0

4 dicas para evitar perdas em supermercados de bairro

 

Os supermercados precisam estar atentos com relação às perdas, uma vez que as margens estão cada vez menores e a concorrência é grande.

Nos bairros, onde as lojas são menores e a concorrência é ainda maior, essa atenção precisa ser redobrada, pois, a falta de cuidados pode inviabilizar a operação.

Mercadorias perdidas se transformam em prejuízos para a empresa.

Nesse post iremos apresentar a origem dessas perdas e o que fazer para evitá-las. Continue lendo e confira!

 

Principais tipos de perdas nos supermercados

A organização e a proatividade fazem parte dos conceitos e das práticas dos supermercados que trabalham exaustivamente na diminuição de perdas em suas lojas.

A partir de sistemas de gestão e controles automatizados, informações de apoio alertam e colaboram para que esses problemas sejam reduzidos.

Algumas perdas são inevitáveis, mas, a grande maioria pode ser eliminada do seu supermercado, vamos a elas:

 

1 – Mercadorias deterioradas

São os produtos que estragam e que ficam inviabilizados para a comercialização. Normalmente isso ocorre em função da falta de cuidado com o seu manuseio.

No depósito ou na própria loja, a falta de cuidado com o acondicionamento dos produtos levam a deterioração antes do tempo previsto. A falta de combate aos insetos e ambientes úmidos e sem ventilação também prejudicam a vida útil do produto final.

O treinamento dos funcionários para que não joguem as mercadorias, evitando danos no produto, além de um local arejado e que sofra tratamento contra as pragas, diminuem significativamente esse problema.

Vale também atentar para a hora do recebimento das mercadorias. Recuse as que estiverem com a embalagem avariada, evitando perdas.

 

2 – Furtos

Infelizmente, pequenos furtos ainda são realidades nos supermercados de bairros.

A segurança é fundamental para que se evite o problema, inibindo essa prática a partir do momento em que se sabe que sistemas de câmeras estão operando e que existe um controle rigoroso sobre as mercadorias expostas nas gôndolas e no depósito.

O critério na contratação de funcionários, os cuidados com pessoas suspeitas, além da organização da gestão na área de logística, com a realização de inventários periodicamente, diminui e afasta esse tipo de comportamento.

 

3 – Avarias e quebras dos produtos

A falta de cuidado com o manuseio e no acondicionamento dos produtos causa esse tipo de perda.

Grande parte dos produtos avariados ou quebrados são provenientes do descarregamento das mercadorias, onde são praticamente jogadas em nome de uma falsa sensação de agilidade.

Esse problema também acontece dentro das lojas, quando clientes acabam danificando as mercadorias, causando prejuízos, uma vez que por menor que seja a avaria, esses não podem mais ser vendidos.

Novamente entra em cena o treinamento da equipe de logística, onde deve-se mostrar a importância dos cuidados com as mercadorias recebidas e estocadas.

Vale também o trabalho de conscientização aos clientes, através de cartazes e da pronta reorganização das gôndolas. Produtos jogados demonstram relaxamento e descaso do próprio supermercado.

 

4 – Produtos vencidos

A falta de atenção e de controles automatizados fazem com que os supermercados percam produtos em função da data de vencimento.

Normalmente os produtos passam da data de vencimento nas gôndolas e depósitos por falta de controle e organização. Bons sistemas de logística e de estoque indicam antecipadamente que determinado produto está prestes a vencer.

A partir dessa informação, medidas podem ser adotadas, como ofertas e reposicionamento nas gôndolas, para que o prejuízo não ocorra.

Além disso, vale ofertar treinamentos para os colaboradores da reposição, para que deixem sempre os produtos com menor validade em um acesso mais fácil.

Todos esses problemas podem ser resolvidos, ou ao menos minimizados, a partir da utilização de metodologias adequadas na gestão do seu supermercado.

A tecnologia e a automação de processos também são grandes e oportunas ferramentas para evitar perdas.

Atualmente, ferramentas e equipamentos são investimentos viáveis e dentro da realidade do seu negócio.

Conheça nosso site e nossos produtos que, certamente, podem colaborar efetivamente nos controles e organização do seu supermercado de bairro.

Compex Tecnologia

Compex Tecnologia

São mais de 17 anos de mercado, levando tecnologia a todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *