0

7 motivos para modernizar o centro de distribuição (armazém)

 

Um centro de distribuição é um espaço físico que é utilizado para armazenar produtos e organizar todas as mercadorias enviadas para filiais, lojas, mercados ou até mesmo ao cliente final.

Sendo o local onde se guarda todos os produtos, é preciso que se tenha um controle rigoroso de todas as mercadorias que entram e que saem do chamado CD.

No entanto, é importante que também se reorganize esse espaço para que ele seja aproveitado da melhor forma possível, bem como é necessário atualizar processos de rotina de trabalho para se obter resultados mais positivos.

Nesse post vamos mostrar 7 motivos para modernizar o centro de distribuição. Confira!

 

1 – Comprar apenas o necessário

Quando você moderniza o seu centro de distribuição, evita fazer compras desnecessárias.

Ao ter um estoque super lotado, você pode correr o risco de perder algum produto por danificar caixas e até por passar a validade.

Hoje também é muito comum os fabricantes mudarem a embalagem ou o rótulo de um produto com frequência e, com isso, você pode ficar com alguma mercadoria defasada.

Além disso, estoque sem giro significa dinheiro parado e esse valor poderia ser usado de outras formas para modernizar o centro de distribuição.

Um bom sistema de estoque e compras faz toda a diferença para o comprador, permitindo o acesso às informações como: giro de mercadorias, custo médio, estoque mínimo, etc.

 

2 – Não deixe faltar o essencial

Se de um lado o excesso de material guardado não é bom, ficar sem algum produto é preocupante.

Por isso, modernizar o centro de distribuição também vai evitar esse problema.

Através da tecnologia, é possível gerenciar todo o seu estoque de forma inteligente e prática e, acima de tudo, valorizando o seu capital de giro.

Nesse caso, novamente o apoio de um sistema é muito útil para a área de Compras.

 

3 – Armazenamento dos produtos

Um dos graves problemas de um centro de distribuição é a forma como o material é guardado e o tempo que se leva para encontrá-lo quando necessário.

Outro motivo para modernizar o centro de distribuição é o melhor aproveitamento do tempo e do espaço, o que vai fazer com que todo o processo de guardar e retirar seja mais rápido e eficiente.

A modernização fará com que exista um alinhamento entre a estrutura física do CD envolvendo todo o processo logístico do trabalho.

Para isso você pode fazer uso do ERP, um sistema de gestão integrada, que ajudará no controle do armazenamento de produtos possibilitando a organização por setor ou categoria, além de controlar a entrada e saída.

Você pode tornar toda essa operação ainda mais eficiente com o uso de coletores de dados, o que vai facilitar a leitura das mercadorias.

 

4 – Aproveitamento do espaço de forma inteligente

Se é importante atentar para a forma como armazenar os produtos, é preciso também sempre aproveitar os espaços da melhor maneira possível, prevendo saídas e chegadas de mercadorias.

Pense, por exemplo, que você organizou todo o estoque por categorias, mas não deixou espaços entre as pilhas. Essa situação é bem complicada caso seja necessário guardar mais produtos e até mesmo retirar.

Por isso, a facilidade que a organização de todas as mercadorias traz, também é um motivo para modernizar o centro de distribuição, afinal, você vai armazenar ou retirar de forma segura e sem acidentes, sem possíveis perdas ou avarias.

Basear-se em informações estatísticas, a partir de dados confiáveis, é uma boa maneira de prever espaço para cada tipo de produto.

 

5 – Rapidez e segurança

A partir da organização do espaço e da estruturação do ambiente de trabalho, um ponto fundamental é trabalhar com rapidez e segurança, e isso só é possível com a modernização, a partir de um bom sistema de gestão e controles informatizados que colaborem na operação.

Localizar produtos, providenciar a entrada e saída de mercadorias, organizar as separações de pedidos podem ser realizadas de maneira simples, organizada, segura e com agilidade a partir da utilização de equipamentos eletrônicos que apoiem a operação.

 

6 – Clareza e assertividade na gestão

Um outro motivo muito importante para a modernização do CD é a gestão.

As informações precisam ser corretas e claras para que os processos logísticos ocorram com transparência e a gestão possa ser realizada sem tumultos e dúvidas.

É importante que exista uma única fonte de informação para todos os setores envolvidos e que essa base tenha dados corretos e fidedignos.

Por isso, fugir de planilhas, redigitações e papéis é muito importante.

 

7 – Aumento da produtividade

Investir em modernização das operações é, sem dúvida, dar as condições necessárias para que a produtividade seja aumentada com qualidade, agilidade e satisfação do cliente final.

A organização dos processos, a fácil localização e mobilização das mercadorias e informações confiáveis e seguras, só são possíveis através da informatização do CD.

Não há como deixar a automação dos processos logísticos de lado, quando o desejo é modernizar o centro de distribuição.

Se essa é uma das dificuldades que sua empresa está enfrentando, conheça nossos produtos e soluções para que seu centro de distribuição possa estar na frente, oferecendo a seus clientes agilidade, qualidade e garantia no que faz. Consulte nosso site!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *