0

Dicas para gerenciar o estoque no comércio

O comércio possui algumas particularidades que exigem um esforço maior por parte da equipe de logística e estoque.

Isso ocorre porque existem dois ambientes que precisam o tempo todo estar alinhados e integrados: a loja com suas prateleiras carregadas de produtos para o consumidor final e o depósito onde estão guardados os itens para reabastecimento.

A falta de controle desses estoques pode levar a empresa a problemas seríssimos e causar grandes prejuízos à operação, onde produtos em demasia podem se perder em função do tempo de estocagem e outros faltarem devido a não percepção que estão no final.

Para ajudar nesse processo, nesse post vamos apresentar algumas dicas para auxiliar o gerenciamento do estoque no comércio. Continue lendo!

 

Entrada das mercadorias

O recebimento de mercadorias precisa de um procedimento sistemático para evitar prejuízos, ou seja, é necessária uma conferência de qualidade, onde os seguintes itens devem ser observados:

  • Embalagens avariadas ou corrompidas;
  • Verificar se a nota fiscal do fornecedor está de acordo com o pedido de compras, observar o descritivo do produto, quantidade e valor;
  • Comunicar ao responsável a respeito de qualquer anomalia ou irregularidade e aguardar instruções para o recebimento, ou não das mercadorias.
  • Se aprovado, realizar a leitura via código de barras de todas as entradas e alimentar o sistema de gestão;

 

Além desses passos, muitas corporações exigem que as transportadoras façam suas entregas em datas e horários pré-estabelecidos.

Isso se dá em função da organização do ambiente para recebimento e acondicionamento das mercadorias sem tumultos.

A organização e disciplina são fundamentais para gerenciar o estoque no comércio, e os fornecedores e transportadoras sabem disso, portanto, estão dispostos a colaborar.

 

Armazenamento no depósito

Após as conferências e o aceite dos produtos, outro processo deve ser observado com muito cuidado.

Trata-se dos locais onde serão armazenadas as mercadorias, sem essas providências é impossível gerenciar o estoque no comércio.

Os espaços do depósito precisam estar adequados às mercadorias, observando-se ventilação, tamanho e facilidade de movimentação.

Também é importante que as mercadorias sejam armazenadas utilizando alguma metodologia, para que os produtos não tenham suas datas de vencimento ultrapassadas, ou ainda sofram a deterioração com o tempo em função da sua fragilidade.

Portanto, são necessários controles precisos que informem os locais armazenados de cada mercadoria.

 

Movimentação do depósito para a loja

Essa ação movimenta dois controles da empresa, uma vez que mercadorias saem do depósito, portanto, precisam ser baixadas desse estoque e entram na loja, onde precisam ser alimentadas no sistema, disponibilizando para a comercialização.

O ideal é a utilização de leitores de códigos de barras que, integrados a um sistema de gestão, faça a operação de transferência de forma automática e rápida. Afinal, a tecnologia está à disposição para gerenciar o estoque no comércio.

É importante que antes da entrada física dos produtos na loja, eles estejam higienizados e em condições de exposição, além de estarem com os preços atualizados no sistema de faturamento.

Também é fundamental que o novo lote de produtos que está sendo abastecido seja colocado atrás daquele que já está nas prateleiras, para que os itens mais antigos sejam comercializados antes dos novos, em função da data de vencimento ou deterioração.

 

Inventário para gerenciar o estoque no comércio

Apesar de todo cuidado que deve ser tomado na entrada, nas movimentações internas e na saída das mercadorias, é fundamental que exista uma programação sistemática para contagem do estoque e seu inventário.

O estoque físico precisa bater com o estoque apontado pelo sistema de gestão e caso haja divergências deve-se procurar os motivos, que podem ser produtos inutilizados, devoluções e até mesmo furtos.

O controle dessas informações é fundamental para a localização e eliminação dos incidentes que possam causar as diferenças na contagem.

Gerenciar o estoque no comércio é uma atividade que exige responsabilidade e esforço, pois, as movimentações são diárias e o volume de mercadorias é grande.

É importante poder contar com ferramentas de apoio no controle dos estoques e a Compex oferece equipamentos de qualidade para a automação comercial.

Consulte nosso site e conheça as soluções que devem fazer parte do cotidiano de toda empresa de varejo!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *