2

6 ideias para melhorar a gestão da sua empresa

 

Existem empresas de todos os tamanhos e formatos e, independente do segmento em que atuam, todas precisam ser bem gerenciadas para alcançar êxito.

Toda boa gestão visa o crescimento da organização, bem como um maior entrosamento entre seus colaboradores, melhorando o clima organizacional e a produtividade.

O gestor, por sua vez, tem o papel de definir e estimular o cumprimento de metas por meio de planejamento e motivação da equipe, oferecendo os meios adequados para tal fim.

Para alcançar o engajamento dos colaboradores, todo gestor precisa estar atualizado para oferecer a sua equipe meios modernos para trabalhar.

Com o objetivo de ajudar nessa tarefa, no nosso post apresentaremos 6 ideias para melhorar a gestão da sua empresa. Confira!

 

1 – Tecnologia

Vive-se na era da tecnologia e uma empresa precisa se adequar a ela. Para se obter bons resultados com os funcionários, é preciso usar dos avanços tecnológicos no ambiente de trabalho.

Se engana o gestor que pensa que a tecnologia substituirá o trabalho humano, pelo contrário, ela vai fazer com que o colaborador trabalhe mais, melhor e, muitas vezes, em menos tempo.

Modernos softwares substituem canetas e papéis, são exemplos de ferramentas que só contribuem para facilitar comunicação e processos dentro de uma empresa.

 

2 – Comunicação e diálogo

A tecnologia permite uma comunicação de várias maneiras e em qualquer hora do dia com os colaboradores, seja por meio aplicativos como WhatsApp e Skype ou plataformas online como o appear.in.

Mensagens pelos mais variados canais são necessárias para o andamento das rotinas de trabalho e até mesmo para facilitar processos decisivos durante o expediente.

Mas, algo que um gestor precisa levar sempre em consideração é que a comunicação precisa, sim, ser eficiente, mas, um diálogo, com a presença física, é mais que necessário, é essencial.

Os meios de comunicação servem para facilitar conversas, para lembrar acordos, encaminhamentos e outras pendências que precisam de rapidez e praticidade.

Mas, a conversa em ambiente próprio, olho no olho, é o único meio em que você tem para saber do grau de satisfação do seu colaborador e para oportunizar uma maior integração entre todos.

Portanto, reserve um período da semana para uma conversa entre os membros da sua equipe.

 

3 – Saiba quem é o seu cliente

Se você tem uma empresa, sem dúvidas, seus clientes são o coração dela.

Procure identificar quem são eles e o que os motiva a comprarem o seu produto ou serviço.

A partir desse conhecimento, você poderá trabalhar mais e melhor no seu produto, na sua marca e no seu serviço, para que continue encantando os seus clientes e cativando novos.

 

4 – Entenda quem são seus concorrentes

 

Conhecer a fundo os seus concorrentes é uma grande ideia para melhorar a gestão da sua empresa.

Por isso, pesquise o mercado e conheça a concorrência. Saiba em quais pontos o produto ou serviço dele é melhor que o da sua empresa e como e onde superá-lo.

Não esqueça que para superar o seu concorrente, a inovação e criatividade são cada vez mais necessárias.

 

5 – Inovação

Outra ideia para melhorar a gestão da sua empresa é a inovação.

Num mundo de constante transformação, em todos os sentidos, inovar é preciso para que uma empresa tenha vida longa e colha bons frutos.

Inovar não quer dizer lançar um produto novo todo mês. Inovação é saber buscar resultados por meio de produtos inovadores, enfim é mostrar um diferencial.

É saber atender a necessidade do consumidor e surpreendê-lo.

 

6 – Motivação

Todo bom líder sabe que uma das grandes ideias para melhorar a gestão da empresa é manter a equipe motivada.

Dissemos acima que a tecnologia ajuda e muito o colaborador trabalhar de forma mais produtiva e em menos tempo.

Mas, uma equipe motivada precisa de estímulo e isso só será possível se os membros da seu grupo enxergarem isso em você.

Valorize seus colaboradores, respeitando as individualidades e potencialidades de cada um.

Dê e peça feedbacks, destaque a importância do papel de cada um para o sucesso de toda a equipe.

 

Se você gostou do nosso post, que tal ler também nossas dicas de gestão para negócio atacadista e distribuidor.

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

2 Comments

  1. Bom Dia, sou proprietário de uma empresa atacadista de tecidos e tenho um problema muito serio em relação a controle de estoque, principalmente detalhado por cor e por estampas. minhas mercadorias não são etiquetadas e não tenho nenhum sistema de coletor de dados. faço o controle de estoque por vista e por um sistema chamado SOFTCOM. O estoque vive dando erros e termina acumulando compras que não havia necessidade de serem feitas. Esse e um pequeno resumo do problema, vocês teriam soluções para me ajudar ?
    Obrigado
    Alexandre Samuel
    Santa Cruz do Capibaribe – PE

    • Olá Alexandre,

      Vamos entrar em contato por e-mail para entendermos o seu problema e ver qual solução se encaixa na sua operação.

      Abraços,

      Compex Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *