0

4 dicas práticas de automação na área de logística

 

Atender clientes exigentes e conquistar um mercado altamente competitivo é um desafio da era da globalização.

Agilidade e eficiência são sinônimos de produtividade e isso só é possível por meio de automação na área de logística.

Toda empresa que quer aumentar sua produtividade precisa melhorar a sua logística, quer seja para entregar com mais rapidez e eficiência um produto, ou mesmo otimizar todo o seu sistema de estoque.

Nesse post vamos mostrar 4 dicas práticas de automação na área de logística, melhorando, assim, seus resultados. Continue lendo!

 

A área de logística e suas particularidades

A pressão de todos os lados é uma característica da área de logística.

Tudo precisa estar organizado e pronto para atender as demandas, seja no recebimento de mercadorias, na localização dos produtos, e ainda na separação e entrega das vendas realizadas que, normalmente, são urgentes.

Alimentar uma linha de produção para que essa não pare, preparar materiais para carregamento, manter em ordem o depósito e localizar imediatamente um produto dentro do armazém, são tarefas difíceis e que só são possíveis com a automação.

Existem algumas práticas que ajudam nesses processos, vamos apresentá-las:

 

1 – Gestão eficiente através de sistemas

É fundamental que a gestão dos estoques seja feita com eficiência, o que significa acompanhar diariamente seus níveis, quantidades, previsão de entrada e saída, além de manter alinhado a comunicação com a área de Compras e Vendas.

Um bom sistema de estoque permite que ações sejam tomadas antes que ocorra algum problema. A gestão eficiente antecipa os fatos e está sempre à frente das ocorrências, evitando aborrecimentos e prevenindo-se contra erros.

 

2 – Conte com equipamentos de leitura na realização de inventários

Colaborando de perto com a gestão eficiente, uma excelente dica é a realização de inventários.

Faz-se necessário conferir se as informações do sistema batem com o que realmente está disponível fisicamente no depósito.

Equipamentos como leitores e coletores de dados permitem que essas contagens ocorram de forma segura e precisa. A contagem manual, onde registros são anotados para depois serem digitados, é sempre um risco.

A utilização de equipamentos que geram dados de forma eletrônica evita que enganos ou interpretações equivocadas sejam lançadas no sistema.

O inventário colabora na organização da gestão e apresenta dados que, se analisados com atenção, demonstram possíveis problemas e falhas que podem estar acontecendo sem a percepção da equipe.

 

3 – Use leitores e coletores de dados nos processos de entrada e saída de mercadorias

A automação também colabora efetivamente no controle de entradas e saídas de mercadorias, a partir da utilização de equipamentos eletrônicos, que fazem as leituras e armazenam as informações para atualização dos estoques.

Tal qual na realização dos inventários, esses equipamentos evitam erros de contagem e enganos com relação aos produtos, uma vez que fazem as leituras através de código de barras, o RFID, facilitando os processos de entrada e saída das mercadorias.

O processo bem organizado e realizado de forma sistematizada evita fraudes, perdas e erros nos controles.

 

4 – Use a tecnologia a favor da automação na área de logística

A utilização de ferramentas tecnológicas na logística é primordial nos dias atuais, pois, não há como controlar a movimentação de mercadorias sem o auxílio de equipamentos automatizados que facilitam a operação.

Dentre as soluções já citadas, destacamos também a utilização da tecnologia Voice Picking, onde o profissional de logística, através de comandos de voz, alimenta e armazena dados por um sistema.

Os processos automatizados são confiáveis, ágeis e permitem uma gestão de logística de alto nível.

Equipamentos modernos e funcionais colaboram de forma efetiva nos controles, eliminando erros e garantindo a fidelidade das informações. Além disso, registros automatizados são passíveis de auditoria e fiscalização.

Agora que você sabe da importância da automação na área de logística, conheça mais lendo também os 4 principais erros no controle de estoque.

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *