0

Como começar o investimento em indústria 4.0?

 

Países do primeiro mundo, como os Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Japão e Israel, já iniciaram há algum tempo a implantação da indústria 4.0 em suas fábricas.

A realidade se estende e chega também ao Brasil, onde algumas indústrias já implementam a passos largos a Quarta Revolução Industrial.

Os objetivos da indústria 4.0 são o de automatizar a cadeia produtiva com a utilização de equipamentos autônomos e inteligentes e digitalizar todos os processos de chão de fábrica sem a interferência humana.

Para isso, é necessário investimentos em tecnologia que envolvam a robotização e comunicação de dados.

O Brasil ainda está iniciando esses processos e as empresas que começam a migrar para essa nova realidade, na sua maioria, são multinacionais que possuem fábricas no país.

No entanto, é apenas uma questão de tempo para que as empresas nacionais incorporem na sua gestão e no seu planejamento o investimento em indústria 4.0.

Se é o seu caso, continue lendo nosso post e saiba como começar esse processo!

Como começar o investimento em indústria 4.0?

Os empreendedores de pequenas e médias indústrias, normalmente, se acham distantes da indústria 4.0, afinal de contas, a economia do país continua em recuperação e os investimentos para atingir esse patamar são altos.

No entanto, o investimento em indústria 4.0 possibilita a ampliação do mercado consumidor e a internacionalização dos negócios.

As mudanças permitem que a visibilidade e novas oportunidades apareçam e colocam os processos de chão de fábrica num outro nível de tecnologia.

Os investimentos podem ser realizados de forma gradativa e as mudanças devem obedecer a um cronograma dentro da realidade financeira da fábrica.

Então, como começar?

Analise as tendências do mercado

Um bom início é uma análise isenta de gostos ou preferências pessoais, para saber como e onde está, se comporta e tendenciona o mercado consumidor de seus produtos.

O que está acontecendo no mundo com relação ao seu segmento?

Qual o comportamento do seu público alvo, quais são as novidades e tendências do seu mercado?

Estude as necessidades de sua empresa

Baseado no levantamento das tendências do mercado no qual sua indústria está inserida, se hoje seus clientes viessem a solicitar em massa produtos que estejam associados a sua pesquisa, sua fábrica estaria pronta para atender essa demanda?

O que precisa ser feito no chão de fábrica para que sua indústria atenda as tendências do mercado?

Liste todas as necessidades que precisam ser implantadas na sua indústria para atender as tendências do mercado mundial no seu segmento.

Crie um planejamento

Com foco sempre na indústria 4.0 e conhecendo as necessidades da sua fábrica, o próximo passo é um planejamento para investimentos e mudanças no parque fabril.

Um cronograma que apresente as mudanças a serem realizadas, com valores e tempo para implantação precisa ser realizado.

O planejamento deve iniciar por implantações mais próximas das possibilidades atuais, o que trará mudanças em um curto espaço de tempo e reflexos nos resultados.

Liste todas as ações a serem tomadas por ordem de facilidade de implantação e inicie os trabalhos.

Invista em tecnologia de automação

Mesmo que de forma mais lenta, não deixe de investir em tecnologia de automação, uma vez que essa é uma das metas essenciais para a implantação da indústria 4.0.

Tenha sempre em mente que os processos de chão de fábrica serão realizados no futuro por robôs e de forma autônoma, e que as informações precisam estar à disposição em tempo real para tomada de decisões.

Busque eliminar as planilhas e controles realizados de forma manual e paralelo e ache alternativas para automatizar as leituras e dados da área industrial.

Refaça o processo

Implantada as mudanças, de forma automatizada e com controles seguros e digitais, vá para o segundo objetivo do seu planejamento e reinicie o processo.

Não esqueça também de verificar as tendências, notícias e o comportamento do seu público-alvo, já que no mundo onde a tecnologia apresenta todos os dias alguma novidade e fica obsoleta rapidamente, as alterações ocorrem com frequência.

O investimento em indústria 4.0 precisa fazer parte do seu planejamento e deve receber prioridade, afinal é o que irá manter sua empresa e a fará crescer nos próximos anos.

Se você gostou desse artigo e está disposto a realizar as mudanças necessárias para o sucesso do seu empreendimento acompanhe a Compex nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube) e fique sempre por dentro das novidades!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *