0

6 dicas para ter a melhor entrega de produtos do mercado

Empresas que atendem seus clientes com rapidez e qualidade conseguem se diferenciar da concorrência, fidelizam mais e têm melhor lucratividade.

E isso é ainda mais urgente num contexto de baixo crescimento da economia. Com menos poder de compra, os consumidores tendem a priorizar fornecedores que sejam rápidos nas entregas — juntamente com os outros predicados esperados, é claro.

É isso que queremos ajudá-lo a fazer. Continue lendo para ver 6 métodos que fazem toda a diferença para quem quer ter a melhor entrega de produtos do mercado em que atua!

Consiga uma melhor entrega de produtos colocando as seguintes dicas em prática:

1. No estoque, separe os produtos por tipos

A organização do depósito é fundamental. Se o operador precisa “garimpar” entre as prateleiras e pallets para encontrar o que busca, ele certamente vai perder bastante tempo.

Já se ele for diretamente no local do produto e pegá-lo, esse tempo é bastante reduzido. Para isso, é fundamental separar as mercadorias por categorias, tipos e lotes. Tudo devidamente etiquetado para facilitar a leitura e contribuir com a produtividade dos profissionais.

2. Reduza o tempo de viagem entre o estoque e a expedição

Meça os minutos que seus operadores de estoque e/ou expedição demoram para ir de uma ponta a outra. Você vai ver que 5 minutos entre uma viagem e outra somam horas no final do dia.

É importante trabalhar para que o trajeto seja percorrido no menor tempo possível. Uma das maneiras de fazer isso é disponibilizando carrinhos automatizados. Outra, bem mais prática e sem necessidade de investimento, é definir um processo no qual cada operador vai até o estoque levando várias ordens de pedido. Assim, quando voltar, ele terá feito a fila de pedidos para entrega andar.

3. Trabalhe melhor a verticalidade e a horizontalidade do armazém

Os especialistas apontam que os profissionais demoram mais tempo encontrando e separando produtos que estão em prateleiras. Os itens que estão no nível do solo, ou seja, horizontalizados, são recolhidos e despachados mais rapidamente.

O ideal, então, seria ter tudo no nível do piso. Acontece que a realidade é bem diferente do ideal. Não significa que esse desafio não possa ser superado.

Uma dica primorosa é deixar os itens com maior saída mais próximos ao chão e os que não saem com tanta frequência nas prateleiras mais altas.

4. Use o voice picking para melhorar a produtividade

O picking tradicional bem trabalhado já faz toda a diferença na produtividade da equipe do armazém. A novidade é que cada dia mais empresas têm usado o voice picking para obter uma melhor entrega de produtos aos seus clientes.

O voice picking é feito com uma série de tecnologias, desde microfones até sistemas onde são codificadas e armazenadas as informações (transformadas em dados).

Com ele, os operadores de depósito não precisam consultar papéis ou usar scanner para escolher ou registrar os itens, o que torna a operação mais produtiva.

→ Leia este artigo para entender melhor: Voice Picking: o que é e como funciona?

5. Implemente a tecnologia RFID

O RFID é uma tecnologia de coleta de dados que usa ondas de radiofrequência para transferir dados entre um leitor e uma tag para identificar, rastrear e localizar o item marcado.

Nas rotinas de estoque e expedição, a tecnologia RFID pode ajudar em diversos aspectos. Ela pode ajudar a facilitar a localização de mercadorias, garantir a separação dos pedidos sem erros e retrabalhos e muito mais.

→ Leia estes artigos para saber mais:

6. Use coletores de dados Android

Os coletores de dados Android fazem parte de uma linha de equipamentos utilizados para capturar e transmitir dados que operam com o sistema operacional baseado no núcleo Linux e atualmente desenvolvido pelo Google.

Esse é um tipo de coletor de dados de uso bastante fácil (praticamente o mesmo sistema operacional que as pessoas já usam em seus celulares), muito simples para aplicar APIs, integração rápida com sistemas de ERP e WMS, entre outros; e um custo bastante acessível.

→ Saiba mais neste artigo: Coletor de dados Android: Quais são as vantagens?

Como você viu, é possível ter uma melhor entrega de produtos na sua empresa. Algumas atitudes que podem ser colocadas em prática a partir de agora são essenciais. E há tecnologia disponível para elevar a produtividade, facilitar o dia a dia laboral dos operadores, agilizar processos, entre outros benefícios.

Como você tem trabalhado para ter uma melhor entrega de produtos na sua empresa? Se precisar de ajuda, fale conosco. Um de nossos especialistas terá maior prazer em orientá-lo!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *