0

5 dicas para lidar com a sazonalidade na logística!

 

A sazonalidade na logística afeta diretamente as vendas e a diminuição ou aumento da produção.

Todos sabem que o final do ano, por exemplo, é um período em que o comércio registra excelentes resultados por conta da Black Friday e do Natal, e também em função do décimo terceiro dos trabalhadores.

A demanda aumenta, as vendas acontecem e a área de logística precisa estar pronta para responder, atendendo ao aumento do consumo e à necessidade de reposição dos produtos.

Essas mudanças afetam toda a empresa e medidas precisam ser implementadas para que a qualidade nos processos não caia e o atendimento às exigências desse período satisfaça o mercado consumidor.

Para ajudar, nesse artigo vamos apresentar 5 dicas para que sua empresa saiba lidar com a sazonalidade na logística. Continue lendo e confira!

O que é sazonalidade na logística?

A palavra sazonalidade está diretamente ligada à estação, portanto, trata das mudanças que ocorrem durante as estações do ano com relação ao consumo e costumes.

A sazonalidade na logística envolve a preparação da estrutura na movimentação de mercadorias para atender com qualidade determinado período do ano.

Para isso, é fundamental saber responder perguntas como:

  • Quais são os períodos do ano em que a empresa vende mais?
  • Qual a época em que as vendas decrescem?

A partir das respostas, é possível realizar um planejamento para atender as questões financeiras, produtivas, organizacionais e logísticas, uma vez que esse setor precisa estar pronto para enfrentar períodos de grandes movimentações.

5 dicas para lidar com a sazonalidade na logística

Para que tudo funcione adequadamente, o gestor de logística precisa ficar atento, prever situações e estar pronto para as emergências.

Para isso, deve considerar algumas dicas para lidar com a sazonalidade na logística:

1. Tenha um planejamento

Um planejamento anual que preveja todas as necessidades logísticas para atender a demanda dos diversos períodos é obrigatório para quem deseja atender com qualidade o mercado.

Antecipe todas as ações, programando compras e entregas junto aos fornecedores, verificando com a equipe de vendas as previsões para cada período e com a área produtiva as necessidades futuras.

Trabalhe com antecedência cada data que saia da movimentação habitual da empresa e desenvolva um plano de ação para que tudo esteja de acordo com o previsto e necessário.

2. Conte com fornecedores confiáveis

A área de logística precisa contar com fornecedores confiáveis e comprometidos em atender as demandas previstas.

O nível de flexibilidade do fornecedor precisa ser considerado e a disposição em atender possíveis mudanças precisa estar previamente discutida.

O ideal é construir uma integração das operações logísticas que garanta o recebimento dos insumos, matéria-prima e produtos acabados, bem como o transporte e entrega das mercadorias para os clientes.

3. Tenha um plano B

Mesmo com todas as medidas tomadas visando o sucesso da operação nos períodos de sazonalidade na logística, tenha sempre um plano de contingência nos casos de problemas inesperados.

Para isso, é importante estar atento a possíveis reforços de mão-de-obra, outros fornecedores de insumos e materiais, outras transportadoras que possam atender a demanda e espaço disponível para armazenamento.

4. Aumente sua equipe ou antecipe a demanda

O aumento da produtividade ou da movimentação de mercadorias exige a contratação de colaboradores para poder cumprir com os compromissos assumidos.

No entanto, não esqueça que esses colaboradores precisam ser preparados para a área na qual irão atuar, portanto, é importante também ter planejamento.

5. Tenha um bom controle de estoque

Dentre as dicas para lidar com a sazonalidade na logística, não podem ser esquecidas, sob hipótese alguma, ferramentas automatizadas para apoio às operações, como um bom sistema de controle de estoque.

Equipamentos adequados, como computadores vestíveis, coletores de dados e impressoras térmicas, precisam estar à disposição da equipe para garantir a agilidade e precisão nas atividades da área.

Se sua empresa desenvolver um plano antecipado para as datas que exigem esforços redobrados, e efetivamente se preparar para esse período, o retorno compensará todo o trabalho!

A Compex é uma empresa especializada no fornecimento de tecnologia para a área e convida você a fazer contato e conhecer mais sobre nossos equipamentos!

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *