0

6 vantagens da automação farmacêutica

 

Pode-se afirmar, sem medo de errar, que o mercado farmacêutico dificilmente entra em crise, remédios e perfumaria não deixam de ser usados nunca.

A estimativa é de que em 2020 o segmento movimente em torno de US$ 1,3 trilhão, a nível global, o dobro do valor atual.

No Brasil a realidade não é diferente. O mercado cresceu acima da economia nacional no ano de 2018, tendo um aumento de 11,76%, o que totalizou um faturamento de R$ 120,3 bilhões.

Claro que nem todas as farmácias distribuídas pelo país atingiram esse índice e, segundo a Febrafar – Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias – o crescimento só acontece para quem está profissionalizando e automatizando suas lojas.

Mais do que nunca é preciso se adequar às mudanças de comportamento do consumidor e já não basta apenas ser competitivo oferecendo preços menores.

Hoje o cliente quer qualidade, agilidade e conforto no atendimento, além de segurança no produto oferecido.

A automação farmacêutica é um processo essencial para adequar todas as tarefas, tendo por objetivo uma melhor gestão operacional e atendimento ao cliente mais assertivo.

Continue lendo nosso post e veja 6 vantagens da automação farmacêutica e como ela pode ajudar a otimizar seu negócio!

 

1. Fluxo de caixa facilitado

O caixa pode ser considerado o coração da farmácia e a automação melhora e agiliza todos os processos envolvendo a vida financeira da organização.

Ela permite uma padronização nas informações, o que fará com que todos os lançamentos sejam feitos de forma mais segura e mais rápida.

Assim, os números ficam precisos e não há riscos de contar com um valor que está registrado no sistema erroneamente, por exemplo.

Assertividade financeira é essencial para todos os negócios, independente de porte e segmento.

 

2. Maior agilidade na fila do caixa

Ficar perdendo tempo em filas para pagamento é coisa do passado.

A automação farmacêutica permite que o consumidor pegue um produto nas prateleiras ou com o balconista e que passe de forma rápida e ágil no caixa.

Para isso, a farmácia precisa ter uma estrutura de PDV com um equipamento específico para a automação dos processos de cobrança.

Geralmente, o sistema comporta um computador simples com teclado, um leitor de código de barras e uma impressora para a emissão do ticket de compra.

É preciso lembrar que a maioria das embalagens já possui código de barra e não ter um leitor para esse fim é um retrocesso.

 

3. Maior agilidade nos processos

Para o bom funcionamento de uma farmácia é preciso lembrar que dentro da sua rotina está a emissão de notas fiscais, controle de saídas e chegadas de mercadorias, gestão de pagamentos, entre outras atividades.

A automação farmacêutica fará com que todo o gerenciamento dos processos internos seja mais facilitado e seguro.

Desde o movimento do caixa, saída de um produto do estoque e chegada de mercadorias, são informações que ficam integradas e seguras à disposição e o melhor: sem o uso do papel e sem o risco de erros humanos.

 

4. Controle de estoque automático

A automação farmacêutica permitirá maior funcionalidade em todo o processo do controle de estoque.

Com a automação, todas as informações estão integradas, o que permite melhor controle ao processo logístico de compra, de armazenamento e também de saída.

Com a integração de todos os processos, diminui a necessidade de mão de obra e aumenta a eficácia e segurança das informações.

 

5. Aumento na agilidade do atendimento

Não só a fila do caixa fica mais rápida, mas todo o atendimento.

Seria muito desagradável algum cliente chegar na sua farmácia pedindo informação sobre um determinado medicamento e o atendente precisar procurar nas prateleiras se o remédio está disponível ou não, não é mesmo?!

A automação farmacêutica integra as informações e, com isso, é possível fazer consultas no terminal se o medicamento está disponível, bem como o preço para o cliente.

Dessa forma, a automação ajuda de forma substancial na agilidade e na qualidade do atendimento.

 

6. Segurança de dados

Partindo do princípio que todos os dados estão integrados, quando um produto passa pelo caixa, automaticamente ele é baixado do controle de estoque pelo próprio sistema.

Esse processo evita fraudes ou desvios de mercadorias e ainda permite um controle maior de furto no interior da loja dos produtos expostos nas prateleiras.

Os fechamentos de caixa também são automatizados, portanto, o dinheiro, cheques e comprovantes de pagamento via cartão podem ser confrontados com esses dados, evitando, dessa maneira, qualquer desvio de centavos ou valores esquecidos de registro, por exemplo.

Agora que você sabe das vantagens em utilizar a automação farmacêutica que tal acessar nosso site e conhecer nossos produtos para ter melhores resultados na sua empresa?

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *