicas, incluindo vendas, compras, manufatura, finanças, contabilidade e outras, com a diferença de que eles estão totalmente integrados e acessam um banco de dados compartilhado.

As empresas que implementam soluções de ERP o fazem para obter:

  • gerenciamento integrado de todos os componentes do negócio, através do acesso a um banco de dados comum;

  • um modo de trabalho online, que facilita a comunicação entre pessoas, departamentos e locais;

  • automação e padronização de processos operacionais, eliminação de operações manuais que levam ao aumento da produtividade;

  • melhoria do processo de aquisição, com a possibilidade de ajustar a compra de acordo com o tamanho da venda;

  • aumentar a qualidade do atendimento ao cliente através da transparência das informações sobre os produtos, estoques, preços;

  • diminuição o tempo de entrega de pedidos devido à transferência mais rápida de informações entre os departamentos;

  • melhorias contínuas no fluxo de caixa através da implementação de políticas comerciais coerentes.

O que é WMS?

Um sistema de WMS (Warehouse Management System) é um componente da cadeia de suprimentos cuja função é controlar o movimento de mercadorias dentro do depósito.

As soluções WMS automatizam e otimizam as atividades de recebimento, armazenamento, coleta e envio de mercadorias, fornecendo permanentemente informações em tempo real sobre os estoques e o status do espaço de armazém. Além de tudo isso, um bom WMS é capaz de cobrir as atividades de embalagem, estoque ou reabastecimento.

Em linhas gerais, as empresas implementam soluções de WMS em suas estratégias de logísticas por conta desses benefícios:

  • ajuda a otimizar o inventário;

  • aumenta a precisão do processo de picking;

  • facilita os processos de estoque;

  • permite a rastreabilidade de lotes;

  • reduz significativamente o tempo dedicado ao manuseio de mercadorias;

  • oferece informações em tempo real com relação ao estoque de mercadorias;

  • contribui para aumentar a produtividade dos funcionários;

  • novas contratações se integram mais rapidamente;

  • elimina o risco envolvido pela rotatividade de pessoal;

  • fornece maior visibilidade sobre todas as atividades no armazém.

Qual a importância da integração de ERP e WMS na logística?

Integrar ERP e WMS na logística é uma excelente escolha, pois atuando de maneira conjunta essas duas soluções oferecem uma série de benefícios de gestão. Confira, a seguir, um detalhamento das principais vantagens.

Clareza nas operações da cadeia de suprimentos

Quando se trata de distribuição, a clareza e a percepção da cadeia de suprimentos e dos canais de distribuição estão diretamente ligadas ao seu sucesso. Muitos distribuidores atacadistas têm conflito direto com a clareza da cadeia de suprimentos, o que pode afetar uma margem de lucro já confortável.

Assim, com ERP e WMS integrados na logística, é possível automatizar processos e melhorar a visibilidade para empreender operações mais suaves e redes de distribuição transparentes.

Facilidade para o controle de depósitos

A administração de depósito envolve o recebimento, o armazenamento e o movimento do estoque para os depósitos ou para o cliente. Em alguns casos, é preciso gerenciar o inventário em vários depósitos, inclusive em regiões diferentes.

Os sistemas de gerenciamento de armazém podem ajudar a otimizar tarefas importantes envolvidas, como recebimento, separação, cross-docking, rotulagem de conformidade, contagens de inventário físico e expedição. Essa capacidade afeta bastante a eficiência, permitindo que os gestores visualizem interrupções na cadeia de fornecimento, como gargalos, e melhore a confiabilidade do prazo de entrega.

Redução de custos e ganho de produtividade

Ter um sistema automatizado de gerenciamento de armazém integrado ao ERP não apenas economiza dinheiro reduzindo os custos de papel, mas também fornece avaliação no local à medida que cada etapa ocorre. Como resultado, você não precisará mais fazer com que os funcionários façam uma contagem de estoque. Tudo pode ser automatizado com tags RFID e coletores de dados, por exemplo.

Ganho de competitividade administrativa

A integração de ERP e WMS na logística também ajuda a eliminar a preocupação com a precisão dos dados. Depois de inserir as informações em um sistema, o outro é atualizado automaticamente, eliminando a principal fonte de erros.

A integração desses dois sistemas permite que os gestores fiquem por dentro de tudo (recebimentos, picking, reabastecimento, pedidos, devoluções de fornecedores e relatórios de contagens físicas e de ciclo etc.). Ter essas informações em tempo real aumenta a eficiência logística e da empresa como um todo, pois fornece as respostas para as indagações administrativas.

Sua empresa já conta com a integração de ERP e WMS na logística? O que você achou da reflexão que trouxemos neste artigo? Deixe seu comentário!

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

2 Comments

  1. Prezados,

    Caso possua, necessito de um sistema para nossa empresa onde eu possa acessar por computador e aplicativo (celular) com as seguintes funcionalidades:

    – Cadastro do clientes com data do contrato, prazo do contrato, Razão Social do cliente, Nome Fantasia, CNPJ, Representante Legal, telefone, E-mail, Celular,
    – Cadastro de serviços por tipo e valores
    – Cadastro de clientes que pagam por mensalidade (recorrência / preço fixo) para emissão mensal automático de boletos ( hoje utilizamos o Gerencianet, se fizer uma integração ótimo)
    – Cadastro de data de Aniversário do representante legal (enviar e-mail de aniversário)
    – Cadastro de propostas enviadas
    – Lançamento de serviços (tipo de serviço, data, cliente tomador)
    – Projeção de Faturamento (previsão de valores a receber do mês atual e do mês seguinte)
    – Projeção de despesas (valores de contas a pagar no mês atual e mês seguinte)
    – Relatório de custo médio de despesa por cliente ( custo do atendimento / deslocamento da equipe, etc )
    – Relatório de Notas Fiscais emitidas no mês de impostos a pagar
    – Relatório mensal de despesas e receita
    – Relatório de serviços realizados por cliente
    – Relatório de propostas enviadas por dia, mês e ano.
    – Analises de rentabilidade por cliente ( saber quais os melhores clientes, perfil, etc).
    – Criação de campanhas e envio de E-mail Marketing e análise de resultado.

    A principio essas são minhas necessidade, fico no aguardo da sua proposta.

    Atenciosamente,

    • Olá Felipe!

      Entraremos em contato contigo por e-mail para entender a sua necessidade, obrigado!

      Abraços,

      Compex Tecnologia

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