0

A importância dos controles automatizados de estoque no varejo de vestuário

 

O segmento do vestuário trabalha com inúmeros produtos e modelos: são muitas marcas, de variados tamanhos e diversas cores e estampas.

Em função da diversidade, existem dificuldades nos controles de estoque, uma vez que são muitas opções à disposição dos clientes e, igualmente, muitos produtos para gerenciar.

Não existe a possibilidade de realizar controles precisos se não os que envolvem a automação, uma vez que a diversidade de modelos e tamanhos é obrigatória para o sucesso da operação de qualquer loja.

Os controles automatizados de estoque no varejo de vestuário são, portanto, fundamentais para o controle e tomada de decisão, quando da realização de novos pedidos e análise de resultados.

Nesse artigo vamos mostrar mais sobre esse assunto: a automatização do estoque no varejo de vestuário. Continue lendo e confira!

O que é automação de estoque?

A automação de estoque é um processo que abrange o controle e movimentação das mercadorias por meio de controles automatizados e informatizados, substituindo os processos manuais.

Ela ocorre através de equipamentos de leitura, impressão e de apoio à separação de produtos.

Isso permite que os processos sejam integrados e controlados por um sistema de gestão empresarial.

Vale lembrar que a competitividade do mercado, a concorrência e a exigência dos consumidores obrigam os empreendedores a trabalharem de forma a reduzir ao máximo os seus custos e a permitir uma maximização dos resultados.

Para isso, a automação de estoque no varejo de vestuário é fundamental, afinal, é através dos processos bem organizados e uma gestão baseada em dados que os resultados aparecem, assim como a possibilidade de arrumar possíveis problemas.

Sem um processo automatizado, como saber qual a preferência dos clientes? Como reconhecer os produtos com maior margem de contribuição no negócio? Como comprar com qualidade, diminuir o tempo de giro das mercadorias e atender a demanda sem deixar faltar nada?

Uma das maneiras de automatizar o estoque no varejo e obter todas essas vantagens é a adoção do código SKU.

A adoção do SKU para o controle de estoques

O SKU é uma sigla que vem das palavras em inglês stock keeping unit. Em tradução literal significa unidade de manutenção de estoque.

Ele é um código específico utilizado para a identificação das características de cada produto que a loja comercializa.

É muito utilizado para a identificação de cada modelo do estoque e, portanto, é uma excelente opção para os controles do segmento de varejo e vestuário, uma vez que, dentro desse contexto, são comercializados produtos idênticos que se diferem por detalhes como: marca, tamanho e cor.

Para exemplificar podemos supor que uma camiseta regata, da marca zyx, na cor preta e do tamanho grande, pode ter o seguinte SKU:

regzyxptg

Nesse caso o reg significa regata, zyx a marca, pt é a cor preta e g o tamanho (grande).

Vale lembrar que o SKU não é o mesmo que código de barras. São duas informações diferentes, cada qual com seus objetivos.

Através do SKU é possível verificar qual tipo de regata vende mais ou menos e melhorar as compras de produtos para sua loja, segundo o gosto dos seus clientes.

Os controles automatizados de estoque no varejo de vestuário

Os controles automatizados de estoque no varejo de vestuário permitem que a equipe de vendas saiba exatamente quais os produtos que têm maior giro, quais os que trazem melhores resultados e aqueles que não movimentam tanto.

Também colaboram com a área de compras para a definição das próximas aquisições, onde estatísticas apoiam a operação, facilitando as escolhas dos produtos que são mais comercializados e o entendimento do gosto dos seus clientes.

A maioria dos sistemas de gestão já utilizam o SKU que facilita muito a análise e os controles dos estoques no varejo.

Tanto o código de barras, como o SKU, ajudam nos processos de separação, faturamento e remessa de produtos (quando for o caso).

Automatizar esses processos é tornar a operação mais rápida, diminuir erros e melhorar os controles e análise de gestão.

A Compex é uma empresa especializada na automação dos controles de estoque no varejo e pode colaborar com seu negócio oferecendo as melhores soluções em termos de equipamentos e tecnologia.

Acesse nosso site e conheça mais sobre nossos produtos e soluções!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *