0

Como reduzir atrasos nas operações logísticas?

 

A princípio, as empresas que se preocupam com a satisfação do cliente buscam aprimorar constantemente os seus processos no objetivo de reduzir atrasos nas operações logísticas.

Práticas como just in time, onde toda a logística precisa funcionar como um relógio, faz parte dos processos de grandes corporações.

Esse movimento aconteceu, pois com a grande competitividade do mercado, até os clientes domésticos passaram a ser mais exigentes em relação ao recebimento de seus pedidos.

As empresas que conseguem atender a essa demanda são vistas com grandes diferenciais e ganham crédito junto ao mercado.

Inclusive, muitas vezes os consumidores e empresas estão dispostos a pagar mais para ter um serviço mais rápido e eficaz.

Como organizar os processos de tal forma a atender a essa necessidade? É isso que vamos mostrar no nosso post! Continue lendo e veja como reduzir atrasos nas operações logísticas.

Por que é importante reduzir atrasos nas operações logísticas?

Muitas empresas estabelecem relações com seus fornecedores exigindo que seus pedidos sejam entregues de forma planejada, obedecendo a um cronograma que não pode falhar.

Com isso, trabalham com a quantidade ideal de matéria-prima e insumos, sem a necessidade de grandes estoques, garantindo ao fornecedor negócios e contratos com prazos dilatados.

No entanto, esses contratos estão condicionais a não ocorrência de atrasos nas entregas.

Já o mercado doméstico vem se acostumando a comprar utilizando o e-commerce e exigindo agilidade de entrega. Esse ponto costuma ser de “desempate” na hora da escolha do fornecedor.

As empresas que conseguem se adaptar a essas exigências são procuradas por clientes que têm nos prazos de entrega um fator determinante para realizarem suas compras.

Dessa forma, reduzir atrasos nas operações logísticas é sinônimo de vendas e faturamento, e passou a ser considerado um importante diferencial.

Além de melhorar a experiência dos clientes, a empresa cria uma reputação no mercado, valorizando sua marca e seu nome.

4 dicas para reduzir atrasos nas operações logísticas

Para poder conquistar diferenciais nas operações logísticas são necessários alguns cuidados especiais, dentre eles estão:

Otimizar os processos internos

É uma forma de agilizar e até mesmo diminuir as tarefas burocráticas que são necessárias para os controles dos processos é automatizar essas práticas.

A utilização de sistemas de gestão e equipamentos de apoio às operações diminui as tarefas manuais e agiliza os controles de entrada, armazenamento e saída de mercadorias, otimizando os processos.

Prever possíveis contratempos

Atualmente é possível prever possíveis contratempos a partir da automação de informações de entrega e também dos noticiários.

Esteja informado sobre possíveis greves, paralisações e eventos que possam causar prejuízos à operação.

Adiante as compras quando ameaças externas possam colocar em risco a produção ou reabastecimento dos estoques e tenha sempre um plano B em mãos, caso algum fornecedor falhe na entrega de mercadorias ou na prestação de serviços.

Fazer um acompanhamento em tempo real

Além do acompanhamento dos pedidos de entrada e saída, através do rastreamento de cargas, é possível prever problemas da área produtiva ou ainda atrasos na entrega dos fornecedores.

Acompanhar os processos e monitorar cada ação logística possibilita que correções sejam efetuadas nos momentos apropriados, evitando atrasos nas operações.

Em suma, esteja sempre adiantado com relação aos cronogramas estabelecidos e verifique sempre se os processos estão dentro do planejado, bem como evitar que o problema ocorra para tomar as providências.

Uma alternativa interessante é implantar uma logística integrada.

Estabelecer prazos realistas

Não prometa o que não pode ser cumprido.

Muitas vezes no afã de vender, os compromissos são assumidos sem uma avaliação das possibilidades.

Quando se promete o impossível, dois problemas acabam ocorrendo:

  • o atraso na entrega, comprometendo os processos,
  • perda da confiança em sua empresa por parte do cliente, o que acaba rompendo o relacionamento comercial entre as partes.

Analise com critério as possibilidades e estabeleça prazos realistas que atendam as necessidades do mercado, mas que não comprometam a operação da sua empresa.

Em suma, todos os processos para acertar as operações logísticas dependem da antecipação das informações que só é possível com controles eficientes, acompanhamento de cada fase e ferramentas adequadas para a operação.

Agora que você já sabe como reduzir atrasos nas operações logísticas, inscreva-se no nosso blog e receba mais artigos como esse!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *