0

Como reduzir os erros de estoque no atacado distribuidor

Reduzir os erros de estoque é um grande desafio para o segmento de atacado distribuidor. Isso porque à medida em que o segmento se moderniza e torna a gestão mais estratégica também as exigências dos clientes não param de aumentar.

Dentre os diversos ajustes de processos que um atacado distribuidor com planos de expansão deve fazer, a redução dos erros e retrabalhos no estoque está no topo das prioridades. Sem isso, toda a cadeia produtiva, bem como a logística e a satisfação do cliente, podem ser comprometidas.

A boa notícia é que a tecnologia, cada vez mais disponível e fácil de implementar e utilizar, é uma excelente aliada nessa missão.

Sobre isso vamos refletir ao longo deste artigo.

4 dicas para reduzir os erros de estoque no atacado distribuidor

1. Faça inventários criteriosos periodicamente

O bom e velho inventário continua sendo fundamental quando se trata de controlar estoques e reduzir erros diversos. Há casos em que é preciso intensificar a periodicidade, mas há muitos casos em que é preciso mais rigor e critério.

E a tecnologia pode ajudar bastante. Utilizando coletores de dados integrados ao sistema de gestão da empresa, por exemplo, é possível tornar a contagem dos itens mais correta e ágil.

Com coletores de dados e outras ferramentas tecnológicas, o inventário deixa de ser uma atividade maçante e se torna muito mais fácil para os profissionais. A produtividade deles aumenta ao mesmo tempo em que o controle se torna muito mais orientado a dados.

2. Utilize um software adequado para gerir os estoques

Não importa o tamanho do estoque (o volume de itens armazenados), o uso de um bom software de gestão é fundamental. E o ideal é que essa ferramenta seja integrada ao sistema de vendas e aos demais departamentos do negócio.

Um tanto quanto melhor se a área de estoque for um módulo do sistema, pois, assim, toda a movimentação de mercadorias é gerida automaticamente, sem a necessidade de cada área fazer a consolidação de planilhas, por exemplo.

Com tudo devidamente automatizado, o número de erros de lançamento, entre outros, cai significativamente.

3. Capriche na gestão de compras

Outro fator importante para quem trabalha para reduzir os erros de estoque no atacado distribuidor é fazer uma excelente gestão de compras.

Neste sentido, controlar criteriosamente o que é adquirido, sempre de acordo com as demandas e nunca por impulso ou para aproveitar promoções dos fornecedores, facilita muito a redução de erros.

Daí que é importante que os colaboradores que cuidam da área de suprimentos tenham acesso aos volumes disponíveis em estoque — ou, em outras palavras, que a gestão de vendas e compras seja integrada no sistema, facilitando o controle de entradas e saídas de mercadorias. Com um bom sistema de gestão, os profissionais são alertados quando um determinado produto chegou ao seu limite mínimo, para que façam a encomenda rapidamente.

4. Atrele a redução de erros de estoque à meta de redução de custos operacionais

Para criar uma cultura de redução de erros de estoque, uma boa dica é inserir este desafio entre os indicadores de redução de custos operacionais. Tendo em mente que os erros e retrabalhos elevam os gastos da empresa com sua operação, os profissionais envolvidos no processo tendem a ser mais cuidadosos.

Essa iniciativa pode, por exemplo, fazer parte da gestão de desempenho da equipe. Se a empresa utiliza um sistema e disponibiliza equipamentos como coletores de dados para facilitar o controle de entrada e saída de mercadoria, possui muitos meios de fazer este controle.

Ao comparar períodos passados e projetar metas de redução de erros e custos, é possível determinar metas a serem atingidas. E isso ajuda a fortalecer este propósito entre os colaboradores em médio e longo prazo.

Como você tem trabalhado para reduzir os erros de estoque em sua empresa? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *