0

A importância da assistência técnica nos equipamentos de automação comercial

 

A manutenção preventiva nos equipamentos de automação comercial pode fazer toda a diferença em termos de usabilidade e economia.

Sabemos que os processos de automação comercial exigem muito dos equipamentos como coletores de dados, impressoras térmicas e leitores de código de barras.

Eles são utilizados praticamente durante todo o dia e, muitas vezes, não recebem os cuidados que deveriam, comprometendo sua qualidade e funcionamento.

Nesse post, vamos mostrar a importância da assistência técnica nos equipamentos de automação comercial para evitar a perda de equipamentos e aumentar a produtividade. Leia mais e confira!

 

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva ocorre quando um equipamento para de funcionar, ou seja, alguém está trabalhando e problemas técnicos ocorrem, por exemplo: um leitor de código de barras que deixa de fazer as leituras das etiquetas.

A situação causa dois problemas:

O primeiro é que o serviço que precisaria ser desenvolvido é suspenso, até que se consiga um outro equipamento em substituição ao avariado.

O segundo problema é que em muitas ocasiões o equipamento que apresenta problemas pode ter perda total, uma vez que foi utilizado em situação não recomendável, danificando peças importantes.

Isso pode acontecer pela falta de limpeza interna do equipamento e por problemas banais que poderiam ser resolvidos facilmente.

A área de assistência técnica mostra que a grande diferença entre a manutenção corretiva e preventiva é que a primeira sempre será mais cara do que a segunda opção.

A manutenção corretiva ocorre quando o prejuízo já aconteceu e precisa urgentemente ser reparado e a única solução é enviar urgente o equipamento para a assistência técnica.

 

E a manutenção preventiva?

Preventiva é uma palavra derivada de prevenção, o que significa prevenir, evitar com que algum problema ocorra.

No caso da automação comercial e da assistência técnica, a manutenção preventiva evita que o equipamento apresente defeitos, a partir de uma avaliação onde pode-se identificar desgastes de pequenas peças e sua substituição para garantir seu uso.

Realizada com regularidade, a manutenção preventiva antecipa os possíveis problemas, garantindo a funcionalidade dos equipamentos e aumentando sua vida útil.

É verdade que todo equipamento tem uma vida útil limitada, mas, o ideal em qualquer negócio é que esse tempo seja utilizado até o seu final e que o investimento realizado tenha trazido retorno.

 

Por que fazer a manutenção preventiva?

A primeira resposta é: porque é mais barato em todos os aspectos.

Uma assistência técnica preventiva dos equipamentos permite o aumento da durabilidade, da qualidade e da satisfação dos próprios funcionários que sabem estar recebendo ferramentas adequadas para suas funções.

Poucas empresas dão a real importância à manutenção preventiva de seus equipamentos para a revisão periódica.

O cotidiano e a correria não permitem parada, no entanto, a falta de manutenção preventiva diminui as margens de lucro da operação e sucateia grande parte dos equipamentos que precisam ser eliminados e não possuem mais qualquer valor comercial.

A pergunta que fica é: corrigir ou prevenir? Nós apostamos na correção!

Conheça os serviços de assistência técnica oferecidos pela Compex, fazemos manutenção em equipamentos de diversas marcas. Estamos à disposição para solucionar chamados com máxima rapidez e eficiência.

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *