0

Como aumentar a produtividade dos funcionários no varejo


A produtividade dos trabalhadores no Brasil é um dos grandes desafios a serem superados. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela empresa de pesquisas Conference Board, em 2015, um profissional norte americano produzia quatro vezes mais que um brasileiro.

Quando olhamos para o Varejo nacional, que ostenta o título de empregador de um em cada cinco profissionais, vemos que há gargalos a serem melhorados.

Num recorte específico dos pequenos estabelecimentos comerciais, que compõem a maior parte da malha do segmento, o cenário é preocupante: elas produzem 49,3% a menos que a média de todo o setor, conforme estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP).

Diante disso, todo esforço para melhorar a produtividade dos funcionários no Varejo é fundamental…

Mas como fazer isso na prática?

É o que vamos discutir neste artigo. A seguir, você verá algumas dicas para melhorar desempenho e transformar a força produtiva dos seus colaboradores. Acompanhe!

Treine e estimule a reciclagem do conhecimento

A rotina agitada do dia a dia faz com que muitas empresas varejistas deixem de lado, ou não apliquem com a profundidade ideal, ações de treinamento. E uma boa estratégia de capacitação faz toda a diferença.

Seja em qual for o setor do negócio, os funcionários devem estar sempre a par das novidades em processos, práticas, ferramentas tecnológicas e métodos de trabalho. O ideal é que os treinamentos sejam feitos antes da implementação dessas modificações, para dar tempo de todo o time tirar suas dúvidas, testar e até sugerir modificações.

Um outro ponto importante é a reciclagem periódica de práticas e habilidades, sobretudo nas áreas estratégicas como vendas e atendimento ao cliente. Ao estimular o aprendizado constante, além de garantir melhor assimilação dos processos, o empregador também engaja melhor seus colaboradores e os deixa mais animados.

Defina e controle indicadores de desempenho

A criação de indicadores de desempenho voltados para a produtividade é importante por várias razões: do direcionamento do que deve ser realizado até a facilidade de mensurar resultados, passando por melhor aferimento de atingimento de metas para bonificar e remunerar, além de dar aos gestores mais insumos para tomar decisões relacionadas ao retorno sobre os investimentos (ROI).

Na área de vendas, por exemplo, é importante medir a quantidade de clientes atendidos, o tempo médio de atendimento, a quantidade de reclamações e elogios dos clientes etc. Cada departamento dentro do negócio tem seus próprios indicadores e eles devem estar claro para todos os envolvidos, pois servem de guia e estimulam as pessoas a produzir mais e melhor.

Invista em tecnologia

Um dos entraves para a baixa produtividade dos trabalhadores brasileiros na comparação com os americanos, de acordo com a Conference Board, é a timidez do nosso empresariado para implementar recursos tecnológicos.

O Varejo, nos últimos anos tem despertado para o poder da tecnologia em diversas aplicações, de softwares de gestão a equipamentos que facilitam as atividades dos profissionais até soluções mais sofisticadas de análise de dados para tornar a gestão mais inteligente e orientada a dados.

Também os incrementos na infraestrutura de TI para suportar a escala de volume de processos com o crescimento do negócio é cada vez mais importante.

Ao implementar o uso de coletores de dados para fazer a gestão de estoques (conferências de recebimento, distribuição interna, inventários periódicos etc.), é possível reduzir drasticamente o tempo que o funcionário gasta. Eliminando o trabalho manual e integrando os controles, além de elevar a produtividade do funcionário no dia a dia operacional, também ganha-se com a segurança da informação e a diminuição de erros e retrabalhos.

— Leia também: Como escolher um software para gestão de varejo.

Como está a produtividade dos seus funcionários? O que você achou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *