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Como aumentar o desempenho em operações logísticas?

 

Uma das áreas que mais contribuem para a satisfação ou não do cliente é a logística.

As modernas e grandes empresas investem nesse setor e constantemente estão aprimorando seus sistemas e suas metodologias no objetivo de atender com muita qualidade a expectativa do mercado.

Tão logo o cliente faz o pedido, a ansiedade passa a tomar conta e a espera pelo produto solicitado parece não terminar.

Mas, por trás dos bastidores, todo um planejamento logístico é colocado em funcionamento e o setor trabalha contra o relógio para que a mercadoria certa chegue ao endereço correto no menor tempo possível.

Apesar disso, sempre existem algumas ações que podem ser tomadas para aumentar ainda mais o desempenho em operações logísticas.

Nesse post, vamos apresentar algumas dessas medidas que podem ser tomadas, continue lendo e confira!

 

Avaliando o desempenho

Existe uma máxima que diz que o que não pode ser medido, não pode ser melhorado.

Antes de querer melhorar algum processo, é importante avaliar o desempenho da logística de uma forma geral e isso só é possível através dos indicadores.

Os indicadores são ferramentas utilizadas para o controle e a avaliação da eficiência nas operações.

No caso da logística, alguns deles são fundamentais para uma metrificação e projeções de melhora em cada setor, objetivando o alcance da qualidade total. São eles:

  • Pedidos entregues sem problemas;
  • Entregas e coletas realizadas no prazo;
  • Custo do transporte em relação ao total do pedido;
  • Entregas não efetuadas;
  • Avarias no transporte.

Baseado nesses indicadores, é possível avaliar o que pode ser feito para melhorar os índices em cada um deles e, consequentemente, o desempenho em operações logísticas.

 

Pedidos entregues sem problemas

Esse indicador apresenta o percentual de pedidos que foram gerados na empresa e que seguiram todos os processos até a entrega ao cliente final sem nenhum problema.

A tarefa é aumentar cada vez mais esse índice organizando todos os processos envolvendo a logística.

Para isso, é imprescindível que verificações e confirmações sejam realizadas a cada etapa, com conferências das informações, como valores, quantidades, produtos, endereço de entregas e observações que eventualmente constem no pedido.

 

Entregas e coletas realizadas no prazo

A partir do estabelecimento de regras com relação aos prazos de coletas e entregas, é importante verificar se eles estão sendo cumpridos.

Problemas fora do controle do cotidiano acontecem e acabam acarretando no não cumprimento dos índices desejáveis.

No entanto, cada problema merece ser avaliado de forma individual, pois, muitas vezes o problema é localizado em determinado horário, veículo, colaborador ou situação que pode ser resolvida a partir de alguma ação.

 

Custo do transporte em relação ao total do pedido

Estabelecidos os percentuais desejados de custo de transporte em relação ao valor do pedido, é importante um acompanhamento a esse respeito.

A busca por outras alternativas de transporte, bem como uma avaliação nos custos, localizando valores que estão acima das expectativas, por exemplo, são importantes para a averiguação dos problemas.

 

Entregas não efetuadas

É de extrema importância avaliar os índices e os motivos para entregas não efetuadas.

A partir dessas informações é necessário que medidas de correções sejam aplicadas, onde em muitos casos consiste no treinamento da equipe, avaliação dos dados dos documentos de apoio às entregas e roteiros mal definidos ou problemáticos.

Localizado o problema, medidas devem ser aplicadas para sua correção no objetivo de diminuir os índices desse indicador e melhorar a qualidade dos serviços.

 

Avarias no transporte

Outro problema muito sério e de graves consequências é o produto chegar avariado.

É imprescindível levantar os casos em que ocorreram avarias no transporte e seus motivos.

Uma avaliação criteriosa pode eliminar, ou ao menos minimizar esse problema, que tanto prejuízo acarreta à operação.

A melhoria do desempenho em operações logísticas está diretamente ligada a observação dos fatos, avaliação e mudanças nos processos, buscando sempre a organização, simplicidade e o controle das operações.

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