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Como otimizar o processo de recebimento de mercadoria?

 

Não é mais novidade que os processos logísticos são de fundamental importância para a gestão de uma empresa. Dentre muitas tarefas, o recebimento de mercadoria necessita de atenção, qualidade e rapidez.

Se a logística não funciona da maneira adequada, os problemas se refletem por toda a empresa.

Vale lembrar que a área logística é subdividida em diversos setores e o recebimento de produtos pode se transformar no “calcanhar de Aquiles” de uma empresa se não for muito bem estruturado e não praticar métodos adequados para esse fim.

Graves erros são cometidos nessa fase, e problemas seríssimos são causados quando não existem processos definidos e uma equipe pronta para agir e tomar decisões corretas.

Nesse artigo vamos apresentar como otimizar o processo de recebimento de mercadoria e a importância desse setor para o sucesso global da empresa. Continue lendo e confira!

Qual a importância de otimizar o processo de recebimento de mercadoria?

Receber mercadorias é muito mais do que descarregar produtos e colocá-los em algum lugar de depósito.

Essa área faz parte da intralogística e precisa ser bem trabalhada para funcionar de maneira adequada, independentemente do tamanho da empresa.

Uma série de problemas ocorre nesse setor quando não existe um planejamento e uma organização para a área de recepção.

Pedidos entregues errados, produtos faltantes e outros que não foram solicitados, desvios, falta de alimentação dos sistemas e mercadorias estocadas em lugares inadequados são apenas alguns dos problemas ocasionados pela má gestão no recebimento de mercadoria.

Como se observa, todos os problemas citados acima causam grandes transtornos nas mais diversas áreas da empresa, portanto, esse setor está diretamente ligado a fatores fundamentais para a gestão empresarial, como:

  • Organização e agendamento para entrega de pedidos,
  • Conferência dos pedidos de compras e mercadorias que estejam sendo entregues,
  • Validação dos tributos registrados nos documentos fiscais,
  • Ações adequadas e imediatas nos casos de irregularidades de entrega,
  • Alimentação do sistema de gestão com dados fidedignos e em tempo real,
  • Liberação dos produtos para estocagem nos ambientes e espaços corretos,
  • Aceite dos pedidos e encaminhamento interno dos documentos.

Algumas ações precisam ser realizadas para que esse setor possa desenvolver um trabalho com agilidade e qualidade, atendendo da maneira correta a entrada de produtos na empresa.

Como realizar o recebimento de mercadoria?

As atividades para o recebimento de mercadoria são complexas, e exigem atenção e precisão.

Para isso, é fundamental que algumas ações sejam tomadas para garantir o sucesso da operação:

Crie um planejamento

A criação de um roteiro documentado, onde todos os detalhes estejam descritos e que sirvam como base para os profissionais da área, é uma importante ferramenta de apoio.

Nesse planejamento é preciso listar todos os procedimentos que devem ser tomados a partir de possíveis irregularidades no processo.

Todos os colaboradores precisam saber quais atitudes tomar em qualquer situação que esteja fora dos padrões determinados pela empresa.

Capacite sua equipe

A capacitação é obrigatória para que os processos ocorram da forma correta no cotidiano e também no enfrentamento de problemas e erros de entrega.

Além do planejamento e dos procedimentos por escrito, que devem estar à disposição dos profissionais de logística, os treinamentos são fundamentais para que todos entendam as consequências que os processos realizados de forma equivocada podem gerar.

Agendamento de entregas

O estabelecimento de regras com relação às entregas junto aos fornecedores é essencial para que os processos logísticos funcionem de forma adequada, sem atropelamentos e pressão.

Além da otimização de espaços e da realização das avaliações de documentos e mercadorias, o agendamento de entregas possibilita aos próprios entregadores se organizarem e não perderem tempo aguardando sua vez de descarregar.

Todos ganham com isso!

Conte com a tecnologia

Todos esses processos são impossíveis de serem realizados sem a ajuda da tecnologia, como ferramenta de apoio às muitas atividades existentes na área de recebimento.

Os sistemas contribuem com a identificação de erros com relação à tributação nas notas fiscais, já os leitores de código de barras confirmam e comparam os produtos entregues com os solicitados, a tecnologia contribui ainda para a verificação dos custos de transporte e preços de cada mercadoria.

Além disso, contar com um sistema de gestão adequado à operação garante qualidade da informação e agilidade.

A gestão dos estoques sem a utilização de impressoras térmicas para a geração de código de barras e a falta de leitores apropriados para auxiliarem na entrada dos produtos tornam a qualidade nos processos muito mais difícil.

Se você ainda tem dúvidas a respeito da importância do recebimento de mercadoria na sua empresa, faça contato com a Compex e conheça toda a linha de coletores de dados, impressoras térmicas e leitores de código de barras!

Compex Tecnologia

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