0

A importância dos coletores de dados para o atendimento em varejo

Lojas de departamento têm, entre outros, o desafio de manter os níveis de satisfação dos seus clientes com o atendimento sempre em alta. Afinal, a concorrência não para de aumentar e, ao mesmo tempo, os consumidores estão cada dia mais exigentes.

Além de equipe capacitada, é fundamental investir em equipamentos que facilitem o dia a dia da operação e ofereçam conforto aos clientes.

E isso deve ser visto como investimento, não como gasto.

A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar! Hoje vamos falar sobre como coletores de dados podem ser utilizados para melhorar o atendimento nas lojas de departamento.

Você vai ver, a seguir, o que são esses equipamentos e de que forma eles podem ser útil para este objetivo. Continue lendo para entender!

O que é um coletor de dados

Como o próprio nome sugere, um coletor de dados é um equipamento portátil utilizado para capturar dados e informações de forma muito mais rápida e produtiva.

Existem diversos modelos de coletores de dados no mercado, sendo que a maioria deles serve também para gerenciar, processar e armazenar informações que estejam contidas em códigos de barras nas embalagens dos produtos.

O coletor de dados é um equipamento bastante funcional e simples de ser operado. A coleta das informações deve ser feita por um operador, por meio da leitura de um código de barras ou manualmente pelo teclado. Tudo fica registrado na memória do aparelho para, posteriormente, ser transmitida a um computador ou microterminal via conexão USB, Serial RS-232, IrDA padrão, Wi-Fi, Infravermelho ou Bluetooth..

Tudo depende do modelo de coletor que o profissional estiver utilizando.

Como um coletor de dados pode melhorar o atendimento da sua loja de departamento

Quando falamos da aplicação de coletores de dados em lojas de departamento, podemos pensar no uso além do tradicional. Como estes equipamentos podem ser portáteis, eles fornecem mobilidade à equipe atuando como verdadeiros “computadores de mão”.

Assim, são muito úteis para a realização de inventários, separação de pedidos, recebimento de mercadorias etc.

Também é interessante saber que coletores de dados podem ser integrados aos sistemas de gestão empresarial (ERPs). Dessa forma, a captura e o processamento dos dados se dá de forma integrada, o que facilita muito o trabalho tanto dos usuários quanto dos gestores da loja.

Tudo isso proporciona ao estabelecimento insumos de informação e possibilidades de utilização desses equipamentos para acessar rapidamente os dados e fornecer respostas rápidas aos clientes, por exemplo.

Identificar e confirmar um preço de uma mercadoria pode ser muito rápido, evitando que o cliente fique esperando uma resposta depois de uma consulta ao computador tradicional.

Como escolher os coletores de dados ideais para a sua loja

A escolha de um coletor de dados depende muito da finalidade para o qual ele será empregado. Existem diversos modelos, com diferentes aplicações tecnológicas, tamanhos, formatos e marcas.

O ideal é buscar uma empresa especializada para que um especialista analise as necessidades da sua loja de departamento e indique o coletor de dados mais indicado.

Você já conta com coletores de dados em sua loja de departamento? Conheça agora os coletores de dados ofertados pela Compex e insira essa tecnologia no seu negócio!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *