0

As diferenças entre o atacado, varejo e atacarejo e suas tecnologias

 

O comércio é um dos segmentos do setor terciário da economia que, juntamente com a prestação de serviços, envolve diretamente todas as pessoas.

Responsável pela distribuição dos produtos, o comércio movimenta a economia do país, criando milhões de empregos e garantindo o abastecimento em todas as cidades do Brasil.

Podemos, de uma maneira simplista, dividi-lo em três tipos de negócios: atacado, varejo e atacarejo.

Nesse artigo vamos apresentar as diferenças e necessidades de cada um deles. Continue lendo e confira!

 

Atacado, varejo e atacarejo: quais as diferenças?

Apesar do atacado, varejo e atacarejo atenderem aos mesmos objetivos do comércio, os detalhes das operações são diferentes, bem como as necessidades em termos de tecnologias.

Vamos conhecer cada um deles e seus diferenciais, tanto no público alvo como em termos de tecnologia:

 

O que é atacado?

O atacado é formado por empresas que fazem a distribuição de mercadorias para os lojistas (varejos).

Os atacadistas compram grandes quantidades de mercadorias das indústrias e revendem em lotes para os varejistas.

Normalmente, pessoas físicas não conseguem comprar dessas empresas, pois, uma das exigências é que os clientes possuam CNPJ, ou seja, tenham um comércio estabelecido.

 

Tecnologias utilizadas

A empresa atacadista, normalmente, possui um ou mais depósitos onde armazena as mercadorias, bem como uma frota de caminhões para realizar as entregas dos pedidos feitos por supermercados, armazéns, mercearias, lojas, etc.

Seu foco está na distribuição de mercadorias em grandes quantidades, onde necessita de controles automatizados de estoques, envolvendo localização de produtos, entrada e saída de mercadorias e controles e rotas de entregas.

Além de um bom sistema de gestão, as empresas do atacado necessitam de ferramentas, como coletores de dados, que possam facilitar a movimentação, o controle dos estoques e de entregas das mercadorias, que sempre são em grandes volumes.

 

O que é varejo?

Varejo é todo estabelecimento comercial que vende seus produtos aos chamados clientes finais, como exemplo podemos citar as lojas, farmácias, mercearias, supermercados, postos de combustíveis, etc.

Trabalham com vendas em unidades e atendem, na grande maioria, as pessoas físicas que adquirem produtos para consumo próprio.

 

Tecnologias utilizadas

As empresas de varejo também possuem depósitos, numa escala bem menor do que a dos atacadistas.

Essas também precisam de controles relativos à recepção e estoque de mercadorias e transferência para a área de vendas.

Necessitam, portanto, de um sistema de gestão que gerencie a área de logística, bem como de equipamentos como coletores de dados para a realização dos controles de mercadorias.

Também precisam de impressoras térmicas para imprimir código de barras e balanças para utilização no açougue, fiambreria, padaria e setor de frutas e verduras.

Os varejistas precisam ainda de um sistema de gestão de varejo, bons equipamentos na área de caixa (PDV) para agilizar as cobranças e fechamento dos pedidos, além de câmeras de segurança para monitoramento de suas lojas.

 

O que é atacarejo?

O atacarejo é um misto entre atacado e varejo.

A partir de suas lojas atende tanto ao varejista, vendendo mercadorias em grandes quantidades, como também o cliente que deseja adquirir algum produto específico.

As duas operações acontecem no mesmo ambiente, no entanto, com políticas comerciais específicas para cada um deles.

 

Tecnologias utilizadas

Os atacarejos atuam no formato de atacadistas e de varejo, precisando, portanto, de soluções tecnológicas que atendam as duas situações.

Esse misto de soluções envolvem as utilizadas nos atacados, bem como as que fazem parte do cotidiano de um supermercado (varejo).

Percebe-se que o nível de complexidade de um atacarejo é muito maior do que os dois outros modelos e os controles precisam ser muito bem realizados, pois, se tratam de públicos distintos com expectativas e necessidades diferenciadas.

O atacarejo precisa, em termos de tecnologia, de soluções e equipamentos que são utilizados tanto no atacado, quanto no varejo, tais como:

 

Como se percebe, a tecnologia está presente no atacado, varejo e atacarejo, contribuindo de forma significativa para o sucesso das operações.

Não se imagina esses segmentos sem a contribuição de sistemas e equipamentos eletrônicos para facilitar e organizar os processos.

A Compex é uma empresa especializada na área de automação comercial, oferecendo as melhores soluções para atacado, varejo e atacarejo.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções para o seu negócio!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *