14

5 coisas que não te contaram sobre coletores de dados

Coletores de dados são equipamentos portáteis utilizados para capturar informações e inseri-las automaticamente em um software específico. Portanto, são dispositivos que transportam dados de fontes variadas (mercadorias, caixas de estoque etc.) para que elas se transformem em insumos informativos para melhorar a gestão de um negócio.

Neste artigo, resolvemos te mostrar tudo o que você deve saber sobre os coletores de dados.

Continue lendo para entender tudo o que ainda não te contaram sobre estes aparelhos!

1. Coletores de dados vão muito além do setor varejista

Empresas de atacado, distribuição, farma, logística e indústria também podem utilizar coletores de dados em suas operações para diversas finalidades. Entre as principais, destacam-se:

  • Inventário de mercadoria: captura de códigos de barras para facilitar a contabilidade das mercadorias disponíveis;

  • Conferência de entrada e saída de mercadoria: agiliza o processo de conferência, dando tanto ao atacadista quanto ao fornecedor mais tempo e garantindo total controle;

  • Balanço patrimonial: facilita a contabilização de todo o patrimônio e acelera o processo de balanço;

  • Entrada e saída de notas fiscais: diminui erros de controle de notas, o que pode evitar multas, por exemplo;

  • Conferência e auditoria de preços: rapidez nas conferências e auditorias por meio da leitura rápida dos códigos;

  • Pesquisa de preço: ao invés de fazer planilhas e ter todo um trabalho manual, com coletores de dados, a pesquisa é feita rapidamente e sem erros;

  • Contagem de mercadorias: facilita o controle efetivo de estoques e até mesmo a conferência dentro de caminhões, por exemplo;

  • Controle do prazo de validade de mercadorias: faz conferência rápida de lotes para evitar despachar itens já vencidos ou com data de validade muito próxima;

  • Separação de pedidos: ajuda os profissionais a separarem pedidos mais rapidamente, o que potencializa a produtividade e dá mais rapidez às entregas;

  • Consumo de energia elétrica: auxilia o leiturista no serviço de emissão de conta, onde se calcula o consumo mensal e emite-se a através de uma impressora portátil.

  • Serviços de campo (Entregas e Coletas): dá aos profissionais uma tecnologia para comprovar entregas ou coletas, ajuda a sistematizar rapidamente a comprovação do atendimento ao cliente;

  • Controle de acesso de pessoas: coletores de dados podem ser utilizados para leitura de crachás, por exemplo;

  • Controle de produção: ao invés de fazer conferências manuais, os gestores de chão de fábrica, por exemplo, capturam códigos de barra para potencializar produtividade e garantir qualidade na operação;

  • Atendimento ao cliente: acelera a liberação de filas em caixas e ajuda na precificação de produtos no varejo e também torna a experiência do cliente de atacado mais inovadora e eficiente.

2. Aumentar a produtividade é só o começo quando falamos das vantagens deste equipamento

Inserir coletores de dados no dia a dia da empresas (de qualquer setor) tornam as equipes mais produtivas, pois elas passam a trabalhar sem muitos trabalhos manuais.

Mas estes equipamentos podem trazer muito mais benefícios. Dentre os mais significativos, aqui estão os principais:

  • Redução de custos operacionais: coletores de dados ajudam os profissionais a produzirem mais e melhor. Assim, ao invés de precisar contratar dois profissionais para a área de recebimento, por exemplo, basta dar a um só um bom coletor;

  • Diminuição significativa de erros: processos de conferência e controle, bem como de precificação, entre outros, são feitos com o auxílio da tecnologia, o que ajuda a reduzir bastante os erros;

  • Mitigação do retrabalhos: como o trabalho manual não é mais necessário, as pessoas erram bem menos e não precisam refazer suas atividades com tanta frequência;

  • Mobilidade: os profissionais conseguem levar a tecnologia onde forem, pois bons coletores de dados se conectam via internet ou bluetooth ao sistema da empresa. Os limites do escritório são transpostos com bons coletor de dados.

  • Segurança da informação: coletando as informações em dispositivos seguros, elas não vão se perder e também não ficam vulneráveis a espionagem industrial ou fraudes, por exemplo;

  • Agilização dos processos: o que antes era feito em muito tempo, agora, com bons coletores de dados, pode ser realizado em tempo real e com o mínimo de complexidade.

3. Apesar da tecnologia avançada, os coletores são equipamentos robustos para uso em qualquer circunstância

E se engana quem pensa que por ter tecnologia de alta performance, os coletores de dados são equipamentos delicados, que precisam de muito cuidado e não podem ser inseridos em processos como chão de fábrica, por exemplo.

Muito pelo contrário. Bons coletores de dados vêm preparados para suportar quedas, poeira, sujeira, jatos e respingos de água e até mesmo explosão.

Confira uma demonstração disso no vídeo a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=KSiPSok6szk

4. Coletores de dados não são todos iguais

Também é importante saber que não existe apenas um tipo de coletor de dados. São diversos modelos, ideais para as mais variadas funcionalidades, sendo eles com sistema operacional Windows, Android ou Batch (Sistema off-line, quando os dados acumulados e posteriormente transferidos por um cabo ligado ao computador.

Conforme o objetivo da empresa, ou conforme a necessidade de um departamento específico, é possível encontrar um coletor ideal.

Também os preços e as vantagens variam conforme o modelo.

Para conhecer as especificidades de diversos coletores de dados, clique aqui!

5. Sem um software adequado, os coletores são ferramentas incompletas

Por fim, uma questão pouco falada é que coletores de dados devem estar interligados a softwares. Eles são pontos de entrada de informação, ou seja, conduzem os dados para um ambiente tecnológico onde estes dados podem se transformar em informações, analisados e servirem para tomadas de decisão, por exemplo.


Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

14 Comments

  1. Boa noite, trabalho no de supermercados à 7 anos, no setor do depósito, faço uso dos coletores desde a entrada de mercadorias (conferencia cega), inventários, e envio de mercadoria para loja.A mais ou menos 2 meses adotamos 2 estoques no supermercado, estoque depósito, e estoque loja, pergunto estamos no caminho certo para o controle de estoques?

    • Olá Mauro!

      Sim, vocês estão fazendo um bom trabalho com o uso de tecnologias de controle de estoque através da coleta de dados, se puderem integrar ambos ficaria ainda melhor, obrigado pelo contato!

      Abraços,

      Compex Tecnologia

  2. Ola, bom dia.
    Me chamo Eduardo e trabalho em uma loja de auto-peças, gostaria de saber qual o coletor ideal e seu preço para este negocio com estoque médio de 35.000 peças.
    Obrigado

    • Olá Eduardo,

      Vamos entrar em contato por e-mail para entendermos a sua necessidade.

      Abraços,

      Compex Tecnologia

  3. Olá. Bom dia.

    Trabalho em uma auto peças e gostaria de implementar o coletor de dados não só para o cadastro e inventário de produtos no estoque, mas também para registrar vendas de modo mais ágil. Em torno de 10.000 peças.
    Se puderem responder por e-mail, agradeço.

    Grato.
    Higor.

    • Olá Higor,

      Vamos entrar em contato contigo para entendermos a sua necessidade.

      Abraços,

      Compex Tecnologia

  4. Olá gostaria de ter mais informações de algum coletor para o setor de supermercado. E tirar algumas
    Dúvida s.

    • Olá Elaine,

      Vamos entrar em contato contigo para entendermos a sua necessidade e tirar suas dúvidas.

      Abraços,

      Compex Tecnologia

  5. Prezados bom dia.
    Gostaria de saber quais modelos fazem a exportação dos dados para arquivo .txt com os códigos separados por virgula ou pulo de linha.

    Sou de uma empresa parceira que indica os equipamentos da compex , mas o que tínhamos homologado não esta disponível no mercado e gostaria de indicar outros para nosso clientes.

    Atualmente indico Compex CPT8001.

    • Olá Eduardo!

      Entraremos em contato contigo por e-mail para entender a sua necessidade e dos seus clientes, obrigado!

      Abraços,

      Compex Tecnologia

  6. Tem algum treinamento básico? No conteúdo grátis de infográfico “como usar o coletor de dados”, da erro, mostra a seguinte frase ao preencher os dados, “Não foi possível enviar seus dados. Por favor, tente novamente.”.

    • Olá Nicolas!

      Entraremos em contato contigo por e-mail para entender a sua necessidade, obrigado!

      Abraços,

      Compex Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *