0

Equipamentos indispensáveis da logística 4.0

 

Seguindo as tendências da indústria 4.0, surgiu a logística 4.0 com novos conceitos e uma forma de gerir e apoiar a era da tecnologia de uma maneira mais ágil.

Sistemas automatizados, apoiados por equipamentos eletrônicos e inteligentes, modificam e modernizam o armazenamento e transporte.

Mas, para isso, os galpões e depósitos precisam ter alguns equipamentos que permitam a coleta e análise de dados de forma mais rápida e precisa.

Nesse artigo vamos apresentar 4 equipamentos indispensáveis da logística 4.0 e como eles colaboram na modernização das empresas, tornando-as competitivas e prontas para o mercado.

 

O que é logística 4.0?

Tal qual a indústria 4.0, a logística 4.0 foi desenvolvida dentro de uma nova visão de gestão, onde a tecnologia é inserida nas tarefas e os processos sofrem profundas mudanças, modernizando e automatizando os ambientes que fazem parte dessa área.

A logística 4.0 é baseada em processos enxutos, onde os estoques de matéria-prima, de insumos e de produtos finais são apenas os necessários para o atendimento da demanda.

A ordem é a de fabricar e manter armazenado apenas aquilo que será comercializado, permitindo que o capital de giro seja mais enxuto, agilizando os processos e otimizando as entregas.

 

Quais são os equipamentos utilizados na logística 4.0?

Automatizar os processos de uma área de logística passa a ser fundamental para as empresas que desejam competitividade e buscam um lugar de destaque no mercado.

Dentre as diversas tecnologias e equipamentos disponíveis, apresentamos os indispensáveis:

 

Servidores

Não há como desenvolver processos na logística 4.0 sem a presença de servidores de dados, com alta capacidade de armazenagem e processamento.

O Big Data (que é uma das tecnologias utilizadas na logística 4.0) exige essa grande capacidade, uma vez que processa informações transmitidas por todos os equipamentos da área, permitindo a comunicação entre eles.

Essa solução consiste em obter todos os dados, analisá-los e definir ações automatizadas para correções ou sinalizações, caso exista algum problema ou situação que assim o exija.

Além disso, é essencial que os dados estejam disponíveis para todas as unidades operacionais a qualquer momento, a computação em nuvem colabora nesse sentido.

Nesse caso, o servidor deve ser contratado em alguma empresa especialista (Data Center), que ofereça velocidade, capacidade de armazenamento e segurança das informações.

 

Sensores Inteligentes

Equipamentos instalados em locais estratégicos do depósito monitoram, medem e informam as condições de cada ambiente.

São chamados de sensores inteligentes e servem para:

  • Medir condições ambientais (umidade e temperatura);
  • Abertura e fechamento de portas;
  • Monitora ambientes (câmeras e alarmes);
  • Envia mensagens em circunstâncias pré-programadas.

Essa tecnologia é fundamental para manter a alta qualidade nas entregas e recebimentos.

 

Equipamentos de infraestrutura e conectividade de redes

É fundamental para a logística 4.0 que todos os equipamentos estejam ligados em rede no ambiente.

Portanto, não há como escapar dos switchs (roteadores) que permitem a comunicação entre os diversos equipamentos.

A estrutura pode ser via cabo ou ainda via WiFi ou rádio, ela também deverá permitir a comunicação com os servidores que, preferencialmente, devem estar na nuvem.

 

Coletores de dados

Os coletores de dados fazem parte dos equipamentos para a logística 4.0.

Eles são indispensáveis nos processos de captura de informações, com relação à entrada e saída de mercadorias, bem como na movimentação dos produtos internamente.

Esses equipamentos devem fazer a coleta dos dados e transmiti-los em tempo real para os servidores, onde atualizam cadastros e disponibilizam as informações para toda a rede.

Tecnologias e equipamentos da logística, que até pouco tempo pareciam fazer parte de filmes de ficção científica, já são realidades e possíveis de serem implementados, automatizando processos e trazendo resultados mais competitivos.

A Compex é uma empresa especializada na comercialização, suporte e assistência técnica de equipamentos para automação logística e pode colaborar com o seu negócio.

Entre em nosso site e conheça nossos produtos!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *