0

Atualização para sistema Android em coletores: impacto, mitos e verdades

 

Com o fim do suporte ao Windows CE, o sistema Android para coletores passa a ser a opção mais adequada para ser adotada nos equipamentos móveis.

Vale lembrar que o suporte ao Windows CE foi encerrado em outubro de 2014, no entanto, existe uma quantidade enorme de equipamentos que ainda utilizam esse sistema.

Com os avanços tecnológicos, o uso do Windows CE faz com que esses equipamentos a cada dia fiquem mais defasados e ultrapassados, em função do sistema operacional que já não sofre mais atualizações.

Portanto, é apenas uma questão de tempo, para que os coletores que ainda utilizem esse sistema descontinuado migrem para o Android.

Nesse artigo vamos apresentar o impacto, mitos e verdades sobre a atualização do sistema Android para coletores. Continue lendo e confira!

O que é sistema operacional?

Todo equipamento, conhecido como hardware, precisa de um sistema operacional para funcionar.

O sistema operacional é um programa de computador que gerencia todas as atividades de determinado equipamento, é o chamado software.

Portanto, o coletor de dados, por si só, é o hardware e o sistema operacional que está instalado nele é o software, que faz com que ele funcione.

A Microsoft, proprietária do sistema Windows, desenvolveu em 1996 um produto (software) para equipamentos móveis, como celulares e coletores.

Por ser a líder mundial em sistemas operacionais para micros e notebooks, muitos equipamentos foram vendidos com ele.

No entanto, a empresa não teve êxito e saiu do mercado, abrindo espaço para o Google, desenvolvedor e proprietário do sistema operacional Android, o líder mundial no segmento.

Atualização do sistema Android para coletores

Toda atualização e migração de sistema exige uma adaptação por parte dos usuários, além de testes para que o sucesso seja obtido.

No caso do sistema operacional Android, esse processo é muito tranquilo.

O sistema operacional Android para coletores detém a liderança mundial do segmento, o que significa que os hardwares já estão adaptados e prontos para recebê-lo.

Por conta disso, a atualização ocorre de forma fácil e rápida, onde não são necessários outros testes de funcionamento e adaptabilidade..

Com relação à adaptação do usuário, o Android possui muitas vantagens se comparado ao antigo Windows CE:

 

Facilidade de uso

O sistema operacional Android para coletores é semelhante ao utilizado nos smartphones, com interface intuitiva.

Ele tem o mesmo design dos celulares, o que facilita muito a operação por parte dos usuários, que já estão acostumados com seus equipamentos pessoais.

Criação de apps

Optar pela atualização do sistema Android para coletores, significa que você estará trabalhando com o líder mundial da área.

Ou seja, você terá a disposição milhares de aplicativos que poderão ser implantados em suas soluções e total compatibilidade com outros sistemas, uma vez que, atualmente, o Google detém mais de 90% do mercado nacional com o Android.

Além disso, nos casos de desenvolvimento próprio, a situação também é facilitada.

Muitas empresas precisam desenvolver programas específicos que funcionem em seus coletores e isso é muito mais fácil de ser feito e integrado ao sistema operacional Android do que no Windows CE.

Isso é um grande facilitador para programadores que precisam interagir com esse sistema.

Integração com outros sistemas

Praticamente todas as empresas desenvolvedoras de sistemas possuem uma versão desenvolvida para o Android, o que facilita a integração de possíveis sistemas utilizados pela empresa.

Outras vantagens na atualização do sistema Android para coletores

Outra grande vantagem da migração está nos custos do sistema Android que são menores na aquisição, manutenção e atualização.

Como se observa, a atualização do sistema Android para coletores na sua empresa, não causará um impacto negativo junto à equipe de funcionários, pois, normalmente, é esse sistema que eles utilizam em seus celulares.

Optar pela migração do sistema Windows CE para o Android é, portanto, uma excelente alternativa que proporciona suporte técnico, atualização de versões e aderência às soluções disponíveis no mercado.

A Compex é uma empresa especializada na comercialização, manutenção e suporte de equipamentos móveis voltados à automação de processos.

Se você tem ainda alguma dúvida sobre a migração para o Android, faça contato conosco e tenha maiores detalhes a respeito. Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *